Está aprendendo sobre a metodologia e quer mais fontes de materiais além do que você já tem no seu curso? Reunimos neste post algumas dicas dos melhores livros de 5S para ler e se aprofundar nos conceitos que você está aprendendo.

Ao implementar o 5S em um local de trabalho é possível reduzir o desperdício e aumentar a produtividade de toda a equipe envolvida. 

[thrive_leads id=’1439′]

Embora a origem da metodologia 5S tenha sido a área de manufatura, o programa agora é aplicado em vários setores do mercado, incluindo educação, saúde e governo.

Confira os cinco melhores livros de 5S que valem a pena comprar para aprofundar seus conhecimentos nessa metodologia. 

Biblioteca Lean: melhores livros sobre 5S

É fundamental ter uma base de conhecimento bem estruturada antes de aplicar uma ferramenta de melhoria de processos.

Com o 5S não é diferente. A metodologia é simples de compreender, mas entender a fundo todos os requisitos para colocá-la em prática é fundamental.

Para te ajudar nesse aprofundamento, reunimos a bibliografia a seguir com os melhores livros de 5S. Confira!

1) 5S muito além da limpeza e organização – Rubilar Toniazzo 

livro-5S-muito-alem-da-limpeza-e-organizacao

Abrimos a nossa lista de livros de 5S com a obra de Toniazzo que mostra de maneira simples, objetiva e prática todos os conceitos envolvidos na metodologia 5S.

O livro é ótimo para quem quer aprender mais a fundo as origens dos cinco sensos, o que cada um deles trabalha e como aplicar os princípios de cada ‘S’ na prática em uma realidade de trabalho real.

E falando em parte prática, esse livro de 5S traz no final um modelo de auditoria e uma estrutura para usar no treinamento de 5S da equipe. 

O livro traz ainda várias ilustrações que ajudam a fixar os conceitos e também podem ser usados como apoio no treinamento para implementação do 5S em diversas empresas.

A construção do livro foi baseada na experiência e aprendizado do autor Rubilar Toniazzo que é engenheiro e já trabalhou com 5S em empresas de diferentes segmentos, com culturas organizacionais variadas e inúmeras situações de trabalho.

2) HOUSEKEEPING 5S’s: 5 pontos-chave para o ambiente da qualidade total – Takashi Osada

house-keeping-5s-livro

Para o autor Takashi Osada, o primeiro passo em qualquer movimento de qualidade deve ser implementar o 5S. 

Isto é, ter uma determinação para organizar o local de trabalho, mantê-lo limpo e em ordem, com condições padronizadas que ajudam a manter a disciplina necessária para fazer um bom trabalho.

Ao usar este livro de 5S para iniciar a equipe na metodologia, sua empresa poderá ver resultados como: 

  • maior produtividade;
  • melhor qualidade; 
  • melhor prevenção de acidentes; 
  • funcionários orgulhosos de seu trabalho; 
  • clima corporativo mais saudável.

3) 5 pilares do local de trabalho visual – Hiroyuki Hirano

5-pilares-local-trabalho-visual-hiroyuki-hirano

Um processo crítico e muitas vezes esquecido nos locais de trabalho é o conceito de melhoria contínua

Neste livro de 5S, um das obras mais importantes sobre o tema, o especialista em sistema Just In Time (JIT) Hiroyuki Hirano apresenta seu sistema 5S.

Estruturado de forma completa e detalhada, os ‘5 Pilares do Local de Trabalho Visual’ explica por que os 5S são tão importantes, bem como os meandros para uma implementação bem-sucedida. 

O livro também traz vários estudos de caso, inúmeras ilustrações gráficas e materiais de treinamento, incluindo mais de 40 formulários de processos usados no 5S. 

O 5S foi projetado para melhorar a eficiência, fortalecer a manutenção e fornecer melhoria contínua em todas as faces das operações de uma empresa. 

Dirigindo-se ao ceticismo dos executivos que ridicularizam a metodologia 5S por sua simplicidade, o autor, reverenciado por sua abordagem, alerta sobre as consequências desastrosas para as empresas que não reconhecem seu valor.

Se elas não conseguem implementar com êxito o 5S, há pouca esperança de integrarem outras mudanças de maior escala com sucesso, como JIT ou reengenharia.

Este livro de 5S é um guia obrigatório para organizações que buscam prosperar com a aplicação da metodologia.

4) 5S na prática – Hiroyuki Hirano

5S-na-prática-hiroyuki-hirano

Este livro de 5S é um verdadeiro manual para a implementação prática do programa 5S no chão de fábrica.

O sistema ajuda a criar processos eficientes, corrigir processos ineficientes e aprimorar as funções atuais, a fim de economizar dinheiro, tempo e esforço da equipe da organização, que culminará em uma melhor experiência do cliente.

O livro é bastante completo e ainda traz ilustrações e templates de checklist para garantir a facilidade de implementação da metodologia em todas as facetas do programa.

Vale destacar que este é livro de 5S é outra obra importante do autor Hiroyuki Hirano.

5) Quick 5S: Guia rápido para a implantação do 5S – Haroldo Ribeiro

Quick-5S-Haroldo-Ribeiro

Agora uma indicação de livro de 5S de um autor nacional. Em ‘Quick 5S’, o autor Haroldo Ribeiro apresenta informações valiosas para uma empresa conduzir a aplicação do 5S.

O livro aborda o tema principal em três capítulos: Fundamentos, Metodologia e Auditoria de 5S.

Com uma vasta experiência na área de 5S em todas as fases da sua aplicação, Ribeiro reúne em seus livros os exemplos de sucesso e fracasso das empresas com as quais trabalhou para ensinar o leitor a ser bem-sucedido e, também, a desviar de obstáculos. 

O livro faz parte de uma série de três livros que juntos facilitam a implementação com sucesso do 5S.

Os outros dois livros de 5S que completam a trilogia de Haroldo Ribeiro são: ‘Como fazer excelentes Auditorias de 5S’ e ‘Como Formar a Cultura do 5S na Empresa’.

Livros de 5S + curso online: capacitação total!

Os livros de 5S serão ferramentas úteis para sua capacitação na metodologia. E você pode completar esse ciclo de aprendizado com um curso online super completo.

O treinamento ‘5S Auditoria e Implantação’ da Frons foi montado pensando em todos os pontos fundamentais que você deve aprender: parte teórica, exercícios, tira dúvidas com profissionais e aulas disponíveis 24h. 

Assista a primeira vídeo-aula grátis e conheça mais sobre a estrutura do curso.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.