Treinamento 5S | TUDO sobre o aprendizado da metodologia!

As empresas que levam a sério o treinamento 5S e sua implementação conseguem fazer transformações profundas no seu ambiente de trabalho.

Organização, limpeza, disciplina, saúde podem parecer critérios básicos, porém eles não estão presentes nos processos de todas as empresas do mercado.

Mas como toda ação tem uma reação, a falta da metodologia 5S é sentida através das consequências geradas pelo descuido. 

Quer entender melhor o que envolve um treinamento 5S e como ele pode ser útil na realidade da sua empresa? Continue lendo!

O que é 5S?

A metodologia 5S é uma técnica japonesa consagrada que tem como objetivo gerar uma alta padronização no trabalho e manter o espaço sempre nos conformes e livre de interferências. 

Os 5S correspondem às palavras em japonês:

  • Seiri (Senso de Seleção); 
  • Seiton (Senso de Organização); 
  • Seiketsu (Senso de Limpeza);
  • Seiso (Senso de Saúde e bem-estar); 
  • Shitsuke (Senso de Autodisciplina). 

Implantar e auditar o 5S significa estar com o ambiente de trabalho pronto para uma organização de alto nível e para seguir o processo de melhoria contínua!

antes-depois-treinamento-5s
Imagem: 5S Today.

Repare na imagem acima. Consegue identificar o seu espaço de trabalho em alguns dos lados? Se a sua empresa está mais parecida com o lado esquerdo, um treinamento 5S vai ajudá-lo a colocar a casa em ordem — literalmente! 

Estrutura de um treinamento 5S

De acordo com a instituição provedora do curso, a estrutura do treinamento 5S pode mudar e ter mais módulos e aulas teóricas e até práticas, se for um curso presencial.

Mas de modo geral, o treinamento 5S segue essa estrutura: 

  1. Parte teórica: fornece o embasamento teórico — o que é, como surgiu, principais aplicações, ferramentas utilizadas, etc — para aplicar os passos da metodologia dentro do seu espaço de trabalho;
  2. Parte prática: as apostilas teóricas podem ter exercícios práticos para fixação do conteúdo de cada módulo aprendido;
  3. Materiais: apostilas, vídeos, plataforma para tirar dúvidas, materiais para download, suporte de consultores são benefícios que vários programas de treinamento 5S oferecem atualmente;
  4. Certificado: tanto os treinamentos online quanto os presenciais oferecem certificado de conclusão para o treinamento em 5S. Em alguns casos, pode ser aplicadas provas finais antes. 

Como integrar a equipe com a metodologia?

Bom, o treinamento 5S deve ser aplicado para todos os membros da equipe que serão envolvidos no processo.

Muitas vezes, a metodologia é aplicada em apenas uma área da empresa, mas também pode ser um procedimento padrão em todos os departamentos.

Portanto, primeiro é preciso definir onde a metodologia precisa ser aplicada para depois organizar o grupo que vai precisar passar pelo treinamento 5S.

Um cuidado importante para garantir que esse processo aconteça sem sobressaltos é reunir a equipe e conversar sobre a necessidade de mudança.

Levar resultados das análises de desempenho da produção e outros indicadores importantes vão ajudar os membros a compreenderem a necessidade da realização do treinamento.

Essa também é uma ótima oportunidade de identificar os profissionais que já possuem conhecimento sobre a ferramenta e, inclusive, experiência na sua implementação.

Esses funcionários podem se tornar membros estratégicos dentro de suas equipes e garantir o sucesso da aplicação dos conceitos depois do treinamento 5S.

Esse procedimento também contribui para formação de lideranças efetivas nas equipes de cada área — da operacional até a gestão. 

Como fazer um treinamento 5S na empresa

Agora que você sabe onde a metodologia 5S vai ser útil na empresa, já reuniu a equipe e sabe quantos membros precisam se capacitar, pode escolher a modalidade ideal para aplicar a capacitação. 

O treinamento 5S pode ser presencial, na modalidade de treinamento on the job, onde um membro da equipe de Qualidade da empresa ensina sobre a ferramenta. 

Se a sua empresa tem uma sala de treinamento, essa é uma opção bastante viável, pois facilita tanto a explicação teórica quanto permite a execução de atividades práticas.

Porém, se a rotina de trabalho não permite uma pausa ou os funcionários não tem disponibilidade para ficar depois do trabalho, o treinamento online é excelente solução.

O setor de RH da empresa pode pesquisar as opções de cursos online no mercado e repassar para a equipe de apoio definir qual a opção mais adequada.

Nesse caso, é importante criar um cronograma para estabelecer um prazo para os funcionários fazerem o treinamento online. 

Além do prazo para fazer o treinamento 5S, o restante das atividades também podem estar no planejamento com suas datas específicas.

Essa é uma forma simples e eficiente de fazer o treinamento com eficiência e também integrar a equipe nesse objetivo de melhoria.  

Faça seu treinamento 5S online

O treinamento online é uma maneira eficiente e muito bem aceita nas empresas para realizar capacitações. 

Seja você membro de uma equipe ou um profissional buscando aprender novas habilidades, os cursos à distância são excelentes alternativas. 

E se você precisa de treinamento em 5S conheça o curso ‘5S – Auditoria e Implantação’ da CAE Treinamentos.

Com ele, você terá todo o embasamento teórico e prático para que você possa aplicar os conceitos e os passos da metodologia dentro do seu espaço de trabalho. 

O curso é 100% online e você tem acesso as vídeo-aulas, plataforma para tirar dúvidas e certificado de conclusão. Assista grátis a primeira aula e conheça mais sobre nosso treinamento 5S.

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

Escreva um Comentário