A análise SWOT pessoal é um método eficaz que é utilizado para a execução de objetivos e metas estabelecidas. Isso porque esta ferramenta foi criada com a intenção de auxiliar empresas que estão sempre em busca de maior eficácia na realização das tarefas.

Com o Swot pessoal, você pode conseguir resultados melhores e aumentar a qualidade dos produtos que oferece. 

Devido a essa importância, muitas pessoas passaram a utilizar esse método no desenvolvimento pessoal, principalmente empreendedores e autônomos. 

Além disso, através da utilização dessa técnica, você vai compreender melhor quais aspectos necessitam de mais direcionamento. Seja nos fatores que dependem somente de você ou nas situações que não estão sob o seu controle.

Dessa forma, saber o que é análise SWOT pessoal e entender como aplicar essa técnica no negócio é essencial para corrigir os pontos fracos e potencializar os pontos fortes. 

Com isso, consequentemente o seu projeto terá crescimento. Sendo assim, para você entender melhor como aplicar esse método, é importante ter o conhecimento necessário.

Portanto, descubra quais passos você deve seguir para colocar essa ferramenta em prática e eliminar de vez o que está prejudicando a sua empresa. 

A Frons vai te explicar todos os detalhes. Confira a seguir e boa leitura!

Afinal, o que é análise SWOT?

A palavra SWOT é uma sigla em inglês, que significa: Strength (força), Weakness (fraqueza), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças)

Esse método é utilizado para destacar o seu cenário atual e o qual as condições que você deseja alcançar no futuro. 

A partir disso, vai ficar claro o que será preciso melhorar e o que deve ser mantido, tanto nas suas habilidades profissionais quanto na sua personalidade. Ou seja, você vai trabalhar suas hard skills e seus softs skills.

Até porque, se você traçar suas metas sem avaliar quais são os pontos que precisam ser trabalhados, pode acabar dando um tiro no pé.

É importante você mensurar todos os detalhes da sua condição atual, para planejar como deve alcançar suas metas. 

Dessa forma, se ocorrer alguma falha no cumprimento dos seus objetivos, você terá uma noção exata de quais e onde aconteceu tal erro. 

2 conjuntos a se considerar nesta modalidade de análise

Um ponto importante é você saber que a análise SWOT pessoal se divide em dois conjuntos para diferenciar o que vai está ao seu alcance e o que está fora do seu controle. Entenda abaixo. 

O conjunto interno: São os pontos individuais e íntimos, aqueles fatores que só dependem de você, do seu esforço para que algo seja modificado ou não. 

São as características próprias de cada um, ou seja, aqui entram suas forças e fraquezas

Já no conjunto externo, entram os fatores que não dependem de você, mas isso não é algo prejudicial. 

É possível você observar as oportunidades disponíveis para usar a seu favor. Além disso, pode identificar os possíveis transtornos que possam ameaçar o seu negócio. 

Diante disso, você vai conseguir se preparar, lidar da melhor forma possível com os riscos do seu mercado e conseguir encontrar soluções.

Além disso, é importante você ter clareza sobre cada um desses pontos mencionados, a partir dos exemplos de análise swot pessoal.

Por fim, você poderá compreender e conhecer as suas próprias forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Continue a leitura e entenda um pouco mais abaixo:

Força

No SWOT pessoal, a primeira categoria de análise é sobre seu talento e suas qualidades, ou seja, se refere ao que você já possui um bom desempenho e entende que pode melhorar ainda mais suas habilidades. 

São basicamente as vantagens que seu negócio possui em relação à concorrência. Como por exemplo:

  • Formações acadêmicas e cursos em geral;
  • Boa comunicação;
  • Criatividade;
  • Capacidade de liderança;
  • Equilíbrio emocional.

Fraqueza

Como o próprio nome diz, aqui estão as suas dificuldades, tudo o que precisa ser melhorado. Ou seja, você deve fazer uma análise sincera de tudo que deve ser melhorado na sua personalidade e na suas habilidades, para conseguir ter sucesso na concretização dos seus projetos. Por isso, deixar de delimitar as suas falhas não é o melhor caminho. Leia alguns exemplos de características que são consideradas fraquezas:

  • Agressividade;
  • Insegurança;
  • Autoestima baixa;
  • Timidez;
  • Pessoalidade sabotadora;
  • Dificuldade para tomada de decisões.

Oportunidades 

As oportunidades aparecem a todo momento, por isso, você deve ter atenção para abraçar quando ela surgir no seu caminho. 

A capacidade de observar e tomar decisões é muito importante para você ter um negócio de sucesso. Lembre que as oportunidades não aparecem do nada, você deve criá-las.

Além disso, reforçamos que você deve manter atenção para não deixar passar a chance de potencializar os seus resultados, e consequentemente sua empresa. Alguns exemplos de oportunidades são:

  • Mercados aquecidos;
  • Mercados inexplorados; 
  • Estudos e cursos;
  • Rede de contatos favorável.

Ameaças

Aqui neste tópico da análise SWOT pessoal se encaixam todos os fatores que estão acontecendo no mercado afora e que podem prejudicar o seu objetivo. Entenda alguns tipos de ameaças:

  • Crise econômica;
  • Crise política;
  • Aumento da concorrência.
analise swot

Como devo aplicar Análise SWOT pessoal?

Antes de colocar a análise Swot pessoal em ação, é importante você deixar claro todos os fatores que citamos anteriormente.

 Depois que tiver tudo em mente, você pode criar o seu plano de ação. Portanto, algumas ações são necessárias serem realizadas para colocar a análise pessoal em prática. 

Além disso, quando fizer todas as etapas observando todos os detalhes, você vai adquirir todo material necessário para montar o seu plano de ação.

Como falamos, definir os pontos positivos e negativos em relação à sua concorrência é um fator fundamental. Por isso, para compreender como fazer a análise swot pessoal, é preciso realizar algumas mudanças para reduzir o que está sendo desvantagem para a sua produtividade. 

Dessa forma, você consegue potencializar o que já está dando certo. 

Outra questão mencionada acima que é importante reforçar é a identificação de oportunidades e ameaças de mercado. Isso porque, grande parte do seu planejamento estratégico passa por essa observação e o futuro do seu negócio depende dessa inspeção detalhada. Por isso, quando tiver todas essas informações anotadas, você vai conseguir planejar melhor as estratégias para desempenhar com mais eficiência e evitar transtornos futuros.

Entretanto, se você ainda estiver com dúvidas, tenha calma. A Frons vai detalhar um pouco mais. Confira!

Pontos fortes e pontos a melhorar: conheça!

Começando pelos seus pontos fortes e fracos. Existem alguns questionamentos que podem ajudar você a identificar esses fatores. Veja:

  • Quando estou em um projeto, o que as pessoas costumam me elogiar? 
  • Quais são minhas maiores qualidades como profissional?  (Força)
  • Quais habilidades me fazem se destacar profissionalmente? (Força)
  • Quais crenças e atitudes me impedem de obter sucesso? (Fraqueza)
  • O que está me impedindo de prosseguir com o meu objetivo? (Fraqueza)

Na identificação das ameaças e das oportunidades, você deve ter atenção em fazer uma pesquisa de acordo com seu nicho de mercado. Abaixo estão algumas perguntas que devem ajudar você nesse passo. Anote:

  • Quais as tendências do mercado? (Oportunidade)
  • É viável adquirir mais habilidades na área? (Oportunidade)
  • Como está a concorrência na área? (Ameaça)
  • Quais circunstâncias atuais do mercado me prejudicam? (Ameaça) 

Além disso, após descrever essas características, você poderá organizar seu planejamento com mais clareza.

Uma técnica bastante utilizada na análise SWOT pessoal é a 5W2H. Este método tem como base o levantamento de algumas questões importantes:

  • O que deve ser feito?
  • Porque estou realizando esta ação?
  • Onde e como deve ser realizado?
  • Quando deve ser realizado?
  • Qual será o custo?

Assim que você responder essas perguntas, será possível definir seu cronograma e as metas que devem ser cumpridas. 

Esse é o momento que você deve tirar todas as suas ideias do papel e partir para a execução do seu projeto.

Acompanhe 5W2H na prática; o que é e como construir um plano de ação!

Como colocar em prática a análise SWOT pessoal?

É essencial você dividir forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em quatro quadrantes. Dessa forma você vai conseguir executar a análise SWOT pessoal com mais eficácia.

Essa técnica pode ser feita à mão, mas com a ferramenta da Frons você vai ter mais agilidade. Por isso, é importante que você também pesquise alguns exemplos para preencher os quadrantes e, em seguida, será possível visualizar os principais insights e deixar a sua análise mais completa.

Depois que você preencher os quatro quadrantes, precisa responder ao sistema 5W2H

Essa técnica é como um checklist, para você conseguir entender tudo que precisa ser feito e por que está sendo feito.

É fundamental ter em mente que suas respostas às perguntas devem ser claras e específicas.

Logo após concretizar esses passos, você conseguirá planejar as suas metas. 

Aqui é de extrema importância que você não deixe de lado as metas a curto prazo.

Coerência e resolução nas tarefas propostas

E que as tarefas definidas tenham total coerência com as resoluções das fraquezas e das ameaças e potencialização das forças e das oportunidades. 

Confira quais passos você precisa seguir para finalmente executar a análise SWOT pessoal:

  • Faça uma divisão em quatro quadrantes (forças, fraquezas, oportunidades, ameaças);
  • Procure exemplos práticos da análise swot pessoal. Por exemplo, tanto para preencher os quadrantes, quando para saber como outras empresas aplicam a técnica;
  • Faça um checklist utilizando o sistema 5W2W;
  • Seja claro e específico ao responder todas as questões;
  • Planeje as suas metas;
  • Execute as metas traçadas;

Vantagens da Análise Swot Pessoal

Como você pôde acompanhar até aqui, a análise matriz Swot pessoal é fundamental para conseguir um bom plano de ação e, consequentemente, adquirir bons resultados.

Mas você sabe detalhadamente quais são as vantagens dessa análise para as empresas e para as pessoas?

As vantagens para as empresas?

Se você é dono de negócio, precisa de um bom planejamento estratégico para potencializar sua empresa. É aqui que entra a análise Swot pessoal. Isso porque, com esta identificação, você vai entender a visão do cliente sobre o produto ou serviço que você oferece e encontrar os problemas do negócio com mais facilidade.

Além disso, poderá realizar uma exploração do mercado para entender as novidades e, como falamos acima, as oportunidades.

Devido a isso você vai conseguir ajustar seu negócio e aumentar seu faturamento. Isso porque ao lembrar de fazer uma análise minuciosa, você vai destacar seu negócio da sua concorrência.

Muitos empreendedores ficam com seus projetos estagnados por falta desse conhecimento. Não pare. 

Continue sua leitura aqui na Frons e confira abaixo as vantagens que a análise pessoal também gera para as pessoas.

As vantagens para as pessoas?

A grande vantagem que você tem utilizando análise SWOT pessoal é o auxílio que você tem para otimizar suas habilidades para alcançar suas metas. Por exemplo, devido a isso, você terá a possibilidade de fazer uma análise pessoal para encontrar todos os pontos que deve melhorar. 

Portanto, se você estiver potencializando suas habilidades, seu lado analítico vai ficar mais aguçado para analisar o desejo do público no seu nicho de atuação. 

E com isso, você terá em mente o melhor caminho a seguir para continuar potencializando seus projetos.

 

Quais os resultados da análise SWOT na sua empresa?

Você já compreendeu que os resultados quando aplicamos a análise SWOT pessoal são inúmeros. 

Porém, uma das maiores vantagens ao utilizarmos essa técnica é a maior praticidade que ela proporciona e ao mesmo tempo desperdiça menos tempo.

Além disso, você também vai economizar dinheiro. Isso porque quando começar a entender o que já tem domínio e o que precisa dar mais atenção durante seu desempenho, você vai otimizar seu tempo.

Lembra do que abordamos acima? Você terá cartas na manga para lidar com possíveis ameaças e oportunidades.

Ou seja, com esse método você vai garantir o que todas as pessoas desejam quando estão trabalhando em um projeto, sejam elas autônomas ou empreendedores.

Você vai adquirir maior longevidade no seu negócio. Com isso, terá conhecimento suficiente para montar seu plano estratégico.

Portanto, a confiabilidade dos clientes no seu negócio vai aumentar significativamente. Isso porque todo esse processo vai te dar a capacidade de tomar as melhores tomadas de decisões nos seus projetos.

É o que falamos aqui na Frons, quando você tem uma visão mais ampla da situação, é possível fazer as escolhas mais certeiras.

 Dessa forma, a sua empresa vai desempenhar com mais eficiência e você terá mais credibilidade no seu nicho de mercado.

Sendo assim, como já mencionamos no conteúdo, os resultados que você terá ao realizar a análise SWOT pessoal são:

  • Maior praticidade;
  • Otimização do tempo;
  • Economia financeira;
  • Planejamento prévio; 
  • Longevidade da empresa;
  • Credibilidade perante os clientes.

Entendeu qual é a importância da análise de Swot pessoal? Conheça a Frons 

Você pode aprofundar seus conhecimentos visitando o nosso blog. Isso porque no Blog da Frons você terá tudo sobre análise Swot pessoal e muito mais informações para você potencializar sua produtividade.

Aliás, o nosso conteúdo é exatamente feito com essa intenção. 

Estamos aqui para entregar materiais de qualidade para que você possa alcançar suas metas profissionais muito mais rápido.

E você também pode acompanhar nossos conteúdos diariamente nas nossas redes sociais. Acompanhe nosso canal do Youtube e nossa comunidade do Telegram. Venha evoluir com a Frons treinamentos. Esperamos você aqui!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.