Encontrar boas fontes de informação na internet nem sempre é fácil. Por isso, reunimos neste post uma lista só com blogs de engenharia para você favoritar e acompanhar diariamente.

Confira nossa lista de indicações nacionais e algumas gringas para você afiar o inglês. 

Blog de engenharia: 9 sites nacionais e gringos

melhores-blogs-engenharia

Os blogs são ótimos veículos para manter-se atualizado sobre os eventos atuais nos setores de engenharia e ciência, estimular a criatividade e explorar tópicos de interesse com mais profundidade. 

Os blogs específicos do setor oferecem novas oportunidades para os engenheiros se conectarem e trocarem novas perspectivas e práticas recomendadas que podem influenciar diretamente seu trabalho diário. 

Veja nossas indicações de blog de engenharia a seguir:

1. Engenharia 360 

Abrimos nossa lista de blogs de engenharia com o ‘Engenharia 360’, antigo Blog da Engenharia, criado em 2011.

Os fundadores da página são os engenheiros Eduardo Mikail e Eduardo Cavalcanti que reuniram suas experiências com o objetivo de criar uma plataforma multicanal para falar sobre as 39 áreas de engenharia oficializadas no Brasil.

O Engenharia 360 faz parte da rede do grupo Digital Bronks — especializado na criação e produção de conteúdo em diversos formatos, voltado exclusivamente para a área de Engenharia e Arquitetura. 

Outros canais do grupo são: Engenharia Depressão, Blog da Arquitetura e A Arquiteta.

2. Blog dos Engenheiros

Em 2016, o engenheiro Gilberto Vieira, CEO da Vieira Santos Engenharia Integrada, criou o Blog dos Engenheiros.

Vieira tinha como objetivo escrever e compartilhar conhecimentos sobre tecnologias e ideias inovadoras do mercado da construção civil. Tudo para trazer mais eficiência na construção, operação e manutenção dos edifícios. 

O blog de engenharia ganhou vida própria e saiu do site profissional de Vieira para ganhar um endereço exclusivo e independente para compatilhar com mais eficiência e liberdade as principais notícias da área de engenharia civil. Além de agregar valor para os leitores. 

Gilberto Vieira é engenheiro civil e um dos profissionais com destaque nacional na área. Já atuou em projetos importantes como a construção do Edifício Eurobusiness, o primeiro da região sul do Brasil a receber a certificação LEED de sustentabilidade.

Vale a pena o clique! 

3. Engenharia é

Esta dica não é exatamente um blog de engenharia, mas o ‘Engenharia é’ é um canal de informações nacional importante da área de engenharia.

Gosta de acompanhar tudo de relevante que está acontecendo nas diversas áreas da Engenharia tanto no Brasil quanto no mundo? Então vale favoritar o endereço do site.

Além da área de notícias, você também pode acompanhar colunas e coberturas de eventos relacionados às mais diversas áreas da engenharia.

O objetivo do ‘Engenharia é’ é “levar o conhecimento tecnológico aos leitores, bem como erradicar o analfabetismo científico”.

4. Engenheiro no canteiro 

O blog de engenharia ‘Engenheiro no canteiro’ nasceu da parceria entre três engenheiros civis — Antônio Jorge Abrahão, Fábio Karklis e Giuliano Tognetti.

Vendo nas próprias pesquisas que demoravam tanto para compilar e escrever um potencial para geração de conteúdo, eles criaram o blog com o intuito de tornar o conhecimento mais difundido. 

No blog você encontra bastante informação relevante sobre a área de Engeharia civil, o perfil do engenheiro da área, como é profissão e muito mais.

Uma ótima economia de horas tentando garimpar no Google algo relevante e de fonte confiável para se informar sobre como é a rotina da profissão. 

5. Engenharia Livre

O Engenharia Livre é um blog de engenharia colaborativo, fundado pelo engenheiro civil Douglas Moura.

Outros profissionais podem enviar seus artigos para o blog e compartilhar suas dicas, ideias e novidades do universo da engenharia.

6. Mais Engenharia

O Mais Engenharia também é um blog colaborativo formado por profissionais de diversas áreas da engenharia que compartilham suas ideias nos posts publicados.

Além de falar do dia a dia e da parte prática/técnica das profissões, assunto como estágio e carreira também aparecem em posts super interessantes. 

Mais blog de engenharia: os gringos

7. Engineering Ethics Blog

O Engineering Ethics Blog é um blog pessoal, gerenciado por um professor de engenharia da Texas State University. 

Karl Stephan fornece suas opiniões sobre assuntos que vão de desastres até questões técnicas, filmes sobre questões de engenharia e até questões filosóficas e religiosas que os engenheiros encontram em sua linha de trabalho.

8. Blog da NAM

A National Association of Manufacturers (NAM) dos Estados Unidos atualiza um blog regularmente com notícias sobre novos regulamentos, avanços e tendências do setor. A Associação representa 14.000 empresas membros em todos os setores industriais. 

9. LinkedIn Engineering Blog

Como a rede número um para profissionais de todas as esferas da vida, o LinkedIn tem alguns recursos verdadeiramente valiosos para engenheiros. 

O LinkedIn Engineering Blog contém muitas informações sobre as tecnologias usadas e fornece inspiração para pessoas interessadas em trabalhar potencialmente para a empresa.

Conhecimento além dos blogs

Os blogs de engenharia vão te manter atualizados e te estimular a aprender cada vez mais. 

E quando você decidir se capacitar em alguma ferramenta ou metodologia que tal aproveitar as vantagens da educação a distância?

Atualmente, a modalidade EAD é útil na carreira de todo profissional, inclusive de engenharia, pois permite flexibilidade na hora de aprender e estimula a não parar de se capacitar.

A Frons é uma empresa formada por engenheiros experientes, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Oferecemos cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade.

Conheça a lista completa de cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.