É bastante comum que CEO’s de médias e grandes empresas estejam em constante movimentação por conta de reuniões de negócios e demais compromissos profissionais. Por isso, é essencial que eles implementem uma autogestão empresarial.

Esses momentos em que os líderes precisam se ausentar geram um misto de sentimentos. De um lado “Será que vai ficar tudo bem?” e do outro “Ufa! O chefe vai ficar alguns dias longe”.

Isso porque muitos colaboradores se sentem pressionados quando executam suas respectivas tarefas diante do tipo de liderança da empresa. 

Porém, o resultado dessas viagens podem provar que:

1. a equipe não tem processos estruturados, então ao retornar o líder encontrará uma enorme desorganização;

2. o líder realiza um trabalho bastante eficiente para a empresa seja autogerenciável durante a sua ausência.

Entenda através deste texto como a autogestão empresarial pode afetar positivamente a produção de toda a empresa. 

Por isso, saber solucionar problemas e gerar ideias é um diferencial de gestores e profissionais qualificados.

Isso permite que você otimize seu tempo e entregue resultados mais embasados. Temos algumas dicas para você no nosso vídeo abaixo:

Autogestão empresarial quando os líderes estão longe: o que pode acontecer?

Como dito anteriormente, alguns colaboradores não se sentem confortáveis de colocarem em prática todos os seus conhecimentos, técnicas e até mesmo expertise diante dos líderes por medo de retaliação — até porque ainda existem chefes com posturas bastante autoritárias. 

Então em períodos que se veem como supervisores — autogestão empresarial — do seu próprio trabalho conseguem:

  • executar ideias que já estavam guardadas na gaveta; 
  • aplicar técnicas que dão resultados mas nunca foram colocadas em prova dentro da organização;
  • alcançar uma qualidade de trabalho muito maior.  

Em contrapartida, quando não há processos bastante estruturados para a autogestão empresarial, existe a possibilidade de colaboradores utilizarem essas viagens para fazer ‘corpo mole’ . É o famoso ‘quando o gato sai os ratos fazem a festa‘.

Como estão trabalhando como empresa autogerenciável acabam:

  • executando menos tarefas do que conseguem normalmente;
  • atrasam afazeres;
  • permitem que erros amadores sejam levados adiante;
  • conquistam um alto número de retrabalho.

Assim como se não conhecerem as prioridades e etapas podem se sentir perdidos em relação ao que fazer e qual seria a sequência de execução, uma vez que não há nenhuma figura superior para dar ordens ou comandos. 

Agora, quando se tem um controle e planejamento de todos os processos, delineando quem são os responsáveis por cada uma das funções, com deadline de entrega e um revisor final que dê a devida atenção para a qualidade das peças, é muito mais difícil que a empresa vire um caos com a autogestão empresarial. 

Como se programar para ter uma empresa autogerenciável?

Se gestores se organizarem com antecedência, possivelmente conseguirão manter uma autogestão empresarial sem acarretar grandes prejuízos a empresa. Para isso, os passos são simples:

  1. Confirmar se todos os processos estão bem claros para todos os envolvidos;
  2. Designar que um dos colaboradores fique responsável por supervisionar todas as tarefas e se certificar de que tudo está ocorrendo tranquilamente;
  3. Estabelecer uma meta para que seja cumprida durante os dias em que estará ‘fora’ do comando;
  4. Estabelecer um horário para que você esteja em comunicação com o colaborador responsável pela organização da empresa para que, ainda que de longe, você tenha conhecimento de tudo que está acontecendo.

Quando tudo isso é colocado em prática, antes da viagem acontecer, o retorno se torna menos caótico. Ao invés de encontrar pilhas de tarefas atrasadas, reclamações de clientes, um número baixo de produções…

Você encontra uma equipe alinhada com os objetivos da empresa, cumprindo todos os processos corretamente e com maior autonomia da sua função. 

Gostou das dicas de autogestão empresarial?

Agora você entende o que pode acontecer e a importância de organizar uma autogestão empresarial, pode aprimorar seus processos de gestão empresarial.

Conheça o serviço de Consultoria em Gestão Empresarial que a Frons realiza para todos os tipos de empresa que desejam implementar a melhoria contínua.

Não sabe a função da melhoria contínua na gestão da sua empresa? Confira no vídeo abaixo qual é o primeiro passo para colocá-la em prática:

Aprofunde seus conhecimentos com o episódio abaixo do nosso podcast:

Business Break – Podcast Frons · #001 – Melhoria contínua: realidade ou modismo?

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.