Em um mercado repleto de candidatos com diplomas universitários, os recrutadores buscam aqueles que demonstram maior potencial para a vaga — uma combinação de conhecimento e experiência. Para isso, você precisa saber como se capacitar para o mercado de trabalho e se tornar uma profissional atrativo.

A transição de estudante para funcionário nem sempre é fácil e a falta de experiência costuma ser o principal obstáculo. 

A seguir compartilhamos algumas dicas de como se capacitar para o mercado de trabalho que podem tornar a procura de emprego um pouco mais fácil.

Como se capacitar para o mercado de trabalho

1. Defina suas metas

Saiba quais são seus valores, pois é importante tanto para a vida quanto para o trabalho. E também vai ajudá-lo ao longo de toda sua carreira. Além de sempre ser um tópico que os recrutadores sempre perguntam de alguma forma.

Os seus valores também ajudam na definição do que você quer e do que não quer para sua carreira. Como um profissional novo no mercado de trabalho, você precisa ser capaz de responder a uma pergunta simples: “Quais são as suas metas?”.

2. Saiba usar sua flexibilidade

Flexibilidade é uma conquista pessoal. Se você quer se capacitar para o mercado de trabalho, tem que mostrar que pode contribuir com os objetivos do empregador. 

O melhor empregado é aquele que:

  • é ágil;
  • adapta-se a pessoas de personalidades diferentes;
  • flexibiliza seu cronograma quando o negócio exige;
  • resolve rapidamente problemas quando eles aparecem.

3. Seja ativo nas mídias sociais

Além das redes sociais pessoais como Facebook e Instagram, crie um perfil forte no LinkedIn com suas experiências profissionais. Cursos, treinamentos e recomendações de professores dos estágios por onde você passou serão formas de se capacitar para o mercado de trabalho.

4. Tenha proatividade

Seja uma pessoa que age para conseguir seus objetivos e não apenas reaja ao que aparecer. Mostre seu potencial e procure formas de demonstrá-lo.

Faça treinamentos, cursos e agregue conhecimentos que seus recrutadores possam identificar como diferencial e destaque-os no currículo para vagas com esse foco.

Confira nosso vídeo com mais dicas para se destacar!


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

5. Crie conexões desde a graduação

Cada oportunidade de trabalho, desde a primeira em alguma estágio na faculdade até os empresas nas quais você trabalhou, são oportunidades de conhecer pessoas que podem ajudá-lo no futuro.

Eles podem recomendá-lo a um recrutador  ou indicar cursos em alta para você se capacitar para o mercado de trabalho.

6. Desenvolva sua postura profissional 

Se capacitar para o mercado de trabalho também envolve aprende o bê-a-bá de como ser um bom profissional. Sem essa base você pode enfrentar muitas dificuldades. Esteja alinhando com estes princípios:

  • chegar na hora certa;
  • saber como se vestir;
  • preparar-se para reuniões,
  • concluir o trabalho no prazo,
  • ser uma pessoa colaborativa,
  • se comunicar, etc.

Pode parecer básico, mas se você se capacitar nessas habilidades para o mercado de trabalho está um passo a frente.

7. Crie sua marca pessoal

Você começa a criar seu perfil profissional desde o momento que escolhe uma profissão. Mesmo de forma inconsciente, você já se identifica com os valores da sua profissão e na faculdade vai aprender a direcioná-los para escolher sua área.

Seu comportamento cria o caminho para o sucesso e tudo que você precisa fazer é tratar aproveitar cada.

8. Valorize os treinamentos de onboarding

A maioria das empresas hoje investe em programas de onboarding para novos funcionários. Nesses treinamentos, os profissionais aprendem tudo que precisam saber sobre a empresa e o trabalho que vão executar.

Aproveite essa fase para aprender com atenção e observe os membros mais experientes e como eles trabalham. Você só tem a ganhar!

9. Conheça seu mercado de trabalho

Outra forma de se capacitar para o mercado de trabalho é saber mais as expectativas e os desafios da sua área de profissional.

Pesquise sobre as novidades do setor na internet, quais aspectos estão em alta, analise as vagas que estão sendo abertas e as exigências da empresa em relação ao nível de capacitações, etc. Você pode tirar insights valiosos dessa busca!

10. Capacite-se em Microsoft Excel: do iniciante ao avançado

As ferramentas do Excel Master eliminarão a dor de tropeçar em suas tarefas diárias. Você começará com o básico, construindo uma base sólida que lhe dará mais conhecimento à medida que avança nos tópicos intermediários e avançados de um curso.

cursos gratuitos de software

Leia também: 6 tipos de atividades extracurriculares para seu currículo.

11. Tenha um mentor/coaching

Talvez a melhor maneira de se capacitar para o mercado de trabalho seja encontrar um mentor que possa ajudá-lo no início de sua carreira.

Embora seja fácil se concentrar no dinheiro ou na relevância das empresas para as quais você está se candidatando, não se esqueça de que sua carreira está em constante evolução. Ter uma pessoa em quem você possa confiar para pedir conselhos pode ajudar bastante.

Leia sobre este tema neste outro post que mostra os benefícios do coaching para engenheiros.

Gostou das nossas dicas de como se capacitar para o mercado de trabalho? A Frons oferece cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Você pode se capacitar para o mercado de trabalho em cursos presenciais e à distância naquelas áreas que você já tem mais interesse e que correrá atrás após a graduação ou para subir de cargo no seu emprego.

Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade. Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.