Como crescer profissionalmente? 7 segredos para se destacar

Sem tempo para este artigo sobre como crescer profissionalmente? Ouça o Digicast 26, episódio no qual César Curi, CEO da Penser, ensina a como gerenciar sua carreira:

Atualmente, quem deseja desenvolver a sua carreira profissional precisa acompanhar as rápidas transformações do mercado de trabalho. Com o tempo, a competitividade e as exigências cresceram, mas, para quem deseja se destacar no trabalho, há várias dicas e planejamentos que podem ajudar:

  1. Aprenda a fazer um planejamento pessoal

  2. Defina objetivos e metas

  3. Desenvolva a sua rede de contatos

  4. Melhor o seu desempenho profissional

  5. Estabeleça uma rotina de estudos

  6. Prepare-se para os processos seletivos

  7. Aprenda a se destacar no mercado de trabalho

Por isso, a CAE separou os melhores artigos sobre como crescer profissionalmente para te ajudar nessa jornada.

7 dicas de como crescer profissionalmente

O avanço das novas tecnologias gerou enormes impactos na vida profissional ao redor do mundo. 

Hoje em dia, o profissional não precisa somente dominar a sua área, mas também as tecnologias necessárias para o exercício da sua profissão.

Além disso, é preciso estar atualizado, pois, dependendo da sua área, as ferramentas, os métodos e os conhecimentos também acabam se transformando junto com o avanço da tecnologia. 

Veja abaixo sete dicas de artigos sobre como crescer profissionalmente que podem te ajudar a se manter atualizado.

1. Aprenda a fazer um planejamento pessoal

Saber como fazer um planejamento pessoal é fundamental para estabelecer o que é preciso para você crescer profissionalmente.

É por meio desta preparação que serão elaboradas todas as suas metas e objetivos, assim como serão definidas as suas prioridades pessoais.

No artigo recomendado e linkado no primeiro parágrafo, explica-se dois conceitos essenciais para o planejamento pessoal: o Kanban e a pirâmide de Maslow.

O Kanban é uma técnica de organização de tarefas que facilita a priorização de atividades e que pode ajudar a aumentar a produtividade.

Já a pirâmide de Maslow é uma teoria que ajuda a entender melhor quais objetivos pessoais e profissionais devem ser alcançados para se conseguir a sensação de realização pessoal.

Além disso, o artigo também auxilia quem deseja acompanhar de maneira mais controlada as atividades que desenvolve. 

2. Defina objetivos e metas

Como definir objetivos e metas? A metodologia SMART foi criada exatamente para ajudar na execução desta tarefa.

infográfico explicando o que é metas smart
Fonte: Siteware

Ela ajuda em momentos em que o profissional não está conseguindo estabelecer quais são suas intenções para a vida profissional e pessoal. Dessa forma, possibilita a visualização de oportunidades de melhorias.

Ao experimentar uma fase em que precisamos decidir qual será nosso próximo passo, isso pode se tornar um convite para uma transformação positiva.

Entretanto, é preciso estar consciente de diversos fatores para poder escolher qual caminho deseja trilhar.

Então, leia o artigo linkado neste tópico para entender como as metas SMART podem te ajudar a planejar o seu futuro. 

Veja também o vídeo abaixo, no qual o Carlos Sander, Master Black Belt e fundador da CAE Treinamentos, explica o que é metas SMART:

 

3. Desenvolva a sua rede de contatos

Se você deseja aprender a como crescer profissionalmente, alguns procedimentos precisam ser cumpridos, como o networking

É preciso construir uma rede de contatos para que possa estar a par sobre vagas, oportunidades e eventos em sua área profissional.

Hoje em dia, o networking deve ser realizado em duas esferas: a real e a virtual. É preciso que essa busca seja realizada nesses dois aspectos, pois, assim, consegue-se diferentes perfis de contatos.

E algumas ferramentas de networking podem ser de grande ajuda na construção de uma rede de contatos, facilitando o relacionamento de diversos lugares e empresas.

No artigo linkado, são listados sites e aplicativos que ajudam a desenvolver a sua rede de contatos, contribuindo para você crescer profissionalmente e se destacar no mercado de trabalho.

4. Melhore o seu desempenho profissional

Entender como melhorar o seu desempenho profissional é fundamental para aprender a como crescer profissionalmente.

O texto referenciado neste tópico informa sobre quais atitudes devem ser tomadas para melhorar o seu desempenho profissional por meio da elaboração de um plano de carreira.

O plano de carreira é algo que deve ser pensado e executado de maneira individual, pois depende dos objetivos de cada profissional.

De forma resumida, ele visa tirá-lo de onde você está e levá-lo para o seu estado desejado, no qual você possa se tornar o protagonista do seu caminho pessoal e profissional.  Para que isso ocorra, é preciso pensar em curto, médio e longo prazo.

O plano de carreira deve conter os aspectos pessoais, profissionais e financeiros da vida de um profissional. 

Além disso, também precisa conter prazos, descrições das atividades e ser organizado em papel,  tabelas, sites ou aplicativos, para que seja possível acompanhar os resultados.

Somente a própria busca pelo desenvolvimento já resulta em contato maior com estudo, treinamentos e conhecimentos aprofundados, criando uma maior autonomia profissional.

5. Estabeleça uma rotina de estudos

Um profissional que não possui conteúdo não conseguirá ir muito além em sua carreira. Pois de nada adianta cumprir burocracias impostas pela empresa e não possuir o conhecimento necessário para ter autonomia dentro da sua área.

Somente a informação e o estudo, tornam o indivíduo capaz de pensar propostas, tomar decisões, solucionar problemas e encontrar oportunidades. O conhecimento gera a capacidade de reflexão baseada em dados e teorias.

Por vezes, o estudo torna possível encurtar os caminhos que levam à solução de um problema, pois a pessoa tem contato com métodos que funcionam e que não funcionam.

A problemática mais encontrada é que muitas pessoas têm dificuldades em separar um tempo para o estudo ou não sabem organizar um método de aprendizado que funcione.

Por isso é importante fazer uma rotina de estudos. Esse método de planejamento pode ser de grande ajuda para você conseguir estudar sem preocupações e adquirir aprendizados relevantes para crescer profissionalmente.

6. Prepare-se para os processos seletivos

Até agora você conferiu dicas de como executar um planejamento pessoal, como aumentar a produtividade de seus estudos e como realizar um bom networking. 

Todos esses passos têm o objetivo de te ajudar a entender como crescer profissionalmente e se destacar no mercado de trabalho. 

E, em alguns casos, realizar diversas entrevistas de emprego é parte desse processo de crescimento. Mas muitas pessoas têm receio delas por não saberem como se preparar para uma dinâmica em grupo

No entanto, a preparação pode ser bem mais simples e prática do que parece, basta seguir algumas dicas, que explicamos no conteúdo linkado neste tópico.

Caso você esteja bem preparado e tenha realizado um planejamento prévio, a etapa da entrevista pode ser uma ótima forma de se destacar no mercado de trabalho. O recrutamento é a oportunidade para demonstrar:

  • disposição para ajudar o grupo;
  • proatividade;
  • iniciativa;
  • capacidade de liderança;
  • capacidade de tomar decisões sobre pressão e mais.

7. Aprenda a se destacar no mercado de trabalho

Aprender a como se destacar no mercado de trabalho é essencial para conseguir crescer profissionalmente. No artigo linkado, você confere 5 ótimas dicas para conquistar o destaque almejado. 

Um dos principais pontos para conseguir se destacar é a necessidade de atualizações constantes e a busca pelo conhecimento de forma estratégica.

Os cursos a distância são bons exemplos de conhecimento estratégico, pois eles podem ser realizados dentro de casa e de acordo com o horário que você tem disponível. Assim, é possível conciliar o tempo dos seus estudos com outras atividades.

Outro ponto estratégico é que os estudos precisam ser analisados utilizando um olhar analítico. É preciso refletir através da ótica do gestor ou recrutador: o que é necessário para gerar melhorias para empresa e ser contratado?

A capacidade de identificar falhas em processos e desenvolver métodos para resolvê-las é um exemplo de habilidade muito valorizada pelo mercado de trabalho.

Afinal, a otimização de processos pode proporcionar uma redução de custos e um aumento da produtividade para a empresa, resultando em mais lucro.

Caso você queira aprender a identificar defeitos e desperdícios em um processo produtivo, a CAE possui um curso online e gratuito em Lean Manufacturing Basic.

Nele, você aprende gratuitamente os conceitos básicos da metodologia Lean Manufacturing, que é utilizada para reduzir desperdícios e melhorar a qualidade de produtos.

Quer saber mais sobre como se preparar profissionalmente para se destacar no mercado de trabalho? Então, confira o vídeo abaixo:

 

O que estudar para se destacar no trabalho?

Aprender a metodologia Lean Seis Sigma é um dos melhores caminhos para crescer profissionalmente. Ela é um sistema totalmente voltado à melhoria contínua por meio da otimização de processos. 

Para isso, o Lean Seis Sigma utiliza as ferramentas da qualidade para identificar falhas e gargalos em processos organizacionais.

Com a melhoria dos procedimentos, ela pode ajudar a reduzir custos e melhorar a produtividade, fatores que, consequentemente, aumentam o lucro da empresa.

Você pode iniciar os seus aprendizados nesta metodologia gratuitamente com a certificação online em White Belt – Lean Seis Sigma da CAE Treinamentos.

O curso conta com dez horas de aulas práticas e dinâmicas, apostila exclusiva, suporte de consultores qualificados e certificado reconhecido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e pelo The Council for Six Sigma Certification.

Esperamos que nossas informações sobre como crescer profissionalmente tenham sido relevantes para você. 

Quer continuar acompanhando conteúdos interessantes como esse? Acompanhe nosso blog, siga-nos no Facebook, LinkedIn ou assine o nosso canal no Youtube e não perca nenhuma novidade!

Autor

Redatora do blog da empresa CAE Treinamentos. Estudante de Jornalismo na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Já foi estagiaria de Comunicação do Projeto TAMAR, pesquisadora pela FAPESP, coordenadora de grupo de estudos e repórter textual do Projeto Impacto Ambiental e da Jornal Júnior.

Escreva um Comentário