Como se destacar no trabalho: 10 dicas pra crescer na empresa

Todos buscam como se destacar no trabalho, mas encontrar os fatores decisivos para a tão sonhada promoção não é uma tarefa muito fácil.

Cada vez mais, os gestores veem o conhecimento técnico como um diferencial que pode ser adquirido pelo colaborador, enquanto certos comportamentos são essenciais para conseguir o emprego dos sonhos. 

Mas, afinal, por onde começar e como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente?

Continue a leitura e confira as dicas de como crescer na empresa que podem ser valiosas para melhorar seu desempenho profissional:

  1. Pense nos seus objetivos de carreira
  2. Saiba tudo sobre as necessidades da empresa
  3. Valorize o trabalho em equipe
  4. Comunique-se bem
  5. Preste atenção nas pessoas à sua volta
  6. Aprenda a desenvolver ideias e soluções
  7. Seja curioso e proativo
  8. Tenha sempre responsabilidade
  9. Esteja pronto para se adequar
  10. Identifique as possibilidades

Como se destacar no trabalho em 10 passos

1. Pense nos seus objetivos de carreira

Desenvolva o hábito de dedicar alguns minutos do seu tempo para refletir sobre você mesmo, os rumos que você espera que sua carreira siga, a empresa onde você trabalha e suas relações com as pessoas que o cercam.

Neste momento, é importante anotar tudo que vier à cabeça — mesmo que você considere que seja algo insignificante. Algum tempo depois, releia essas anotações e reflita se elas continuam pertinentes.

Esta é uma prática de como se destacar no trabalho que deve ser realizada diariamente.

2. Saiba tudo sobre as necessidades da empresa

Pois é, pode muito bem acontecer de as oportunidades estarem soltinhas por aí na empresa, prontas para serem agarradas pelo primeiro que aparecer.

Por isso, outra forma de como crescer na empresa é ficar atento às oportunidades que aparecerem, mas também fique calmo para selecioná-las com cuidado e sabedoria.

Ter a habilidade de calcular os riscos e avaliar as possibilidades para ter controle sobre os resultados é importantíssimo!

3. Valorize o trabalho em equipe

Nas gestões atuais, o bom trabalho em equipe forma a base de todos os projetos da empresa e também de como se destacar no trabalho.

Por isso, mesmo que você já esteja em um cargo de liderança, deve ter a habilidade de agir junto de seus colegas e equipe.

Para isso, é preciso saber ouvir opiniões diferentes, avaliar corretamente o momento de se impor e de ceder e, por fim, trabalhar sempre por um objetivo em comum. 

4. Comunique-se bem 

É por meio da comunicação que você vai mobilizar as pessoas à sua volta para aderirem às suas ideias, colaborarem em um novo projeto, apresentar os resultados gerados pelos esforços do time ou até mesmo para se destacar no trabalho.

É um grande erro pensar que apenas os gestores devem se comunicar bem com os outros. Afinal, é preciso ter essa habilidade bem desenvolvida para que todos os membros da equipe estejam engajadas.

Demonstre a boa comunicação em pequenas ações da rotina do trabalho: comunique-se com clareza e eficiência em apresentações, e-mails e tarefas delegadas.

5. Preste atenção nas pessoas à sua volta

A arte de se relacionar bem com as pessoas é tão importante quanto ter uma boa carteira de clientes. Ter um bom networking é essencial tanto para trocar de emprego quanto para conseguir crescer na empresa.

Afinal, as boas relações ajudam o profissional a ser conhecido e saber mais sobre as tendências.

Para desenvolver sua rede de contatos profissionais, vá conversando para saber mais sobre aqueles que estão à sua volta, conhecendo mais sobre suas áreas de atuação. 

6. Aprenda a desenvolver ideias e soluções

Não é fácil ter sempre boas ideias e soluções à disposição para a hora que forem necessárias. Por isso, procure pensar em soluções completamente diferentes para os problemas e dúvidas que aparecerem para você.

Para chegar nas ideias, basta seguir um processo simples: colete as informações sobre o problema e, depois, escreva as soluções que forem surgindo.

Discuta com você mesmo sobre a ideia e veja as soluções que seu subconsciente sugere. Outra dica de como se destacar no trabalho (e crescer profissionalmente é experimentar fazer seu trabalho usual de novas formas.

7. Seja curioso e proativo 

Ser um profissional acomodado dificilmente vai te levar às melhores oportunidades da empresa.

Com isso em mente, ao invés de simplesmente esperar que as oportunidades venham até você, é muito mais eficiente estar de prontidão buscando por elas.

A curiosidade é uma característica que pode trazer crescimento para você e para a empresa, já que pode encontrar novas formas de realizar suas atividades com mais qualidade e eficiência.

Não se esqueça: profissionais curiosos e dispostos são vistos com bons olhos por seus gestores. Com certeza essa é uma boa tática de como se destacar no trabalho que você pode adotar já!

8. Tenha sempre responsabilidade

Pontualidade e responsabilidade são algumas palavras-chave que têm grande peso quando se trata de como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente ou ser promovido.

Quando um colaborador falta ou se atrasa com frequência, a empresa vê que nunca poderá contar com ele e “poda” as oportunidades de crescimento — além de dar preferência para profissionais pontuais.

Por isso, falte apenas em casos de extrema necessidade, sempre apresentando uma justificativa plausível ou atestado.

9. Esteja pronto para se adequar

Você já deve ter ouvido que o mercado não espera por ninguém e muda o tempo inteiro.

Por isso, esteja preparado para agir de forma pertinente conforme as situações surgem para se adaptar com rapidez e sempre oferecer soluções.

Além disso, estar informado e sempre estudando e buscando novos cursos e conhecimentos sobre a área são hábitos que precisam ser cultivados para que essas habilidades sejam desenvolvidas.

10. Identifique as possibilidades 

Ao entrar em um novo trabalho, uma das primeiras ações de como crescer na empresa deve ser analisar quais são as possibilidades de ascensão disponíveis.

Se a organização em questão tem um plano de carreira que vem de encontro ao que você tem em mente, procure se informar — e realizar! — o que for necessário para conseguir posições mais altas no futuro.

Outra dica que pode ser bastante útil é uma boa conversa com funcionários antigos. Por serem mais experientes, eles poderão explicar como chegaram onde estão. Inspire-se com a trajetória dos seus colegas! 

Invista em você para se destacar no trabalho

O desenvolvimento das habilidades que citamos aqui vem com o tempo. Por mais que os profissionais se esforcem, é impossível ter uma carreira com sucesso absoluto e sem nenhum fracasso.

Afinal, há momentos que podem parecer difíceis à primeira vista, mas que vão trazer muito aprendizado e experiência no futuro.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender melhor como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente e algumas ações que você pode realizar para isso.

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Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - com as certificações Green Belt - 6 Sigma, Aerodinâmica aplicada e Python no currículo, hoje faz parte do time da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.