Em meio às constantes responsabilidades que o ser humano carrega, é muito fácil se perder ou cometer erros diante de tantas tarefas e obrigações. Por isso, muitos sentem a necessidade de se organizar com um planejamento a fim de fazerem um trabalho de qualidade. Porém, é importante que seja compreendido como fazer um planejamento pessoal para que ele tenha utilidade efetiva no dia a dia. 

Na tentativa de evitar a falta de tempo ou até mesmo a procrastinação demasiada e as consequências que elas podem causar na vida pessoal e profissional, a Frons separou alguns itens que são indispensáveis na hora de fazer um planejamento. Se você deseja conhecer esses itens e ser bastante objetivo no seu planejamento pessoal, continue a leitura deste artigo. 

Fazer um planejamento pessoal é essencial, mas não se esqueça que existem outras formas de se destacar no mercado de trabalho! Temos algumas dicas para você, confira no nosso vídeo abaixo.


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

Por que ter um planejamento pessoal é tão importante?

Ainda que exista a possibilidade de acontecer mudanças repentinas e imprevistos no dia a dia, quando se tem um planejamento pessoal em mãos, a pessoa consegue se adaptar com maior facilidade à essas mudanças e contornar os imprevistos para que não haja nenhuma consequência negativa tão significante.

Portanto, o planejamento se torna um das ferramentas de sobrevivência para vários setores da vida humana, tanto pessoal quanto profissional. Porque quando se tem ideia do que tem sido feito atualmente, e do que é necessário fazer nos próximos meses para que objetivos e metas sejam alcançados, fica muito mais claro qual é o papel diante de cada uma destas metas, quanto tempo se tornaria possível alcançá-las e se elas são realmente palpáveis ou não. Evitando, inclusive, que erros banais e amadores sejam cometidos e atrapalhem seu desempenho no meio do percurso.

Como fazer um planejamento pessoal: Conheça todas as etapas!

Etapa 01 de como fazer um planejamento pessoal: Entenda mais sobre você 

Antes de tomar qualquer decisão, é importante que você tenha conhecimento das suas fraquezas, ameaças, pontos fortes e oportunidades. O conhecimento pessoal permite que você determine o ponto de partida do seu planejamento pessoal. Caso seja necessário, a análise SWOT é uma ferramenta eficiente para compreender questões internas e externas que influenciam no seu desempenho.

Etapa 02 de como fazer um planejamento pessoal: Defina suas missões e valores

Utilize de perguntas pontuais para compreender quais são suas missões, o estado atual e o estado desejado. Se questione constantemente sobre o que você deseja alcançar ao longo do tempo e onde espera chegar. Além disso, na hora de desenhar o caminho ideal para colocar todos os seus afazeres e metas em prática, tenha em mente os seus valores pessoais.

Etapa 03 de como fazer um planejamento pessoal: Divida sua vida em áreas de atuação

Para facilitar o desenvolvimento do planejamento, determine as áreas de atuação da sua vida que tenham maior relevância. Alguns dos núcleos considerados mais importantes são: profissional, financeiro e social. Além disso, organize a quantidade de tempo disponível para investir em ações práticas em cada uma dessas áreas, pensando nos afazeres diários, semanais e mensais. Dessa forma, ao produzir o planejamento tudo será desenhado com maior assertividade.  

Etapa 04 de como fazer um planejamento pessoal: Defina metas e objetivos

Sabendo o que deseja alcançar e onde pretende chegar ao longo do tempo, defina quais são as suas metas e objetivos. Lembre-se de pensar em metas individuais para cada uma das áreas selecionadas, levando em consideração prazo para execução, valores pessoais e o caminho mais adequado. Um grande erro nesta situação é estruturar objetivos inalcançáveis ou até mesmo buscar por algo que seja totalmente distante da missão determinada na etapa 2. Por isso, todos os passos anteriores se tornam imprescindíveis na hora de tirar do papel o planejamento pessoal

Definir objetivos e metas é a base para um bom planejamento de sucesso. Existem algumas técnicas possíveis para definição desses objetivos e uma das mais utilizadas é a SMART. Entenda melhor no nosso vídeo abaixo.

Etapa 05 de como fazer um planejamento pessoal: Acompanhe seu desempenho

De nada adianta criar um planejamento pessoal se todo o seu esforço não é acompanhado diariamente. Medir o andamento de cada uma das metas é importante para que você tenha dimensão do que está surtindo efeito e do que realmente tem sido perda de tempo ou dinheiro. Até para que um plano B seja desenhado, caso o caminho estruturado para alcançar determinados resultados não seja tão eficiente quanto prometia. 

Como fazer um planejamento pessoal: 5 itens indispensáveis! 

Você já entendeu a importância do planejamento pessoal e quais são os passos para colocar um planejamento em prática. Porém, mesmo com todas essas informações ainda existe a possibilidade deste planejamento ter pouca ou nenhuma utilidade, exatamente por você não ter conhecimento dos 05 itens indispensáveis. Veja abaixo quais são cada um deles:

1 – Avaliar o planejamento periodicamente;

A mudança de metas e prioridades é algo muito comum. Dessa forma, avaliar constantemente o planejamento para ter certeza de que ele ainda faz sentido na sua vida é crucial. Afinal, você pode estar perdendo tempo e dedicando esforços aos objetivos que não são prioritários e deixando de lado desejos que são mais palpáveis a curto prazo. 

2 – Trabalhar com indicadores; 

Não tem como abrir mão dos indicadores! Pois são eles quem dirão se as metas serão cumpridas no tempo proposto e com base no que foi planejado. Os indicadores que devem estar em focos são: esforço, tempo dedicado, resultados alcançados até o momento. Assim, caso haja necessidade de alterações de objetivos, é possível realizá-lo com maior facilidade e sem grandes prejuízos. 

3 – Pensar a longo prazo;

As pessoas focam nos objetivos que podem ser alcançados a curto prazo, pois parecem mais fáceis de atingir, e se esquecem de desenhar estratégias para alcançar aquilo que demanda uma quantidade de tempo maior. E isso é muito importante! Porque mesmo algumas metas que deverão ser cumpridas daqui 5 anos, por exemplo, precisam ser iniciadas com antecedência.

4 – Analisar as possibilidades de melhorias;

Às vezes, algumas metas exigem ações das quais você não está acostumado a colocar em prática. E é na busca por melhorias que os indicadores de performance existem. Por isso, esteja atento aos resultados medianos ou que não são tão satisfatórios quanto ao que foi planejado. 

5 – Estar em constante evolução.

Caso você não tenha nenhum planejamento pessoal ainda, o ideal é começar com metas pequenas. Uma vez que  cada meta conquistada o desejo por buscar resultados maiores aumenta. Porém, para que você não permaneça estagnado, a cada novo planejamento pessoal seja mais ousado ao definir metas e objetivos. 

Agora, você já tem em mãos todas as informações necessárias sobre como fazer um planejamento pessoal e evitar desperdícios. Mas caso você busque também por desenvolvimento profissional, a Frons possui alguns textos que podem te ajudar:

De qualquer forma, esperamos que essa leitura tenha sido interessante para você. Continue acompanhando nosso blog, siga-nos no Facebook, LinkedIn, assine o nosso canal no Youtube e não perca nenhuma novidade!

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - com as certificações Green Belt - 6 Sigma, Aerodinâmica aplicada e Python no currículo, hoje faz parte do time da Fros, ministrando cursos e realizando consultorias na área.