Veja como a realização de um planejamento pessoal tem impactos em sua carreira

Aprender como fazer um planejamento pessoal gera impactos na sua vida profissional.  Pois, “carreira” e “realização pessoal” são conceitos diretamente relacionados.

A Harvard Business School (HSM), a escola de pós-graduação em administração de Harvard, realizou uma pesquisa com 4 mil profissionais. Nesse estudo, foi questionado sobre o que é sucesso profissional para os entrevistados, 46% das mulheres e 24% dos homens definem sucesso profissional como “realização pessoal”.

Ou seja, se sentir realizado pessoalmente é muito interligado com o alcance de metas e a evolução de uma carreira profissional.

A pesquisa também apontou que 24% dos homens entrevistados definem sucesso profissional como “aprendizados, desenvolvimentos contínuos e desafios”.

Entretanto, cada pessoa tem seu próprio conceito de sucesso pessoal, podendo estar relacionado à sua carreira em maior ou menor grau.

Para realizar um bom planejamento pessoal, conheça o seu próprio conceito de sucesso. Quais objetivos você busca e deseja? Quais desses têm relação direta com o seu crescimento profissional?

Porém, deve-se pensar em outros âmbitos, além da carreira, para obter um planejamento pessoal que traga equilíbrio e realizações. Deve-se atentar para questões como:

  • relacionamentos com a família, amigos ou parceiro;
  • saúde e bem estar;
  • lazer e hobbies;
  • novos desafios: aprendizados, habilidades e competências.

Além disso, existem outros pontos que podem ser diferenciais extremamente competitivos para o mercado de trabalho. Confira 5 dicas que temos para você se preparar profissionalmente:


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

A carreira e a realização pessoal: as 5 etapas da  pirâmide de Maslow

Abraham Maslow é um psicólogo norte-americano, formado pela Cornell University. Ele é conhecido pelo conceito da “Hierarquia das Necessidades” ou “Pirâmide de Maslow” .

Segundo esse psicólogo, existem 5 etapas que o ser humano deve atingir para se aproximar da realização pessoal.  

O desenvolvimento profissional está vinculado ao quarto degrau da pirâmide. Essa quarta etapa trata sobre o reconhecimento que temos sobre nós mesmos e sobre nossas competências. Bem como, o reconhecimento proveniente de outras pessoas sobre as nossas habilidades.

Na base da pirâmide estão as necessidades fisiológicas, como a de alimentação, respirar, hidratar-se, proteger-se etc. São as necessidades que nos mantêm vivos.

como-fazer-um-planejamento-pessoal

Compreende-se que os níveis só são alcançados quando a necessidade anterior é atendida.

Nesse sentido, nós seres humanos, em nossa vida profissional e pessoal, temos uma sequência de necessidades a serem atendidas para nos tornarmos mais realizados.

O quinto, e último nível, apresentado por Maslow é da autorrealização. Nesse estágio, há um grande nível de satisfação em diversos aspectos de nossa vida. A realização pessoal é sobre utilizar o nosso pontencial de forma alinhada com os objetivos de cada um.

5 Dicas como de fazer um planejamento pessoal e profissional

1) Analise da situação atual

Para decidir onde deseja ir, é preciso antes, saber onde está.  O que você realiza atualmente que lhe deixa satisfeito? O que te faz sentir realizado? Também é preciso refletir sobre o que lhe prejudica e o que lhe traz frustrações. Saber o que te motiva é essencial para a realização de um planejamento pessoal eficaz.

Com o novo planejamento será decidido quais atividades deseja-se levar daqui para a frente e o que deve ser transformado ou descartado.

Também é importante refletir sobre os conceitos mostrados na pirâmide de Maslow. Como estão suas relações com a família, com os amigos e com sua equipe de trabalho?  Sua saúde está em dia? Quais habilidades e competências profissionais você tem?

Todos esses quesitos são importantes para compreender  sua situação atual. Veja o que pode ser melhorado, por exemplo, caso o seu colesterol esteja um pouco alto, pode-se incluir no planejamento pessoal uma rotina de exercícios e comidas mais leves.

2) Objetivos e metas: onde quer chegar?

Depois de refletir sobre o estado atual de sua vida, pense sobre onde quer chegar. Quais novos objetivos quer alcançar? Quais atividades você realiza que deseja manter e evoluir?

Ao definir objetivos, é preciso lembrar de incluir no planejamento somente metas tangíveis, ou seja, possíveis de serem alcançáveis.  Se começarmos a estipular muitos objetivos e programarmos muitas tarefas ao mesmo tempo, podemos nos perder ou desistir de tudo. O que causaria frustrações.

Leve em consideração sua rotina, o que tem possibilidade de ser realizado e o que não tem. Por exemplo, se uma pessoa deseja fazer um curso, porém ao mesmo tempo ela está trabalhando e realizando outros projetos, pode ser que o curso não seja conciliável à sua rotina.  Contudo, pode-se realizar um planejamento para que esse treinamento seja realizado em pequenas etapas.

Quando há uma meta longe de ser alcançada, quebre-a em pequenas tarefas que podem te ajudar a chegar lá, mesmo que levando um período maior de tempo.

Não há problema em realizar as atividades sem pressa, levando um ritmo que esteja em equilíbrio com a sua rotina.

Mas antes de tudo, você sabe como definir objetivos e metas de forma efetiva? Conheça alguns meios para defini-los criando a base para um bom planejamento de sucesso no nosso vídeo abaixo.

Não tem problema realizar as atividades sem pressa, levando um ritmo que entre em equilíbrio com a sua rotina.

3) Prioridades

Ao realizar um planejamento pessoal é recomendável ser específico. Como visto, não adianta encher-se do novas metas. Quantidade e qualidade nem sempre andam juntas.

Avalie onde quer chegar e o que deve ser feito para atingir o patamar desejado. Se conseguir um emprego novo é prioridade para você, torne esse objetivo como principal ao desenvolver suas atividades.

No âmbito profissional, o ideal é gastar energia somente com atividades que vão agregar valor para seu currículo. Elenque os principais cursos que poderão ser relevantes para aquela vaga de emprego que deseja.

Saiba mais sobre cursos que podem transformar sua carreira em “Top 6 melhores cursos para gestores de empresas”.

4) Como fazer um planejamento pessoal: estipular prazos é necessário

Estipular prazos é necessário para que o planejamento se realize, não adianta anotarmos uma tarefa em uma agenda e não nos programarmos para realizá-la.

Sem os prazos, acabamos postergando ou acabamos conciliando de forma errada os nossos horários.

Ao refletir sobre temporalidade, é bom pensar sobre curto e longo prazo. O que eu posso fazer agora que vai me ajudar a alcançar os objetivos de amanhã.

Se o meu sonho é começar a ganhar dinheiro com fotografia no futuro, o que eu posso fazer hoje para me aproximar desse futuro? Talvez um curso de aprimoramento em fotografia ou começar a divulgar o meu trabalho na internet.

Uma dica é fazer metas diárias e semanais, que aos poucos nos levarão à nossa meta principal.

5) Acompanhe seu progresso e comemore suas vitórias

O seu planejamento precisa ter um aporte físico ou virtual. Algo que seja passível de verificação, pode ser uma planilha, um aplicativo, um site, uma agenda ou caderno.

O método que será utilizado depende do contexto de cada um, o importante é que esse aporte possibilite criar metas a curto e longo prazo.

Os métodos simples e visuais costumam ter bons resultados. Não faça um método que seja muito burocrático, complexo ou difícil de acessar, pode ser desestimulante.

Acompanhe o que deve ser feito e marque quando realizar uma tarefa, se permita comemorar suas conquistas. Assim, aumenta-se a motivação na realização de novas tarefas.

Um método interessante e visual para realização de tarefas é a técnica Kanban. Ela foi criada dentro da empresa Toyota e faz parte do Sistema Toyota de Produção.

Consiste em uma organização por cartões que possibilita a observação do que deve ser realizado, do que já está em andamento e do que já foi concluído.

Saiba mais sobre a utilização dessa ferramenta que pode transformar sua forma de planejamento com a leitura do texto: “O que é Just in Time e Kanban: entenda os conceitos e as diferenças”.

Confira este exemplo:

como-fazer-um-planejamento-pessoal
Esperamos que nossas dicas sobre como fazer um planejamento pessoal tenham sido relevantes para você. Quer continuar acompanhando conteúdos interessantes como esse? Acompanhe nosso blog, siga-nos no Facebook, LinkedIn ou assine o nosso canal no Youtube e não perca nenhuma novidade!

Se o seu interesse é melhorar o seu currículo e destacar-se no mercado de trabalho, confira os  cursos da Frons.  

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - com as certificações Green Belt - 6 Sigma, Aerodinâmica aplicada e Python no currículo, hoje faz parte do time da Fros, ministrando cursos e realizando consultorias na área.