Aprenda como melhorar a liderança e como os comportamentos de um líder podem influenciar na produtividade de uma empresa. Confira também as dicas para alcançar um maior desempenho.

Liderança e produtividade são conceitos interligados, pois os comportamentos do líder são capazes de influenciar o rendimento de sua equipe de profissionais.

Diversas atividades de uma organização dependem das relações entre as pessoas para serem realizadas. Por isso, o gestor deve buscar formas de melhorar as relações pessoais internas, incluindo chefes e subordinados.

A produtividade de uma equipe é afetada pela liderança, porém existem diferentes estilos de gestão.

Nem sempre a qualidade está relacionada à carga horária dos trabalhadores, mas sim à forma como as tarefas são demandadas pelos líderes.

Continue lendo e aprenda como melhorar a liderança. Boa leitura!

Influência da harmonia no ambiente de trabalho

Wilson Ristori é administrador e especializado em Comunicação Interpessoal.

Em seu canal pessoal no Youtube, Ristori afirma que a tendência no mundo dos negócios é a de que os ambientes de trabalho se tornem cada vez mais humanizados.

Para ele, a liderança tem que ser exercida de forma que considere a felicidade dos trabalhadores.

Ristori afirma também que cada vez mais as empresas estão constatando que o bem estar dos colaboradores traz lucro e alta produtividade.

Um bom líder não é simplesmente um chefe, ele não exerce seu poder através de ordens autoritárias de forma distante e sem se envolver com os demais.

O líder é alguém com quem as pessoas desejam trabalhar, deve saber inspirar os demais. Essa inspiração surge do exemplo, quando o mentor possui conhecimento e experiência que lhe permitem fazer um bom trabalho.

Além disso, ele também inspira os outros através de personalidade, de sua inteligência interpessoal e da construção de um bom relacionamento com os colaboradores.

Saiba quais são os melhores cursos para gestores no artigo: ‘Top 6 melhores cursos para gestores de empresas’.

Wilson Ristori também conta que o líder deve inspirar a mente e direcionar a ação:

“Nada supera a satisfação de trabalhar em um espaço em que as pessoas possuem um bom nível de relacionamento. Por isso, cada vez mais as empresas têm dado o mesmo valor ao conhecimento técnico e as habilidades interpessoais de um colaborador. Em cargos de liderança, essas habilidades são ainda mais valorizadas”, conta.

Saiba mais com a leitura da matéria: ‘Perfil de um bom líder: 7 dicas para exercer liderança da melhor forma’.

Produtividade dos colaboradores na empresa

O principal objetivo da produtividade é entregar maior quantidade de determinado produto ou serviço, economizando o máximo de recursos possíveis.

Entretanto, a economia não pode interferir na qualidade dos produtos ou serviços.

As empresas que realizam uma gestão de processos efetiva, ao planejarem estratégias para remodelar suas atividades, visam entregar o mesmo produto com menos esforço.

Para conseguir entregar serviços com qualidade e de maneira eficaz é preciso um engajamento de todos os colaboradores.

O empenho dos profissionais é interligado com o exercício da liderança de maneira positiva. O setor de Recursos Humanos (RH) de uma empresa pode auxiliar os gestores na hora de se relacionar com os funcionários.

O objetivo da área de RH é comunicar os valores da organização para os funcionários e realizar um equilíbrio entre os desejos dos trabalhadores e os valores da instituição. Os profissionais dessa área são, geralmente, por psicólogos organizacionais.

A equipe da Frons entrevistou a psicóloga Maria Eugênia Amaral. Ela é parceira de uma organização que oferece consultoria para empresas e ressalta a importância de uma boa comunicação entre o líder e os liderados.

Para ela, é preciso que os membros sempre sejam informados sobre o objetivo das tarefas que realizam. O mentor deve comunicar a importância das atividades, assim se tem mais engajamento por parte dos colaboradores.

Para que esses objetivos sejam compartilhados com clareza, entenda primeiramente como defini-los de forma eficaz!

Amaral também ressalta que o líder deve entender “que a equipe não é somente uma soma de indivíduos. Nela há diferentes saberes, habilidades e personalidades.

Cabe à empresa reconhecer estas particularidades e buscar desenvolver o melhor em cada sujeito, sempre buscando a integração dessas competências e a busca por resultados coletivos”, conta a psicóloga.

Liderança e produtividade: atitudes que fazem a diferença

Quando o assunto é como melhorar a liderança, o empresário Elon Musk pode ser uma boa referência.

Musk possui um currículo diversificado e bem sucedido. Ele esteve envolvido na criação da Tesla Motors, que fabrica carros elétricos, do Paypal, um serviço de pagamentos online e da SpaceX, uma empresa que fabrica foguetes.

“Seu cargo faz de você um gerente, mas seu pessoal faz de você um líder. Queremos que nossos líderes encontrem maneiras de motivar e inspirar suas equipes, reduzir os entraves no trabalho e remover o que atrapalha o desenvolvimento da equipe” afirmou Musk para o site Glassdoor.

O conselho de Musk para os demais gestores é não perder tempo com o que não transforma verdadeiramente as atividades da empresa.

Muitos líderes, focam em ações que não melhoram a produção de uma organização.

O gestor deve conhecer os processos da empresa e seus funcionários

É preciso que a liderança tenha amplo conhecimento sobre as atividades de sua empresa, para que consigam realizar ações condizentes com os resultados que procuram.

Um mentor mal informado pode gerar frustrações em seus colaboradores ao demandar ordens que não são condizentes com a realidade.

Por exemplo, em uma empresa determinado funcionário tem como função a montagem de uma peça. Para isso, ele precisa do fornecimento de parafusos, mas os fornecedores atrasaram a entrega desse material. Como consequência, o trabalhador atrasou para realizar sua tarefa.

Um gestor que não está a par dos processos de sua empresa, pode cometer o equívoco de dar uma bronca nesse funcionário, já que seu serviço está atrasado. Assim, criando um atrito desnecessário com o funcionário.

Porém, um líder que conhece e está informado sobre os processos da empresa, pode perceber que o atraso é referente ao fornecimento.

Portanto, ele vai procurar ações que agilizem a entrega de materiais. Dessa forma, ele soluciona o problema, ao invés de gerar conflitos desnecessários e sem resultados transformadores.

Quer dicas de como conhecer melhor as atividades de seu empreendimento? Leia nosso artigo: ‘Como fazer mapeamento de processos: 8 etapas fundamentais.

Como melhorar a liderança: 5 atitudes de impacto

1) Conexão com os colaboradores

Segundo Musk, visando como melhorar a liderança e a conexão entre o líder e a equipe, o gestor deve:

  • expressar o que sente;
  • demonstrar que se importa;
  • expor seus princípios.

Como resultado se consegue uma melhor interação com a equipe. Quando a comunicação é realizada com clareza gera-se melhorias na produtividade de uma empresa.

2) Comunicação clara e posicionamento efetivo

Exercer uma liderança que vise uma comunicação não-autoritária, não significa que não se possa cobrar por tarefas. Deve-se realizar essa cobrança com bom senso, de maneira pontual e isenta.

O contrário de uma gestão autoritária não é uma gestão passiva, mas sim uma gestão em que há confiança e respeito entre o líder e os colaboradores.

O mentor deve deixar claro o que espera, seja a realização de uma tarefa ou uma opinião sobre algum processo, para poder cobrar o posicionamento dos funcionários.

Quando todos estão informados sobre o que está sendo requisitado melhora a liderança e a produtividade simultaneamente.

3) Demonstrar reconhecimento de bons resultados

Outra dica recomendada de como melhorar a liderança é: compartilhar vitórias de modo público e críticas de forma privativa.

Quando o líder faz elogios de modo público, isso faz com que o colaborador se sinta valorizado. Bonificações também são aliadas, se você deseja estimular os demais membros da equipe a alcançarem bons resultados.

Já as críticas em modo público podem ser prejudiciais porque nunca se sabe como a pessoa vai interpretar a situação.

Mesmo que seja uma crítica pontual, o colaborador pode se sentir constrangido por estar em público. Chamá-lo para uma reunião pessoal pode ser a melhor solução.

4) Feedback e horizontalidade

O feedback pode ser um aliado de como melhorar a liderança e aumentar a produtividade de sua equipe. É uma ferramenta extremamente necessária na comunicação interna de uma empresa.

É através dele que os gestores poderão comunicar os valores da companhia e quais atitudes dos funcionários estão condizentes com os objetivos e metas da organização.

Por vezes, uma atitude de determinada pessoa está atrapalhando o rendimento da equipe, porém o colaborador pode não ter consciência de que seu comportamento está sendo prejudicial.

As críticas devem ser pontuais, sempre focadas na atitude e não na pessoa. Se o colaborador deixou algo desorganizado, não diga “você é desorganizado”, foque na atitude “os arquivos ficaram desorganizados”. Assim, o foco é profissional e não pessoal.

Outra forma de deixar o momento do feedback mais horizontal, é pedir a opinião do colaborador sobre a gestão da empresa, se há algo que ele acredita que deve ser mudado.

Essa conduta também é uma forma de compreender melhor os seus funcionários. Uma equipe que se conhece e interage, costuma alcançar melhores resultados.

A equipe da Frons entrevistou a Consultora Sênior de Carreira da Produtive que explicou os pontos mais importantes do feedback. Confira: ‘Como fazer feedback empresarial em 6 etapas práticas’.

5) Mantenha uma boa postura: dê o exemplo

A produtividade é influenciada pelo comportamento do líder, ele deve apresentar o comportamento que deseja receber dos funcionários.

O líder é um modelo no qual os funcionários observarão e tomarão como correta dentro da empresa.

É importante também que o gestor esteja atualizado e bem informado sobre sua área de trabalho, para desempenhar seu papel da melhor forma possível.

Aprenda mais ideias para melhorar a produtividade da empresa

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Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.