Como melhorar seu desempenho profissional: 6 dicas fundamentais

O desempenho profissional diz respeito a como um profissional executa suas atividades no dia a dia e quais os resultados obteve ao longo de sua jornada. Um profissional com desempenho mediano ou ruim precisa desenvolver um plano de ação para aumentar esse índice.

Aprenda quais atitudes devem ser tomadas para melhorar seu desempenho profissional e como elaborar um plano de carreira para seu futuro

Caso você esteja procurando um emprego ou já possui um, é sempre bom ter em mente que as empresas valorizam quem está buscando maneiras de como melhorar seu desempenho profissional. Portanto, refletir sobre o seu desempenho e pensar em formas de melhorá-lo pode chamar a atenção de recrutadores. Da mesma forma, se você já tem um emprego, pode auxiliá-lo a se destacar dentro de sua companhia.

O crescimento profissional pode trazer benefícios como aumento salarial, reconhecimento, benefícios e a obtenção de melhores oportunidades. Além disso, a própria busca pelo desenvolvimento acarreta em um contato maior com estudo e conhecimentos aprofundados, que possibilitam uma maior autonomia dentro de sua área.

Uma pessoa que demonstra ter um bom desempenho profissional é aquela que domina o conhecimento técnico e comportamental exigido pela organização. Por isso, é necessário sempre estudar e se atualizar para se manter no nível de capacidade técnica exigida ou até se manter acima do nível exigido pela empresa. Entretanto, há alguns comportamentos e habilidades que podem melhorar ainda mais a sua performance dentro da empresa.

Fatores que geram um bom desempenho profissional

1) Organização

Pode parecer apenas uma norma de senso comum, mas a organização realmente faz diferença na atuação de um trabalhador. Uma prova concreta disso foi a reconstrução das empresas japonesas no período pós segunda guerra. Essas organizações utilizaram e criaram métodos para aplicar organização extrema e otimização dos ambientes de trabalho.

Essas metodologias são utilizadas até hoje em corporações, como o conceito de 5S,  uma técnica criada por donas de casa japonesas que foi implementada no ambiente corporativo. Outra filosofia é o Lean Manufacturing, que tem como regra a criação de um ambiente enxuto e produtivo dentro das organizações.

Pessoas que conseguem manter um nível elevado de organização tendem a conseguir trabalhar de forma mais produtiva, mais eficiente e menos estressante. Além disso, as tarefas são realizadas mais rapidamente, pois não se perde tempo procurando informações no meio de uma papelada desorganizada.

2) Ir além da mera execução de tarefas

Trabalhadores que realizam um bom trabalho e dão o melhor de si costumam ser valorizados dentro do ambiente profissional. É necessário ir além dos limites da simples execução das tarefas e demonstrar conhecimento que possa agregar melhorias dentro dos processos da empresa.

Procurar aumentar as suas capacidades profissionais é algo que gera benefícios não só para a empresa, mas para o funcionário em si. Aprender e se manter atualizado é essencial para poder tomar as melhores decisões para você e para a sua área de atuação.

Optar por cursos de capacitação pode ser interessante para crescer profissionalmente. CAE treinamentos oferece alguns cursos gratuitos que podem ajudar a melhorar o seu desempenho no trabalho. 

3) Aprender a trabalhar em equipe

Pessoas que tomam atitudes sem consultar, informar ou debater com o grupo em que estão inseridas podem tomar atitudes divergentes das necessárias para a empresa. A relação entre os profissionais de uma organização é de necessidade mútua, o lema “duas cabeças pensam melhor do que uma”, costuma ser verdadeiro.

O economista Luiz Belluzzo, em entrevista para o documentário “Zero Vinte” explicou a importância de um debate democrático onde as pessoas opinem sem preconceitos, para a reconstrução da esfera pública. Ou seja, para o pesquisador, teremos evoluções se debatermos livremente. Ao aplicar esse pensamento no mundo profissional percebemos que deve-se trabalhar em equipe e visar unicamente a escolha de decisões positivas, deixando as vaidades e os preconceitos de lado. 

Os funcionários precisam um do outro para evoluir juntos e a empresa precisa oferecer um ambiente em que eles tenham a oportunidade de evolução conjunta. Para trabalhar em equipe é preciso ter empatia, assertividade, saber pedir ajuda e ajudar quando necessário.

4) Antecipar tarefas

Se está refletindo sobre como melhorar o seu desempenho profissional é preciso deixar de lado a procrastinação, sempre que conseguir. Não deixar para amanhã o que você pode fazer hoje é fundamental para se ter um dia produtivo e não se perder em meio às suas atividades. Assim como, refletir sobre o que é necessário para a realização das tarefas que aparecerão, podendo, então, se manter preparado.

Lembrando que procrastinar é diferente de tirar aquela pausa para dar uma respirada e descansar. Momentos de descanso podem ser aliados para quem deseja produzir mais.

5) Conheça seus gatilhos de distração

Se você costuma acessar o celular para conferir suas mensagens e quando se dá conta, já se passou meia hora, isso significa que você caiu em uma armadilha de distração digital. As redes sociais são um grande inimigo de quem deseja se manter focado, pois possuem mecanismos que podem ser até viciantes. Às vezes, é necessário cortar o mal pela raíz, tomando decisões mais extremas sobre como controlar sua vida online.

6) Valorize seu lazer

Investir tempo e parte do seu dinheiro em lazer  é imprescindível. Ter um hobby pode ser essencial, pois seres humanos não servem somente para produção, não somos máquinas programadas. Ao aproveitar o seu tempo livre, você terá mais energia ao realizar atividades profissionais.

Quer mais dicas de como se preparar para o mercado de trabalho? Confira esse vídeo que nosso Master Black Belt, Carlos Santer, traz algumas para você!

Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

 

Como melhorar seu desempenho profissional utilizando plano de carreira

Até aqui, você teve acesso a informações sobre como melhorar seu desempenho profissional, mas também deve-se refletir se você sabe o que deseja e aonde quer chegar. 

De forma resumida, um plano de carreira visa tirá-lo de onde você está e levá-lo para o seu estado desejado, no qual você possa se tornar o protagonista do seu caminho pessoal e profissional. Porém, antes de tudo é é primordial ter autoconhecimento para saber quais são os seus interesses e desejos profissionais.

O plano de carreira deve conter os aspectos pessoais, profissionais e financeiros da vida de um profissional. O método é uma forma de analisar se o que foi planejado está sendo cumprido, se as etapas profissionais estão sendo alcançadas. Para isso, é preciso que o plano contenha datas e seja organizado no papel, em tabelas, em sites ou em aplicativos, possibilitando o gerenciamento dos resultados.

Um planejamento de carreira deve ser pensado:

  • A curto prazo: um ano
  • A médio prazo: três anos
  • A longo prazo: cinco anos

Defina o estado desejado

É preciso refletir sobre onde você deseja estar em sua vida profissional em curto, médio e longo prazo. A partir de então, é preciso definir objetivos, isso possibilitará que você guie melhor sua carreira e identifique com mais propriedade as oportunidades que podem surgir.

Entenda os motivos por trás de seus desejos profissionais

Ao identificar os objetivos que você deseja para sua carreira é importante entender as motivações que te levam à esses desejos. Dessa forma, você tem mais certeza do porquê deseja determinada meta e onde esse objetivo pode te levar.

É recomendado refletir sobre:

  • Por que valerá a pena alcançar tal objetivo?
  • Por que isso é importante?
  • Quais benefícios esse objetivo me trará?
  • Sinto curiosidade ou motivação a respeito das metas que estipulei?

A motivação é muito importante para que o profissional consiga se manter produtivo dentro do seu plano de carreira. Ao trabalhar com temas que não despertam a curiosidade ou não estão vinculados com seus objetivos, o trabalhador pode acabar desistindo, o que pode gerar frustrações e estagnação.

Saiba o que é necessário para atingir os seus objetivos

Caso o seu desejo seja ser promovido para determinado cargo dentro da empresa, pense no que é necessário para chegar lá. Analise se possui todo o conhecimento recomendado ou se há algum curso que te deixaria mais capacitado para tal objetivo. A partir dessas reflexões, deve-se traçar meta: mapeie o que precisa ser mudado ou alcançado para conseguir o cargo.

Definir objetivos e metas é a base para um bom planejamento de sucesso. Você sabe qual a melhor forma de defini-los e otimizar seu dia-a-dia? Nós podemos te ajudar:

Tenha conhecimento de mercado

É importante pesquisar sobre sua área de atuação e manter seus conhecimentos atualizados. Pode-se ter acesso à tendências e informações atualizadas através de cursos, participação em eventos e congressos, contato com profissionais da área e também realizar pesquisas buscando informações aprofundadas.

Confira em 13 dicas de como se capacitar para o mercado de trabalho.

Pode-se avaliar também, se a empresa em que você está inserido é capaz de atender seus desejos e ambições. Se a companhia está sendo capaz de oferecer um plano de carreira interessante e estruturado para seus funcionários, possibilitando o crescimento profissional dentro dela. Dependendo da sua resposta para essa questão, pode ser a hora de considerar abrir sua própria empresa ou se tornar um profissional autônomo.

Afinal, todos devemos acreditar em nossas capacidades de crescer profissionalmente. Entretanto, a autonomia demanda responsabilidade, estudos e pensamento estratégico dentro de sua área. Para tanto, é necessário se especializar! Se deseja reduzir a probabilidades de erros dentro de uma empresa ou negócio realize o curso gratuito da CAE Treinamentos em White Belt da metodologia Seis Sigma. Nesse treinamento, são abordados como otimizar processos, reduzir variabilidades e utilizar ferramentas de maneira correta de acordo com a realidade do seu objetivo.

Outras ferramentas também podem ser auxiliadoras para o processo de melhora do desempenho profissional. Especialmente para quem deseja abrir seu próprio negócio ou ser um profissional autônomo, é necessário ter uma melhor organização das tarefas a serem cumpridas e, falando nisso, a realização de cursos para entender amplamente ferramentas como o Excel ou o FMEA podem ser diferenciais enormes para a atuação de um negócio.

Se você chegou até aqui e CURTIU o nosso conteúdo, gostaria de te contar que esse é exatamente o nosso propósito, entregar conteúdos de qualidade para que pessoas como você possam alcançar seus objetivos profissionais muito mais rápido.

Disponibilizamos conteúdos diariamente em nossas redes sociais, canal do Youtube e, até mesmo, em nossa comunidade do Telegram. Junte-se a nós e evolua um pouquinho a cada dia!

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - com as certificações Green Belt - 6 Sigma, Aerodinâmica aplicada e Python no currículo, hoje faz parte do time da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.