A dinâmica de grupo é o pesadelo de quase todo candidato a uma vaga de emprego. Entretanto, o desespero pode deixar de fazer parte da sua preparação. Como? A seguir preparamos dicas de como se preparar para uma dinâmica de emprego. 

Como se preparar para uma dinamica de emprego

Realmente a dinâmica não é uma situação confortável. Você está entre várias pessoas que não conhece, todas disputando uma ou algumas vagas de trabalho e precisando trabalhar em equipe.

Entretanto, diferente do que algumas pessoas pensam, a dinâmica de grupo é bastante necessária para a maioria das vagas e cargos de uma organização, isso porque uma hora ou outra todo mundo vai ter que trabalhar em equipe, dentro de uma empresa.

Saber como se preparar para uma dinâmica de emprego vai te deixar mais confiante para executar as tarefas propostas. Além disso, alguns insights podem ser diferenciais para sua aprovação, ou não.

Como se preparar para uma dinâmica de emprego: 7 dicas até a próxima fase!

1. Entenda o que é analisado em uma dinâmica de grupo

É claro que cada empresa vai elencar os critérios de avaliação e o perfil comportamental que estão procurando para aquela vaga em específico. Entretanto, algumas características são geralmente apreciadas. Em certo nível podemos dizer que elas são universalmente desejadas em um futuro colaborador.

A proatividade e a iniciativa são características muito valorizadas em quase todos os processos de recrutamento e seleção.

Saber organizar o tempo de cada etapa da atividade e criar processos claros dentro de uma dinâmica vai mostrar que você é um profissional capaz de ter uma alta produtividade, produzindo mais em menos tempo. 

A iniciativa é medida pela capacidade de propor soluções e se disponibilizar para realizá-las. Em um mercado altamente competitivo esse é o sonho de toda empresa: poder contar com colaboradores para ajudar a pensar e realizar melhorias.

Se você está concorrendo a uma vaga de liderança vai precisar mostrar que é um bom líder. Entre as características que mais mostram isso estão:

  • conhecimento técnico sobre processos e ferramentas;
  • capacidade de tomar decisões;
  • gerenciar uma equipe dividindo tarefas de acordo com a função e capacidade de cada um;
  • saber ouvir seus companheiros;
  • inteligência emocional e mais.

Todas essas características podem ser aperfeiçoadas por meio de treinamentos para liderança. Saber como se preparar para uma dinâmica de emprego vai te ajudar a desenvolvê-las.

Nunca se esqueça que a se capacitar para o mercado de trabalho é um processo contínuo e não deve parar mesmo após a conquista da tão sonhada vaga!

Leia também: Como se preparar para um processo seletivo? 5 dicas práticas

2. Seja pontual e esteja de acordo com o ambiente

Não se atrase! Acho que eu nem preciso explicar porque esse é o item mais importante e mais básico da sua lista de como se preparar para uma dinâmica de emprego.

Além disso, tenha em mente o tipo de empresa para o qual vai trabalhar. O dress code é formal ou mais casual?

Independente da resposta evite roupas como bermudas e saias curtas. Prefira um tênis ou sapato fechado. Sandálias mais formais também são uma boa pedida.

3. Conheça a vaga e a descrição do cargo

Parece óbvio mas muita gente passa um processo seletivo inteiro sem saber qual é a função que irá exercer.

Você pode até saber para qual cargo é a vaga, mas sabe o que a empresa espera do profissional que vai ocupar aquela posição?

Saber detalhes sobre esse cargo vai ajudar você a mostrar quais de suas habilidades técnicas e pessoais serão mais relevantes para a equipe com a qual trabalhará.

Por exemplo, uma empresa que está em busca de um gestor de vendas pode esperar que o profissional seja capaz de trazer um maior número de novos clientes para o escritório através da participação em eventos, palestras, workshops, visitas e ligações. Entretanto, ela também pode estar em busca de um profissional que possa inovar no setor aplicando técnicas de gestão de clientes, Inbound Sales e fidelização. 

Esse é apenas um exemplo de como o nome do cargo pode dizer pouco sobre ele.

Caso a empresa não tenha disponibilizado uma descrição sobre a vaga tente ligar para o setor de RH antes mesmo se se inscrever e pergunte se ele tem mais informações sobre o cargo.

Você também pode aproveitar o primeiro contato com os recrutadores (geralmente uma entrevista particular) para perguntar mais sobre a vaga. Não exija muitos detalhes, mas mostre interesse e tire suas dúvidas gerais.

Com esse passo de como se preparar para uma dinâmica de emprego você vai poder destacar suas habilidades e experiência de maneira mais direcionada. 

4. Saiba mais sobre a empresa

Hoje em dia uma simples pesquisa no Google resolve essa questão.

Ao se preparar para uma dinâmica de emprego você deve dedicar um tempo para conhecer mais sobre a organização para a qual você deseja trabalhar. 

Isso vai ajudar você a entender se os valores que a organização carrega estão alinhados aos seus e se o escopo de trabalho combina com a sua formação e com o que você deseja fazer da sua vida.

Vá além e conheça um pouco da história da marca e de sua visão. Tudo isso você encontra facilmente no site da empresa.

Entenda o ramo do negócio, os produtos e serviços comercializados.

Que tipo de cliente essa empresa atende?

Saber tudo isso é importante em um processo de como se preparar para uma dinâmica de emprego, afinal essas informações te deixam mais confiante e te ajudam a responder perguntas que podem surgir ao longo da dinâmica.

Também é importante usar essas informações a seu favor ao se apresentar ou ao apresentar o resultado do trabalho de grupo.

5. Saiba quem é você e o que tem de melhor!

“Fala um defeito e uma qualidade que você acredita ter”. Essa é uma frase clássica de processos seletivos, entretanto, costumeiramente é usada em entrevistas individuais. De qualquer forma ao se dedicar a como se preparar para uma dinâmica de emprego você também deve se conhecer a fundo e pensar no que falará sobre suas experiências e personalidade. 

Evite respostas prontas. Seja autentico e fale a verdade.

Ser você mesmo vai te deixar mais calmo sem tentar fingir ser o que e quem não é.

Lembre-se: quando você for aprovado vai ser impossível manter a máscara por muito tempo.

É bem provável que você precise se apresentar por isso, em uma folha de papel, liste os tópicos que você deseja falar de si e elenque uma prioridade. O que é mais importante sobre você?

Não decore! Use a lista antes de começar a falar apenas para recordar dos tópicos mais importantes, mas deixe-a de lado, respire e solte o verbo!

Nada de demorar muito tempo! Seja direto e objetivo, porém não deixe de contar sobre:

  • sua formação (faculdade, pós-graduação, cursos);
  • sua experiência (tempo e outras empresas);
  • o que você gosta de fazer;
  • o que te motiva;
  • porque está tentando essa vaga.

Responda tudo isso como se estivesse conversando com um amigo, claro, de maneira mais formal e contida.

6. Seja educado e favoreça um bom ambiente

Educação é bom e todo mundo gosta.

Muita gente acaba deslisando nesse quesito por estar muito nervoso e com medo de parecer muito expansivo. Entretanto, pequenas coisas como dar bom dia ao entrar na sala da dinâmica é algo simples, educado e que já mostra um traço positivo da sua personalidade.

Além disso, seja agradável e educado durante a atividade.

Não force uma simpatia exagerada. Seja natural, mas sempre educado e respeitando seus colegas.

NUNCA INTERROMPA NINGUÉM! Essa é uma regra de ouro para NÃO conquistar a antipatia dos demais candidatos nem a dos recrutadores.

Seja para qualquer vaga, espere uma pessoa terminar, levante a mão e peça a palavra. Seja calmo ao expor sua opinião para não constranger nenhum candidato que tenha falado antes de você.

É bastante comum encontrar o senhor “engraçadinho” em dinâmicas de grupo. Em um ambiente como este, o bom humor pode ser uma ótima forma de relaxar o grupo e criar um ambiente mais amistoso e feliz, mas saiba medir o tom e o número de vezes da brincadeira.  Resumindo, evite aparecer negativamente.

Como se preparar para uma dinamica de emprego

7. Participe da atividade

O oposto do “senhor engraçadinho” é aquela pessoa que “entra muda e sai calada” de uma dinâmica de grupo. Nenhum dos dois perfis são desejados.

Se a empresa recrutadora criou essa etapa dentro do processo seletivo é porque ela deseja avaliar a atuação dos candidatos em diferentes situações que são propostas.

Ficar apático durante as atividades, não dar opinião e não questionar vai mostrar que você não tem iniciativa, não sabe trabalhar em grupo ou não tem conhecimento suficiente para estar entre os demais.

E ai? É assim que você deseja ser visto?

Não se esconda! Mostre quem é você e qual é o seu potencial.

Como dissemos acima, seja você. Por isso, caso tenha uma personalidade mais tímida, se mantenha discreto e profissional mas dê sua opinião durante a execução das atividades, afinal, no dia a dia da empresa você também precisará ajudar sua equipe. Isso acontece quando você expressa sua experiência e conteúdo.

Ao concordar ou discordar de alguma fala dê a sua opinião adicionando dados e argumentos diferentes ao debate. Torne o ambiente mais rico e produtivo.

Conclusão

Aplicar os princípios básicos de como se preparar para uma dinâmica de emprego vai mostrar para os recrutadores que você está pronto para assumir sua vaga.

O mais importante é que você se sinta confiante, sem precisar dominar a conversa ou apagar o restante do grupo.

Esperamos que as 7 dicas de como se preparar para uma dinâmica de emprego te ajude na busca de sua vaga.

No vídeo abaixo você tem mais algumas dicas para se destacar de maneira geral no mercado de trabalho, seja na entrevista ou no dia a dia na empresa. Vale a pena assistir:


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

A Frons é uma empresa formada por engenheiros experientes, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Oferecemos cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado. Incluindo o Lean Seis Sigma.

Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade.

Conheça nossos outros cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.