Como se destacar no mercado de trabalho: 5 dicas essenciais

Veja como manter uma conduta profissional e ter uma rede de contatos duradoura. Saiba como se atualizar, aprender mais sobre sua área e se destacar no mercado de trabalho

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo pois o nível de qualificação dos candidatos têm aumentado significativamente. O mundo digital em que vivemos exige que estejamos atualizados tecnologicamente ou podemos ficar para trás em nossas áreas. Não tem como se destacar no mercado de trabalho sem se manter atualizado.

Outro fator que influencia a competição mercadológica é que a realização graduações, pós graduações e outros cursos qualificantes se tornou mais comum atualmente. Porém, a boa notícia é que com os avanços da tecnologia também se tornou mais fácil ter acesso à esses cursos, basta estar conectado à internet.

Se você está procurando um emprego ou tentando se realocar no mercado de trabalho é preciso se destacar e se manter atualizado. É necessário realizar algumas etapas e estar atento à alguns pontos fundamentais.

1) Formas de acesso ao mercado: Ver e ser visto no mundo digital

Atualmente, grande parte das contratações e realocações no mercado de trabalho são realizadas através de meios digitais. Empresas pequenas e grandes têm feito anúncios através de redes sociais como o Linkedin, o Facebook, o Instagram e o Twitter.

Esses anúncios podem ser feitos pela a empresa de forma simultânea e podem também ser publicados em apenas uma dessas redes sociais. Por isso, você precisa monitorar as todas redes sociais dos locais em que deseja trabalhar de maneira frequente. Nas redes há mecanismos para que as notícias sobre determinada empresa sempre apareçam em sua timeline, o que pode ser um facilitador para quem quer se manter atualizado sobre vagas e oportunidades em tempo real.

Para ser lembrado também é fundamental manter comunicação com sua rede de contatos (também conhecido por networking). As redes sociais, se forem utilizadas de forma consciente, podem auxiliar no networking. Existe uma série de interações que podem ser feitas online para manter o contato com as pessoas. Porém, há alguns comportamentos online que podem causar algum constrangimento para você ou para possíveis empregadores. Por isso você deve estar familiarizado com as regras de conduta de cada rede social.

Não só no meio digital vive o networking, também pode-se participar de eventos da área, ir em grupos de discussão ou até mesmo sair com amigos para conhecer novas pessoas. Rede de contatos é algo muito importante para saber como se destacar no mercado de trabalho e estar informado sobre sua área de atuação. Veja mais em “Dicas de como fazer networking e aumentar a rede de contatos”.

2) Como se destacar no mercado de trabalho usando inteligência interpessoal

Se relacionar de maneira positiva com as pessoas ao seu redor faz com que você tenha mais facilidade em manter uma rede de contatos.

O termo “inteligência interpessoal” foi criado por um pesquisador em Psicologia da Universidade de Havard, Howard Gardner. Segundo seu livro “Estruturas da Mente” (1983), as pessoas não possuem somente uma forma de inteligência e sim, várias. Posteriormente, o Gardner chegou a conclusão de que seriam 9 formas de inteligência, sendo todas igualmente importantes.

Para o psicólogo, essas inteligências têm ligação com a bagagem genética de cada um de nós. Entretanto, há uma boa notícia: elas podem ser estimuladas. Esse tipo de inteligência diz respeito a capacidade de entender desejos, intenções, emoções e as situações sociais em que nos envolvemos. Porém, não basta apenas entender, mas também saber como agir diante das diversas situações sociais do dia-a-dia.  

Portanto, a inteligência interpessoal envolve a emoção e a razão. Através do raciocínio gerado pela empatia a pessoa exerce hábitos, atitudes e comportamentos que a tornam facilmente aceita em seu local de trabalho, ou em outros locais.

Algumas características da inteligência interpessoal são:

  • ser prestativo
  • saber ouvir o outro
  • humildade
  • ser atencioso
  • ter disposição
  • ser bem-humorado
  • saber elogiar e estimular os colegas de trabalho
  • saber negar ou corrigir de forma educada e pontual

Dentre as características acima, saber ouvir talvez seja a mais importante delas. A máxima “todos gostam de atenção”, costuma ser verdadeira, sendo assim, todos gostam de ser ouvidos e considerados. Atitudes, como as da lista acima, fazem com que sua rede de contatos se lembre de você quando surgir uma oportunidade na sua carreira. Lembrando que não há como se destacar no mercado de trabalho sem que as pessoas saibam quem você é.

Quer saber mais sobre como ganhar destaque profissional? Dá uma olhada no que o nosso especialista Master Black Belt Carlos Sander traz sobre o assunto:

3) Atualização constante: ensino a distância (EAD) pode ajudar

No mundo tecnológico em que vivemos, a maioria das carreiras sofrem transformações constantes. Não tem como se destacar no mercado de trabalho se o profissional não acompanhar as evoluções de sua área.

Quanto mais conhecimento na sua área você obtiver, mais poderá resolver problemas e se sentir seguro para tomar decisões.

Um grande facilitador são os cursos a distância, pois podem ser realizados dentro de casa e sem hora marcada. Dessa forma, o profissional pode conciliar o tempo dos seus estudos com suas outras atividades. Além disso, o EAD possui mensalidades mais baratas do que os cursos presenciais.

Você conhece as diferenças e benefícios que tem o treinamento online? Entenda já qual a importancia dessa metodologia para sua especialização!

A CAE Treinamentos oferece alguns cursos EAD gratuitos para auxiliar quem deseja se aprimorar para se destacar no mercado de trabalho. Como o treinamento em Lean Seis Sigma e White Belt, ambos auxiliam a otimizar processos, gerando maiores resultados dentro de empresas. Outra vantagem dos cursos da CAE é que o aluno tem acompanhamento online para tirar suas dúvidas. Esse suporte é feito em tempo real com especialistas.

4) Como se destacar no mercado de trabalho através de organização e planejamento

A base de uma carreira bem sucedida é o foco, é necessário saber onde se quer chegar e estipular formas alcançar esse propósito. Entretanto, quando falamos de organização, devemos extrapolar os limites convencionais que são dados à essas palavras. É essencial se organizar não somente no âmbito do seu trabalho, mas considerando os seus desejos e as diversas esferas do cotidiano.

É recomendado a realização um planejamento estratégico que vise seus objetivos. Por exemplo, se deseja aumentar seu networking através de redes sociais, você terá que incluir isso no seu planejamento. Pode-se separar alguns dias da semana para estudar sobre redes sociais e colocar em prática o aprendizado.

 Também é importante dizer não ao comodismo, mesmo que o profissional ocupe um cargo estável, ele deve continuar se desenvolvendo.  Ficar estagnado e preso a uma função, não é recomendado, principalmente quando vivemos em uma realidade com constantes transformações. Portanto, se deseja manter um aprendizado contínuo, deve-se planejar como vai obter esse conhecimento. Separe uns dias para pesquisar cursos e separe um tempo para assistir às aulas.

Às vezes é saudável parar para refletir sobre o futuro, através dessas reflexões sobre nossos desejos podemos tomar atitudes mais pertinentes aos nossos sonhos. De nada adianta gastar esforços com atividades que não rendem frutos. Por isso, devemos saber exatamente qual o objetivo das ações que você executa no trabalho e no dia-a-dia.

É sempre bom ressaltar que um ambiente desorganizado também atrapalha a produção e o foco do profissional. No japão foram desenvolvidas técnicas para proporcionar melhores ambientes de trabalho. Pode não parecer, mas o ambiente é realmente um influenciador na produtividade e na redução da variabilidade. Quer saber mais sobre essa técnica japonesa que pode ser aplicada no ambiente de trabalho, seja ele dentro ou fora de casa? Confira essa publicação.

5) Tenha conhecimentos que melhorem o lucro das empresas

Redução de custos é um atrativo forte para os recrutadores das empresas. Quando seu currículo aponta que você possui conhecimento para aumentar a lucratividade de uma companhia, isso pode ser um diferencial.

Saber otimizar atividades, gerenciar processos também é um bom ponto para quem deseja de destacar. Um profissional que sabe identificar os erros e como corrigi-los gera, como resultado, o aumento da produtividade de um negócio. Existem certificações que oferecem esses conhecimentos como a metodologia Lean Seis Sigma.

Através da aprendizagem de métodos como o Lean Seis Sigma, passamos a ter acesso à outras ferramentas, que antes nos eram desconhecidas. A partir do aprendizado sobre o tema, o profissional ganha capacidade de discernir qual ferramenta deve ser utilizada para solucionar a especificidade de cada problema. Além de aprender a monitorar essas soluções, garantindo uma melhoria contínua dentro da empresa.

Não sabe o que são os Belts dos Seis Sigma ou em qual você se encaixa? Da uma olhada no nosso vídeo abaixo:

Como se destacar no mercado de trabalho com ajuda da  CAE Treinamentos ? A organização oferece diversos cursos que podem atualizar os profissionais em relação ao mercado de trabalho. Assim, como cursos como o Lean Seis Sigma, que reduzem custos e otimizam os processos de uma empresa. Os cursos da CAE são até 80% mais acessíveis  e podem ser parcelados. Além de oferecer suporte aos alunos em tempo real, com apoio de especialistas.

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - com as certificações Green Belt - 6 Sigma, Aerodinâmica aplicada e Python no currículo, hoje faz parte do time da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.