Você está na área de engenharia e se questiona frequentemente como ser um bom engenheiro de produção? Evoluir na carreira é algo que desafia os profissionais em todos os setores do mercado.

Engenheiros de produção são profissionais que analisam processos de fabricação, de negócios e de garantia de qualidade para identificar pontos fracos e desperdícios.

Para se candidatar para um cargo, um engenheiro deve atender aos requisitos de nível educacional, habilidades e experiência requeridas por uma empresa.

Reunir essas características para se tornar um engenheiro disputado pelo mercado de trabalho não é fácil, mas é possível. 

No vídeo abaixo, criamos uma lista com oito requisitos simples e que SÓ dependem de você para melhorar seu posicionamento profissional.


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

Depois dessas dicas temos outras a seguir para ajudá-lo no seu objetivo de como ser um bom engenheiro de produção. Continue lendo e aprenda boas ideias para colocar em prática HOJE!

Dicas: como ser um bom engenheiro de produção

1. Aprenda a falar melhor

A primeira dica de como ser um bom engenheiro de produção é investir no aprimoramento da sua oratória.

Mas eu não tenho que falar em público na minha função, você pode pensar. Mas precisa conversar com seu chefe, explicar um processo para um colega, participar de reuniões de brainstorm, etc.

Todas essas tarefas envolvem se comunicar e ter uma fala coerente, coesa e fluida vai te ajudar a explicar melhor suas ideias e de forma mais natural.

Hoje existem cursos presenciais e também online que podem ser mais práticos se você não tiver muito tempo.

2. Busque apoio de profissionais experientes

Aprender com quem é mais experiente na profissão é outra maneira de como ser um bom engenheiro de produção.

O coach para engenheiros tem sido uma alternativa muito procurada na área para desenvolver melhor as habilidades.

Esse apoio pode vir tanto de profissionais externos quanto da própria equipe da empresa que pode dar apoio aos membros que estão iniciando a carreira.

A mentoria em projetos também é outra ação interna muito efetiva para aprender. Trocar experiências torna o ambiente de trabalho mais colaborativo e aumenta a motivação da equipe

3. Invista em cursos de atualização e aperfeiçoamento

O ciclo de aprendizado para uma carreira de sucesso não termina na graduação. Então outra dica de como ser um bom engenheiro de produção é investir no seu desenvolvimento profissional.

Faça cursos de atualização ou para aprender novas ferramentas que você precisa dominar no seu trabalho atual. 

Essas capacitações vão se tornar diferenciais no seu currículo e ajudar nas mudanças profissionais que você planeja.

Quer se capacitar, mas tem pouco tempo? Então leia o post: Quais cursos a Frons oferece e como escolher aquele que vai alavancar a sua carreira?

4. Conheça o lugar onde você trabalha

Aprender com outras pessoas e se atualizar em cursos são recursos importantes para ser um bom engenheiro de produção.

Mas esse conhecimento precisa ser aplicado no seu ambiente de trabalho. Para ter atitudes coerentes, você precisa conhecer os objetivos e as metas da empresa para vestir a camisa.

Afinal, como se esforçar e criar ideias se você não sabe para onde o barco está indo. Por isso, pesquise, entenda e tire suas dúvidas com um superior para entender quais são as estratégias de gestão.

Assim, você pode investir suas habilidades para contribuir com a empresa e, ao mesmo tempo, ganhar experiência para sua carreira. 

5. Seja receptivo às ideias de outras pessoas

Se você gostou da dica 2 de como ser um bom engenheiro de produção, então você é um profissional que gosta de trocar e conversar com as pessoas.

Ter uma postura aberta permite ampliar seu ponto de vista e ganhar novas perspectivas. Além disso, contribui para criar uma cultura organizacional positiva.

A empresa como um todo ganha quando a equipe é receptiva a todas as opiniões, sabe conversar e evita conflitos desnecessários. 

Exercitar essa capacidade vai te permitir se adaptar a qualquer empresa que você trabalhar. 

6. Dedique-se a se aprimorar na sua função

Os desafios na carreira são diários. E aproveitá-los positivamente é outra maneira de como ser um bom engenheiro de produção.

Para isso, aprofunde seus conhecimentos na sua função atual, pesquise as oportunidades de evolução que ela oferece e, principalmente, como colocá-las em prática no dia a dia. 

Os cursos e treinamentos organizacionais vão ajudá-lo a evoluir e superar os desafios da profissão. 

7. Entenda o papel da mudança

Outra dica de como ser um bom engenheiro de produção é saber usar a mudança a favor da sua carreira.

Seja para se adaptar a um novo procedimento, chefe ou até mesmo uma nova empresa é importante entender que a mudança pode ser difícil, mas sempre será benéfica.

Não se prenda a velhos, conceitos, ideias e funções. Analise com atenção para entender os motivos e trace suas estratégias para se adaptar de forma positiva. 

8. Mantenha a motivação

Para colocar tantas dicas em prática é fundamental ter motivação. Tanto para ser um bom engenheiro de produção quanto uma pessoa boa de se conviver.

É conhecendo a empresa onde trabalha que você vai se inspirar para encontrar as bases para o crescimento da sua carreira, traçar metas e pensar no futuro.

9. Tenha metas profissionais

E falando em futuro, outra dica importante de como ser um bom engenheiro de produção é ter suas próprias metas profissionais.

Você conhece as da empresa e agora precisa desenvolver as suas. Esses objetivos vão ajudar a evoluir constantemente e ganhar mais experiência na sua área de atuação.

Ser o profissional que você deseja depende muito da dedicação que você irá investir.

10. Tenha também um plano de carreira

E para fechar nossas dicas de como ser um bom engenheiro de produção, não poderíamos deixar de citar o plano de carreira.

Muitas empresas oferecem esse acompanhamento para os funcionários, mas se não for o seu caso, faça você mesmo seu planejamento de longo prazo, alinhando metas em ações de curto, médio e longo prazo.

Ter um caminho a seguir vai ajudá-lo a pensar no futuro. 

Invista na sua carreira!

Quer aprender mais e renovar seus conhecimentos? Capacite-se nas melhores ferramentas de qualidade como as certificações Six Sigma, Lean Manufacturing, dentre outras, com os cursos da Frons.

São mais de 100 empresas de renome atendidas e 3.000 alunos capacitados pela plataforma online e cursos in-company.

  • Certificações reconhecidas pelas maiores empresas do país
  • 5 anos de suporte após a conclusão do curso
  • 94% dos alunos classificam os cursos com “ótimo” ou “bom”.

Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.