Sem tempo para ler este texto sobre como ter sucesso profissional? Então, ouça o episódio 86 do FebracisCast, no qual se discute as quatro competências para ser um profissional de sucesso:

Como ter sucesso profissional? Você provavelmente já se fez essa pergunta. Afinal, o mercado está cada vez mais acirrado. Contudo, a receita do sucesso profissional pode ser resumida em cinco dicas:

Seja curioso

Sempre estude

Saiba planejar o seu tempo

Use o seu talento

Trace objetivos

5 dicas para ter sucesso profissional

A corrida pelo sucesso no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada e o recrutamento cada vez mais exigente. 

Não é nada fácil se destacar em um meio tão competitivo. Ainda mais quando muitos concorrentes têm as mesmas qualificações que você ou até um currículo mais robusto. 

Para te ajudar a entender como ter sucesso profissional, a Frons preparou algumas dicas para que você consiga aprimorar as suas habilidades. Confira!

5 dicas de como ter sucesso profissional

1. Seja curioso

A criatividade é uma habilidade muito valorizada pelas empresas, visto que essa competência ajuda na identificação e resolução de problemas, tornando essas tarefas mais ágeis e eficientes.

E, diferentemente do que muitos acreditam, ser criativo não é um dom. Na verdade, essa é uma habilidade que apenas se adquire e evolui com muito estudo e prática.

Sendo assim, procure sempre estar bem informado sobre o que há de mais recente na sua área profissional. Também acompanhe projetos e profissionais que são referências em seu setor.

Em outras palavras: seja curioso! A pesquisa constante é o caminho para se tornar um profissional criativo, que é capaz de resolver problemas com facilidade e rapidez.

2.  Sempre estude

Essa dica é fundamental e não tinha como ficar de fora: estude constantemente! Afinal, a melhor forma de adquirir novos conhecimentos, manter-se atualizado e se destacar no mercado de trabalho é por meio dos estudos.

Portanto, identifique quais são as suas habilidades que podem ser otimizadas e se dedique aos estudos. Dessa forma, você se tornará um profissional cada vez mais completo e capacitado.

Além disso, também estude as tendências e atualizações da sua área. Sabe aquelas que você descobriu por meio de pesquisas por ser curioso? Essas mesmo! 

O mercado profissional sempre está em constante avanço e as pessoas não podem parar de estudar, senão ficam para trás por conta de não estarem atualizadas.

Aproveite a imensidão de informações e conhecimentos que a internet proporciona para ser um profissional de sucesso. Há muitos cursos, artigos e outros materiais para se aprofundar em diversos assuntos.

Inclusive, a Frons possui uma certificação gratuita e online de White Belt – Lean Seis Sigma. Esse curso proporciona conhecimentos básicos na metodologia Lean Six Sigma, que é voltada para a melhoria contínua de processos e pode ajudar a decolar a sua carreira.

A certificação conta com aulas dinâmicas e curtas, apostila exclusiva, suporte de consultores altamente capacitados e certificado. Inscreva-se!

Ficou interessado em saber melhor como se preparar profissionalmente para ter sucesso profissional? Assista ao vídeo abaixo com o Master Black Belt Carlos Sander:

 

3. Saiba planejar o seu tempo

Encontre maneiras de organizar e planejar a sua rotina de trabalho. Dessa forma, você garantirá que o seu tempo de trabalho seja muito produtivo. Assim, você conseguirá cumprir com os prazos das suas tarefas.

Entregar os trabalhos no prazo estabelecido é essencial para transmitir confiança à sua equipe. 

A sua habilidade para a função fica evidente ao respeitar o período definido para execução de uma tarefa. Além disso, os outros colaboradores entendem que podem contar com você.

Veja também: Rotina de estudos: 10 dicas para criar e manter um cronograma eficiente

4. Use o seu talento

Você sabe o que significa ter “talento” em algo? Diferentemente do que se costuma acreditar, isso não quer dizer que alguém nasceu com um dom e é excelente, mesmo sem treino, na realização de uma tarefa específica.

Na realidade, ter talento com algo significa que você tem facilidade para aprender e desenvolver uma habilidade específica. Portanto, de nada adianta ter talento e não trabalhá-lo.

Sendo assim, voltamos ao conselho de que você precisa ser curioso e estudar constantemente. O talento irá te ajudar, mas para ser um profissional de sucesso é preciso desenvolvê-lo.

5. Trace objetivos

É fundamental que você estabeleça objetivos profissionais, tanto gerais quanto específicos para a empresa na qual você está. Isso servirá como uma motivação para que você se mantenha engajado no trabalho para alcançar as suas metas.

Além disso, ter essas informações definidas é essencial para você ter noção da direção que pretende tomar em sua carreira. Assim, será possível analisar o que é necessário para chegar onde você deseja.

Leia também: 8 vantagens do EAD: como alavancar sua carreira profissional

Trace objetivos profissionais

Como adquirir as habilidades para ser um bom profissional?

Como apresentamos nas dicas, estudar continuamente é a principal forma de aprimorar as suas habilidades e se tornar um profissional valorizado pelo mercado.

Mas o que estudar? O assunto de estudo dependerá muito da área na qual você trabalha. Primeiramente, é preciso pesquisar quais são as habilidades mais valorizadas em seu setor e ver o que há de mais atual.

A melhor forma de descobrir essas informações é vendo os requisitos das vagas e fazendo networking com profissionais do mercado.

E onde estudar? Essa é fácil! A internet é um pote de ouro quando se trata de conhecimento. Você pode procurar por cursos, blogs especializados, vídeos, entre outros tipos de conteúdos. Meios para adquirir conhecimento é o que não faltam.

Nesse contexto, aprender a utilizar a metodologia Lean Seis Sigma pode ser uma ótima opção para ter sucesso profissional, independentemente da sua área. 

Como adquirir as habilidades para ser um bom profissional

Essa ferramenta auxilia na otimização de processos, garantindo mais performance, produtividade e, consequentemente, lucro para a empresa.

A Frons é uma plataforma voltada a compartilhar conhecimentos de qualidade sobre essa metodologia com o intuito de capacitar profissionais. Saiba mais sobre a nossa certificação em Lean Six Sigma no vídeo a seguir:

 

Gostou das dicas de como ter sucesso profissional? Deixe um comentário dizendo se elas te ajudaram e acompanhe outros conteúdos nossos!

banner de divulgação do plano premium
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.