Conheça os Indicadores de Desempenho + [5 exemplos práticos]

Se você é dono de um cursinho pré-vestibular, a porcentagem dos alunos que foram aprovados com certeza é um indicador importante para você. Caso você seja dono de um restaurante e queira oferecer um bom serviço para seus clientes, outro indicador pode ser a quantidade de pedidos finalizados por hora. Aqui, citamos alguns exemplos de indicadores de desempenho, métricas essas que têm uma contribuição essencial no controle da empresa. Neste artigo, você irá aprender sobre qual é a importância deles, como determinar os indicadores que podem ser utilizados pelo negócio e irá conferir também um exemplo de indicadores de desempenho. 

O que são os indicadores de desempenho?

Também chamados pela sigla KPI, que significa Key Performance Indicator, os indicadores de desempenho são métricas utilizadas para que seja possível quantificar a performance dos processos das empresas seguindo os seus respectivos objetivos organizacionais.

No ambiente corporativo, ser capaz de mensurar o desempenho é essencial para que a empresa gerencie críticas variáveis e, assim, possa proporcionar uma visão das condições esperadas para o futuro. 

Os KPIs podem ter caráter quantitativo ou qualitativo. Ou seja, utilizá-los significa medir tanto os processos numericamente quanto avaliar a qualidade da execução deles. Assim, é possível obter resultados essenciais para tomar decisões importantes para o futuro da empresa.

Como determinar quais indicadores usar

Atualmente, há diversos tipos de indicadores de desempenho à disposição dos gestores da empresa. Assim, eles podem escolher quais cabem melhor para os objetivos da organização, e os utilizam de acordo com as exigências e planejamento do negócio. 

Para simplificar o processo de tomada de decisão, um dos métodos mais utilizados é o dos Indicadores Balanceados de Desempenho, que possibilita integrar as ações Estratégicas, Operacionais e Organizacionais da empresa. Com ele, torna-se possível definir as estratégias empresariais, a gestão do negócio, o gerenciamento dos serviços e o foco total da qualidade.

Por isso, para definir os indicadores de desempenho ideais para a estratégica da empresa, é importante considerar os principais tipos de indicadores.

Indicadores de desempenho de produtividade

Referem-se ao uso dos recursos da empresa em relação à quantidade de entregas que o processo faz em determinado período. É essencial que os indicadores de desempenho de produtividade sejam acompanhados dos indicadores de desempenho de qualidade; afinal, não há sentido em ter uma larga produção se a qualidade dos itens produzidos não estiver de acordo com o que os clientes do processo esperam.

Indicadores de desempenho de qualidade

Estes KPIs são utilizados para identificar rapidamente as entregas fora do padrão ou eventuais desvios no processos. Eles são obtidos a partir da relação do número de saídas totais entre as saídas sem desvios ou defeitos. É importante que estes indicadores identifiquem qual é a percepção que ficou com os clientes em relação às entregas realizadas.

Indicadores de desempenho de capacidade

Todo processo tem um limite estabelecido em função do tempo. Deste modo, considera-se que há uma quantidade máxima de entregas que poderá ser realizada em determinado período de tempo.

Indicadores de desempenho estratégico

Estes indicadores se referem a objetivos mais amplos, geralmente relacionados ao planejamento estratégico do negócio. Eles mostram o quanto a pessoa está se aproximando da sua visão do futuro.

Indicadores de desempenho específicos

Time to Market

Neste caso, o indicador corresponde ao tempo completo de lançamento de um produto. Ou seja, levará em conta desde a idealização do produto até a disponibilidade para a venda. Geralmente, este é um exemplo de indicador muito utilizado para projetos de desenvolvimento e lançamentos de novos produtos.

Valor do ticket médio

Este é um indicador de desempenho que contribui para a compreensão da dinâmica de vendas da empresa. Este indicador pode ser acompanhado de três formas diferentes: pelas vendas, pelo cliente e pelo vendedor. Utilizando estes três parâmetros é possível identificar o status da performance do setor de forma ampla, identificando as ações que podem maximizar os resultados ou pontos que precisam de melhorias.

Indicador de lucratividade

A maior parte dos empreendedores se preocupa com o faturamento da empresa e, nisso, se deparam com situações em que há resultados positivos, mas não sobra dinheiro. Por isso, calcular o percentual de lucro sobre o faturamento contribui para entender melhor quais têm sido os caminhos seguidos pelo negócio, e quais são as ações que podem ser tomadas para melhorar os resultados. Assim, uma possibilidade é comparar a lucratividade atual com a média apresentada pelo setor no mercado.

Lead Time

Este indicador consiste no tempo de duração de um processo específico e pode ser bastante útil para acelerar as saídas.

Stock Out

Este indicador mostra o número de vezes em que um determinado item ou produto em estoque teve seu saldo zerado.

Giro de Estoque

Este é um indicador de desempenho logístico, que consiste na relação direta entre o consumo (ou saída) e saldo médio do estoque. Vale lembrar que os indicadores de estoque são muito utilizados pelos e-commerces.

Como criar um indicador de desempenho?

Nos parágrafos acima, mostramos alguns exemplos de indicadores de desempenho utilizados para fins diversos. Mesmo assim, pode ser que eles não supram a necessidade da sua empresa. Neste caso, é preciso criar os indicadores de desempenho que realmente contribuam para os processos de gestão.

Para criar o indicador de desempenho ideal para sua empresa, comece compreendendo os principais aspectos da sua oferta ao mercado que mais agregam percepção de valor aos clientes finais. Depois, defina quais são os KPIs que podem contribuir na mensuração das metas realizáveis para entregar estes valores aos clientes. 

Não se esqueça: para que sejam eficientes, estes indicadores de desempenho devem ser fáceis de medir e de entender pelos colaboradores. Outra dica importante é acompanhar constantemente a evolução dos indicadores de desempenho, bem como dos resultados que estão sendo alcançados.

Caso você note que os indicadores de desempenho escolhidos não estão alcançando as metas estabelecidas pelo time, analise e tome as providências necessárias para melhorar os processos em questão.

Para prosseguir com seus conhecimentos em indicadores de desempenho, sugerimos as leituras abaixo:

Indicadores de desempenho de processos: o que são, como usar e 20 exemplos

Indicadores de capital de giro: 4 métricas e porque monitorá-las

Indicadores de performance (KPI): 4 características que devemos saber

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Autor

Jornalista e social media formada pela Unesp.

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