8 dicas para entrevista de emprego: descubra como se sair bem

Sem tempo para ler este artigo sobre dicas para entrevista de emprego? Então, ouça as dicas dadas no podcast do Centro Universitário Celso Lisboa:

Conseguir a oportunidade dos sonhos é certamente o desejo da maioria dos profissionais, não é mesmo? No entanto, para alcançar esse objetivo, é preciso passar primeiro por um processo seletivo que muitas vezes é bem concorrido. Por isso, separamos algumas dicas para entrevistas de emprego:

  1. Esteja bem preparado;

  2. Tenha atenção à sua aparência;

  3. Use a pontualidade a seu favor;

  4. Revise seu currículo e suas habilidades;

  5. Transmita segurança e confiança;

  6. Esteja pronto para responder perguntas;

  7. Demonstre vontade e motivação;

  8. Não minta.

Como o mercado da engenharia está cada vez mais competitivo, especializar-se em alguma área e mostrar o diferencial do seu trabalho já garantem uma ótima primeira impressão. Além disso, ser simpático e atencioso também ajuda você a ganhar alguns pontos.

Confira outras dicas infalíveis de como se comportar em uma entrevista de emprego nos próximos parágrafos!

8 dicas para entrevista de emprego

Confira abaixo oito dicas essenciais para você se sair bem em uma entrevista de emprego!

1. Esteja bem preparado

A nossa primeira dica para entrevista de emprego pode parecer óbvia, mas muitos profissionais não a seguem.

Imagine, uma empresa acaba de entrar em contato com você para agendar uma conversa com o responsável do RH. Ótimo! Definitivamente essa é uma oportunidade importante que você deve aproveitar.

O próximo passo agora é se preparar para o processo seletivo da melhor forma possível. Para isso, pesquise bastante sobre a companhia:

  • leia notícias que tenham saído sobre o setor;
  • entre nas redes sociais da empresa;
  • veja o perfil dela no LinkedIn.

Se possível, converse também com alguém que já tenha trabalhado lá. Aqui, o mais importante é conseguir o máximo possível de informações.

Além de conhecer detalhes da empresa, obviamente também é fundamental estar preparado em âmbito técnico.

Caso você queira saber melhor como se preparar profissionalmente e se destacar no mercado de trabalho, assista ao nosso vídeo abaixo:

Confira também: Como se preparar para uma dinâmica de emprego e ser contratado: 7 dicas

2. Tenha atenção à sua aparência

A maneira como você se apresenta faz parte do processo de como se sair bem em uma entrevista de emprego.

Usar roupas com cores sóbrias — como cinza, preto ou azul — garante uma aparência mais neutra, não importa se a empresa tenha um ambiente mais sério ou descontraído.

Mas atenção: mesmo adotando um padrão de vestimenta para entrevistas, é importante que você saiba ser flexível e esteja confortável com o que usar.

Imagine chegar com roupas formais em uma empresa mais jovem ou colocar tênis e bermuda para uma entrevista em um escritório de engenharia muito tradicional? Em ambos os casos não será causada uma boa primeira impressão.

Para saber como se vestir, consulte as informações que você encontrou sobre a companhia durante a pesquisa realizada.

3. Use a pontualidade a seu favor

Nem uma hora antes nem cinco minutinhos depois, seja pontual! Chegar no horário combinado é uma dica para entrevista de emprego indispensável.

Você sabia que uma das principais queixas dos gestores é o atraso dos funcionários? Então, não erre logo de primeira. Tente ao máximo chegar no horário marcado ou até mesmo um pouco antes.

Caso ocorra algum imprevisto, ligue imediatamente para a pessoa que estará esperando por você. Explique a situação e peça desculpas, demonstrando que realmente aconteceu algo inesperado e que a entrevista é importante.

Lembre-se que nenhum recrutador vai contratar um colaborador que, desde o começo, já mostra descaso com o horário.

4. Revise seu currículo e suas habilidades

Em uma entrevista, é normal precisar falar sobre você e a sua trajetória. Por isso, relembre quais são as suas principais experiências e habilidades com a ajuda do currículo.

Revise linha por linha do que está escrito em seu currículo e procure pensar em comentários relevantes que podem ser feitos sobre cada ponto.

Essa é uma ótima dica para entrevistas de emprego, pois o compartilhamento de detalhes importantes ajuda o recrutador a entender qual é o seu perfil e quais são as suas principais habilidades.

Também vale destacar informações com base no que a empresa está procurando. Para isso, analise a descrição da vaga e busque dar ênfase às experiências que vão de encontro com o que é pedido.

Por exemplo, suponhamos que uma empresa esteja em busca de um profissional com domínio sobre uma ferramenta específica. Nesse caso, seria ótimo comentar sobre projetos realizados com essa ferramenta.

Leia também: Carreira de engenheiro: 6 vantagens da atualização profissional

5. Transmita segurança e confiança

A segurança e confiança do candidato são dois pontos analisados pela maioria dos recrutadores. Afinal, essas características demonstram que o profissional tem domínio sobre o que está falando, possui autonomia e consegue tomar decisões.

Além disso, a confiança é fundamental para lidar com situações difíceis e problemáticas, indicando que o candidato tem um perfil de solucionador de problemas. Sendo assim, não hesite ao responder perguntas e sempre procure demonstrar desenvoltura.

Aliás, comentar sobre como você procura solucionar problemas que surgem durante o trabalho é uma ótima dica para entrevista de emprego.

6. Esteja pronto para responder perguntas

É mais do que normal ficar nervoso antes e durante uma entrevista de emprego. No entanto, não é por isso que você irá se comportar de uma maneira que te prejudique.

Treinar possíveis perguntas em casa é uma forma de conseguir se sair bem nesse momento. Abaixo, listamos algumas das mais comuns:

  • Por que eu devo contratar você?
  • O que você conhece sobre a nossa empresa?
  • Qual a sua pretensão salarial?
  • Você lida bem com um ambiente de pressão?
  • O que você faz no seu momento de lazer?
  • Você é ambicioso?
  • Por que você saiu do seu último emprego?
  • Quais são as suas qualidades como profissional? E os seus defeitos?

Use sua postura corporal como parte das respostas. Olhe nos olhos do recrutador e se concentre neles para responder as perguntas ou se posicionar diante de algum questionamento.

Seu tom de voz também é uma parte essencial das respostas. Caso você sinta que está muito nervoso, use o tempo da pergunta para respirar fundo. Assim, conseguirá tomar fôlego e responder com a voz firme.

Controle também os gestos. Não fique parado, mas evite gestos bruscos ou mexer e levantar muito as mãos. Ao se concentrar no que vai dizer, tente casar gestos naturais.

Leia mais: Como conseguir emprego de engenheiro em grandes construtoras com 6 dicas

7. Demonstre vontade e motivação

Toda nova oportunidade só tem chances de realmente dar certo se você demonstrar força de vontade, estiver motivado e disposto a oferecer o seu melhor, não é mesmo?

Sendo assim, não se esqueça de deixar tudo isso claro na sua entrevista. Mostre que você está ali porque deseja aquele emprego e que, ao contratar você, a empresa poderá contar com 100% da sua dedicação.

Por fim, ser positivo também é uma característica que costuma contar bastante para os recrutadores. Portanto, não se esqueça de sorrir e ser otimista!

Reunir as características para se tornar um engenheiro disputado pelo mercado de trabalho não é fácil, mas é possível. Confira alguns dos requisitos mais desejados. 

8. Não minta

Se fossemos dar apenas uma única dica de como agir em uma entrevista de emprego, seria essa!

A honestidade é uma característica muito procurada nos profissionais. Isso porque é essencial para uma empresa saber que pode confiar nos seus colaboradores, em qualquer situação.

Seja objetivo quando for questionado, principalmente sobre assuntos mais delicados. Tudo isso sem perder o equilíbrio, ok? Não há necessidade de comentar o que acha sobre o seu chefe anterior, por exemplo.

O importante é focar em situações de trabalho evitando ao máximo envolver as suas opiniões pessoais sobre o comportamento da equipe. Mais uma vez, o que vale é ser simpático, desenvolto e sempre com visões positivas.

Outra dica para entrevista de emprego é se colocar na posição do recrutador e imaginar de que forma ele está te analisando, considerando todos os fatores acima. Isso certamente vai te ajudar bastante.

3 dicas para entrevista de emprego online

Há alguns anos as empresas vêm se adaptando ao trabalho remoto, uma vez que esse formato permite a contratação de talentos de diferentes regiões do país e até mesmo do mundo.

Esse movimento pode ser facilmente percebido por meio da análise de alguns dados: segundo uma pesquisa da GetApp, o trabalho remoto cresceu aproximadamente 400% desde 2010.

Com a chegada da pandemia, muitas organizações foram forçadas a adotar esse modelo. Por conta disso, as vagas em formato home office vêm crescendo exponencialmente. Em conjunto, as entrevistas online também estão se popularizando.

Para ir bem em uma entrevista de emprego online, além dos pontos já citados, também é preciso se atentar a outras questões. Para te ajudar, separamos três dicas para entrevistas de emprego online:

  • Escolha um bom local;
  • Cheque os seus equipamentos e a sua internet;
  • Deixe aberta apenas a aba da entrevista.

1. Escolha um bom local

Em uma entrevista de emprego convencional, geralmente, utiliza-se uma sala de reuniões na sede da empresa para a realização do bate-papo.

Quando a entrevista é online, o contexto é totalmente diferente: você escolhe em qual ambiente ficará durante a entrevista.

Por causa disso, é muito importante pensar com antecedência em um local tranquilo, sem barulhos e com boa luminosidade para que o bate-papo possa acontecer sem interrupções. Isso também te ajudará a se concentrar na entrevista.

Caso você escolha ficar na sua casa, mas more com outras pessoas, procure ir ao cômodo mais reservado e peça a colaboração dos outros em relação ao silêncio e à interrupções.

No entanto, também é possível realizar a entrevista fora da sua casa. Os coworkings são uma ótima alternativa, porque possuem espaços tranquilos, confortáveis e baratos que permitem fazer a entrevista sem problemas.

2. Cheque os seus equipamentos e a sua internet

A entrevista online é dependente da sua internet, computador, webcam e microfone. Portanto, é fundamental checar o funcionamento e qualidade desses equipamentos, bem como da sua conexão.

Fazer testes é a melhor forma de encontrar problemas que podem atrapalhar a realização da entrevista. Assim, será possível pensar em soluções com antecedência, deixando tudo preparado para um bate-papo tranquilo.

3. Deixe aberta apenas a aba da entrevista

É muito fácil se distrair durante a realização de qualquer tarefa online, pois basta abrir uma aba no seu navegador ou iniciar um programa para que a sua atenção seja direcionada a outra tarefa.

Sendo assim, deixar aberto apenas o programa ou a aba onde a conversa está sendo realizada é uma ótima dica para entrevistas de emprego online.

Dessa forma, você fica com todo o seu foco voltado exclusivamente a essa tarefa, o que sem dúvidas pode ajudar na sua performance, facilitando o entendimento das perguntas e a elaboração das suas respostas.

Veja também: Como ter sucesso profissional? 5 dicas para conquistá-lo

Aprimore suas habilidades para ir bem nas entrevistas!

Agora que você já sabe como se sair bem em uma entrevista de emprego, não deixe de colocar em prática as dicas acima em uma próxima oportunidade!

Com elas, as suas chances de sucesso certamente serão maiores, tornando o emprego dos sonhos algo cada vez mais próximo.

Por fim, vale a pena destacar a importância de estudar continuamente para aprimorar as suas habilidades e conhecimentos. Sem dúvidas estar atualizado e bem informado ajuda durante a entrevista e te coloca mais perto de conquistar a vaga.

Caso você tenha interesse em adquirir novos conhecimentos por meio de capacitações de alta qualidade, a CAE Treinamentos é a escolha certa!

Nós oferecemos formações em Lean Six Sigma, Lean Manufacturing, gestão da qualidade, padrões normativos e softwares. Todos os cursos são online, dinâmicos e com o suporte de consultores extremamente qualificados.

Junte-se aos mais de 25 mil alunos que já concluíram alguma certificação com a gente e se torne um profissional preparado para o mercado de trabalho. Escolha seu plano!

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

Escreva um Comentário