Você já deve ter ouvido falar por aí que uma das formas mais fáceis de conseguir um bom emprego é por meio do QI ou “quem indica”! Essa expressão é uma brincadeira e uma forma de dizer que as melhores vagas de trabalho muitas vezes não são conseguidas por meio de um processo seletivo tradicional, mas através de indicação de outros profissionais. Usar ferramentas de networking pode colocar seu nome em destaque, mesmo que hoje você não conheça ninguém!

A construção de uma boa rede de contatos não é valiosa apenas para o profissional que busca uma melhor oportunidade de emprego, mas também para empresas que desejam fazer novos negócios e se manter competitiva no mercado.

A indicação, seja de profissionais ou de empresas, é uma forma poderosa de atração de clientes porque confirma qualidade do serviço prestado. E, por isso, as ferramentas de networking são tão poderosas.

Entretanto, como criar uma rede de contatos realmente consistente e valiosa? Algumas ferramentas de networking podem te ajudar!

As ferramentas de networking vão permitir que você expanda sua rede de contatos de maneira mais inteligente e estratégica. Isso pode ajudar você a encontrar melhores empregos e novos desafios para sua carreira.

Leia mais: Como conseguir emprego de engenheiro em grandes construtoras

5 ferramentas de networking para construir uma rede ao seu redor

As ferramentas de networking que listamos abaixo vão ajudar você a criar e a gerenciar sua base de contatos e assim alcançar as oportunidades de negócio ou o emprego que você sempre sonhou. Confira!

#1 LinkedIn

Como a própria plataforma se apresenta, essa ferramenta de networking é uma verdadeira “comunidade profissional”.

A rede social profissional, como é conhecida por muita gente, conecta profissionais e empresas permitindo a criação de vínculos desde o CEO até estagiários.

Por isso o LinkedIn se tornou a mais famosa e também a mais usada ferramenta de networking do mundo!

Manter uma presença ativa na plataforma é uma excelente oportunidade para prospecção de empresas B2B e para encontrar novas e boas vagas de trabalho. 

O LinkedIn pode ser usado para armazenar seu currículo online, mas pode ser muito mais que isso também!

Por meio do compartilhamento de conteúdo valioso e de boas conexões com outros profissionais você pode atrair headhunters e gestores de empresas que estão em busca de novos talentos que possam contribuir para o crescimento do negócio.

Quer saber mais como conseguir emprego por meio do LinkedIn? O vídeo abaixo oferece dicas valiosas para o uso dessa ferramenta de networking. Confira!

#2 Rapportive

Ainda falando do LinkedIn, a plataforma comprou o Rapportive.

Mas o que é Rapportive?

É uma ferramenta de networking que torna ainda mais fácil a interação com os contatos do LinkedIn. 

O Rapportive é um plug-in para o Gmail que permite que você acesse as informações de seus contatos do LinkedIn diretamente em seu e-mail.

Com essa funcionalidade você pode enviar e receber e-mails dos contatos e conexões que estabeleceu na rede social, por meio do sua conta Gmail. A partir disso é só estreitar e manter a relação.

#3 Followup.cc

Não basta estabelecer contato, é preciso mantê-lo. É para isso que a ferramenta de networking Followup.cc serve.

Com ela fica mais fácil manter contato com todas as pessoas que estão na sua rede.

A ferramenta permite que você programe lembretes sobre:

  • e-mails que devem ser enviados;
  • qual assunto tratar;
  • quem será o destinatário;
  • a data e horário de envio.

Ela também permite que você organize uma agenda de envio automático de conteúdo para sua base ou para um grupo de contatos.

Assim como na vida pessoal você só pode considerar alguém um amigo se você mantém um certo contato com aquela pessoa, correto?

Na rede profissional essa premissa também é verdadeira.

Trocar cartão de visita é apenas o primeiro passo de uma série de etapas do networking.

Leia também: 7 dicas de networking para profissionais de engenharia

#4 Meetup

Nem sempre suas conexões precisam ser feitas por intermédio de canais digitais. O contato olho a olho é muito valioso e conecta ainda mais as pessoas.

Mas por onde começar? Onde encontrar as pessoas certas?

O Meetup tem a função de divulgar eventos que estão acontecendo próximos a você. É possível filtrar sua pesquisa por “assunto”. Isso torna mais efetiva sua busca por um evento realmente valioso.

Ao se registrar na plataforma você pode estabelecer seus interesses e então receber as notificações sobre os encontros das áreas indicadas.

É uma excelente ferramenta de networking para conexão local.

#5 Reddit

O Reddit permite que você crie tópicos de interesse que as pessoas podem seguir e publicar conteúdos relacionados. Ele serve como um fórum e permite que você acompanhe assuntos profissionais da área (ou áreas) de interesse.

As “comunidades” são livres, isso quer dizer que qualquer um pode entrar e ler seu conteúdo.

Além da possibilidade de criar tópicos você pode também seguir os que já existem.

A conta no Reddit é gratuita.

Novas oportunidades no mercado de trabalho

As ferramentas de networking são importantes não apenas para quem deseja alcançar o primeiro emprego, mas também para quem espera por:

  • melhores oportunidades para a carreira;
  • conquistar novos negócios;
  • realizar mais vendas;
  • fortalecer seu nome.

Como vimos, existem diversas ferramentas de networking disponíveis que podem facilitar a construção de uma rede de contatos sólida e robusta.

Além de ferramentas, oferecemos também 5 dicas para você se preparar para o mercado! Confira também e esteja cada vez mais capacitado.

Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

Ou então, você também pode conhecer outras táticas para aumentar sua rede, leia no artigo; “Dicas de como fazer networking e aumentar a rede de contatos”.

A Frons é uma empresa formada por engenheiros experientes, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Oferecemos cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade. Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você se manter atualizado.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.