Executivo com cartola falando no microfone.

Você costuma tentar esquecer os problemas relacionados ao trabalho e às finanças em seus momentos de lazer? Sabia filmes sobre liderança podem funcionar como grandes referências no desenvolvimento da sua capacidade de gestão?

Confira 7 filmes sobre liderança incríveis para aprimorar a suas habilidades como gestor!

Em meio às grandes produções audiovisuais no mundo, muitos filmes trazem histórias reais ou fictícias com grandes exemplos de desafio e superação que vão além do simples entretenimento. 

As histórias mostradas em filmes sobre liderança podem despertar a criatividade, o espírito de gestão e valorizar o trabalho em equipe. 

Dentre as principais características a serem trabalhadas por um gestor, destacam-se a comunicação, a paciência, a criatividade e a responsabilidade. 

Sete filmes de liderança para você assistir e fomentar o seu trabalho

Confira a seguir alguns dos melhores filmes sobre liderança produzidos pela indústria cinematográfica nos últimos anos:

  1. Gênio Indomável

O filme de 1998, do diretor Gus Van Sant, é estrelado por Chris Britton, Matt Damon e Robin Williams. 

O Gênio Indomável conta a história do jovem Will de 20 anos, que tem um talento incrível para a matemática, mas trabalha como faxineiro em uma grande universidade.

Um professor da universidade descobre que Will é um gênio e quer que ele faça parte de sua equipe, no entanto o jovem tem problemas com a polícia, e para fazer parte, deve fazer um acordo com a justiça. São impostas duas condições: ele deverá trabalhar com o professor e fazer terapia. 

Sean McGuire (Robin Williams) é o terapeuta que fica responsável por domar o difícil temperamento do rapaz. Assim, em meio a tantas desavenças, surge uma amizade capaz de convencer Will a lidar com seu passado e seu futuro.

Esse filme evidencia a importância da confiança nas relações e, também, o valor de encarar os erros do passado e seguir em frente.

  1. Hotel Ruanda

O filme lançado em 2005, dirigido por Terry George e estrelado por Don Cheadle, é baseado em uma história real que se passou durante os conflitos políticos entre hutus e tutsis em Ruanda, que mataram quase um milhão de ruandeses em 1994. 

Em meio aos conflitos existentes na capital Kigali, Paul Rusesabagina, gerente de um hotel de uma empresa belga, abrigou 1200 refugiados que estavam nas ruas e não tinham como se esconder.

O grupo de rebeldes Tutsis assassinaram o presidente do país e os soldados Hutus decidiram matar qualquer Tutsi que encontrassem pelas ruas, colocando homens, crianças e mulheres em perigo, inclusive a esposa de Paul.

Assim, diante do caos, Paul teve de agir como um líder buscando garantir a segurança e abrigo para todos, mesmo diante de todas as suas inseguranças e ameaças externas. 

  1. O Jogo da Imitação

O filme do diretor noruêgues Morten Tyldum, lançado em 2015, conta a história de Alan Turing, estrelada por Benedict Cumberbatch, que foi recrutado pela inteligência britânica para desvendar os códigos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial. 

Alan é um matemático de 27 anos que tem problemas de relacionamento com quase todos ao seu redor, mas é estritamente lógico e focado em seu trabalho. 

O projeto de Alan é construir uma máquina capaz de analisar todas as possibilidades de codificação do código Enigma em até 18 horas, permitindo que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes mesmo que elas sejam executadas.

Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing precisa aprender a trabalhar em equipe e tem Joan Clarke (Keira Knightley) como sua grande incentivadora e apoiadora.

O filme mostra, então, que mesmo com muita inteligência e destreza, um bom líder precisa saber trabalhar em equipe para que seus projetos saiam do papel e possam atingir a excelência.

  1. Capitão Phillips

O clássico estrelado por Tom Hanks e dirigido pelo cineasta Paul Greengrass, lançado em 2013, conta a história do comandante naval Richard Phillips, que aceita a missão de trabalhar com uma nova equipe na entrega de mercadorias e alimentos para o povo somaliano.

Logo após iniciarem a jornada, Phillips e sua tripulação são avisados sobre a presença de piratas nos mares onde irão passar. 

Assim, durante o trajeto, dois barcos chegam perto do cargueiro, com oito somalianos armados, exigindo todo o dinheiro a bordo. 

Embora, inicialmente, o capitão consiga negociar com os invasores, os piratas ocupam a embarcação e levam Richard como refém em um bote. 

Então, começa uma longa e tensa negociação entre os sequestradores e os serviços especiais americanos, para tentar salvar o capitão antes que seja tarde demais.

O longa destaca o papel de um líder como um exemplo de superação e coragem, capaz de influenciar os que estão ao seu redor. Mesmo diante de todas as adversidades, Phillips não desiste e permanece firme tentando proteger e estimular a sua tripulação a trabalhar em equipe.

  1. Quem Quer Ser um Milionário?

O filme ganhador de 8 prêmios Oscar, lançado em 2009 e dirigido por Danny Boyle, conta a história de Jamal (Dev Patel), um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. 

O jovem e seu irmão Salim perdem a mãe ainda crianças e são lançados à exclusão e pobreza, tentando fugir da miséria e da violência por meio do seu trabalho.

Assim, para tentar mudar de vida, um dia Jamal resolve se inscrever no programa de TV indiano “Quem Quer Ser um Milionário?” e é chamado para responder as perguntas, encontrando muitas respostas em sua própria história de vida e levando o prêmio de 20 milhões de rúpias. 

Depois de vencer, o jovem tem sua honestidade questionada e precisa provar a sua inocência. 

O filme britânico trabalha, principalmente, a importância da disciplina e dos valores sólidos em um indivíduo que confia em sua experiência de vida

Nesse sentido, um líder deve utilizar de suas experiências durante os processos e tomadas de decisão.

  1. A Dama de Ferro

O filme estrelado pela vencedora do Oscar Meryl Streep e dirigido pela cineasta Phyllida Lloyd, conta a história de Margareth Thatcher em sua trajetória como primeira-ministra britânica.

Durante os 11 anos em que esteve no poder, Thatcher enfrentou barreiras de gênero e classe para ser ouvida e respeitada, sempre com garra e certeza de cada escolha sua, ficando conhecida como “A Dama de Ferro”. 

No filme, Margareth fala com a presença imaginada de seu marido recentemente falecido, enquanto luta para chegar a um acordo com a sua morte, revivendo algumas cenas de sua vida passada, desde a juventude.

Essa obra, ilustra a importância da firmeza e da coerência no papel de um gestor, ultrapassando preconceitos e conquistando seu espaço. Além disso, ressalta em toda a história de Thatcher o valor de uma tomada de decisão bem feita.

  1. O Discurso do Rei

O filme do diretor Tom Hooper, lançado em 2010 e estrelado por Colin Firth conta a história do Rei George VI e sua abrupta ascensão ao trono Britânico em 1936, após o início da Segunda Guerra Mundial. 

O maior desafio para George, no entanto, era a sua gagueira e timidez que o impediam de falar em público. 

Diante desse problema, a sua esposa, a futura Rainha Elizabeth II, contrata Lionel Logue, um ator australiano e fonoaudiólogo, para ajudar o Príncipe a superar a gagueira.

O filme ressalta a importância de uma boa comunicação para o exercício da liderança e serve de exemplo para aqueles que buscam aprimorar a sua capacidade de expressão.

Como os filmes sobre liderança podem ajudar na sua vida profissional?

Além de nos ilustrar fatos e proporcionar momentos de lazer, o cinema pode propiciar inúmeros aprendizados, tanto para a vida pessoal como profissional. 

Assim, dentre as milhares de histórias e filmes sobre liderança, podem ser apontados exemplos a serem seguidos, ou não, de como ser um bom líder ou gestor. 

Com essa lista de filmes sobre liderança, esperamos auxiliá-lo na definição do seu conceito de líder, além da construção do seu perfil e das suas características, despertando  ainda mais a vontade de crescer profissionalmente. 

Curtiu nosso conteúdo? Compartilhe com os amigos!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.