Independente se você deseja recolocação no mercado de trabalho, promover melhorias constantes dentro de uma organização ou subir dentro da hierarquia corporativa, é necessário que você prove que tenha a capacidade necessária para promover mudanças e entregar resultados realmente satisfatórios para a empresa. Dessa maneira, a formação Lean Six Sigma é uma oportunidade interessante não só para valorizar o currículo como para ampliar seus conhecimentos sobre melhoria contínua, otimização de processos  e redução de custos. Assim, nesse texto, a Frons mostrará como realizar essa formação poderá ser importante para sua carreira e em quais desafios profissionais e organizacionais será essencial tê-la em sua bagagem.

A importância de realizar a formação Lean Six Sigma

Em uma breve explicação, o Lean Six Sigma é um conjunto de práticas e tomadas de decisões que proporcionam melhorias sistemáticas nos processos das empresas a ponto de eliminar quaisquer defeitos e desperdícios. 

Lembrando que um defeito acontece sempre que há variabilidade, seja de manufatura, investimento, quantidade ou tempo de produção. Assim, projetos de Six Sigma visam eliminar as variabilidades que sejam prejudiciais para a qualidade do processo e, consequentemente, possibilitam a redução de custos gerando alto retorno financeiro.

Portanto, ao ter uma formação Lean Six Sigma em seu currículo, os profissionais desenvolvem uma visão mais crítica e analítica para ficar adiante dos processos de um projeto, identificar onde estão ocorrendo falhas e propor melhorias. E por isso, tornam-se uma peça-chave dentro da sua organização.

Muitos profissionais que lideram ou, ao menos, desejam liderar projetos possuem algum nível de Certificação Six Sigma. Além disso, a metodologia é adotada por multinacionais. Logo, se você não carrega esses conhecimentos em sua bagagem, você está em desvantagem perante ao mercado. Portanto, poderá sofrer com a estagnação em sua carreira. Uma vez que tal certificação pode ser considerada um grande diferencial competitivo.

Conheça mais sobre todas as certificações Six Sigma e escolha aquela que mais se enquadra com as suas necessidades profissionais. A Frons tem um vídeo em que explica a diferença entre Green Belt e Black Belt que pode ser essencial na hora de escolher um dos cursos que seguem essa metodologia. Assista o vídeo completo:

Formação Lean Six Sigma: melhoria no desempenho de uma empresa!

Como dito, o Lean Six Sigma é uma metodologia que preza pela melhoria contínua, evitando retrabalhos e gastos desnecessários. Mas a pergunta que fica é: em que momento ter essa formação Lean Six Sigma poderá ser eficiente ou melhorar o desempenho de uma empresa?

A resposta é simples! Há algumas situações em específico que apontam que uma empresa está investindo de forma errada. Por exemplo: superprodução em períodos que há uma queda na venda dos produtos, atrasos na produção, recolocação de profissionais e mudanças repentinas nos processos, consumo exagerado do tempo para produção e um alto índice de produtos com defeito. 

Assim, gestores e líderes que detém os conhecimentos necessários conseguem reformular todos os processos das empresas em que atuam, levando em consideração o melhor custo-benefício para a qualidade desejada do produto final

Até porque o desejo das empresas não é a busca de uma produção excessiva no menor tempo possível. Na verdade, empresas desejam que número elevado de produtos sejam produzidos com a mesma qualidade.

E para isso, tais profissionais podem realizar ações como: levantamento de resultados, reconhecimento de problemas, definição de soluções, aplicação da melhoria, acompanhamento dos processos diariamente e comparativos. Ações essas que se baseiam na metodologia proposta neste texto.

Para quem é a formação Lean Six Sigma?

O público-alvo são engenheiros em geral, de segurança, produção, mecânicos, civil, elétricos e químicos; administradores, TI, profissionais da saúde, gestores e auditores. Porém, a formação Lean Six Sigma é direcionada a qualquer profissional que queira, ao menos, preencher um destes itens:

  • Se recolocar no mercado e agregar valor ao seu currículo;
  • Tomar decisões baseadas em números e resultados reais;
  • Liderar projetos em multinacionais ou empresas de pequeno e médio porte;
  • Gerar confiança no trabalho realizado dentro da empresa;
  • Ter noção de como eliminar desperdícios e reduzir custos de produção;
  • Gerar retorno financeiro através de melhorias contínuas.

Além disso, outro ponto importante é que os profissionais que concluem as certificações Six Sigma desenvolvem capacidade de realizar um número maior de ações de liderança e gestão dentro de uma empresa. Isso inclui: coordenar projetos, pensar em oportunidades de negócios, padronizar processos, promover análises estatísticas e comparativas. 

Assim, ter essa metodologia como aliada do seu trabalho fará com que novas portas relacionadas a recolocação no mercado ou aumento hierárquico se abram. E, por fim, permite que os profissionais consigam encabeçar projetos piloto e promover melhorias contínuas.

05 motivos para começar agora mesmo a formação Lean Six Sigma?  

Agora que você já sabe a importância da formação para a carreira profissional, para melhoria do desempenho de uma empresa e compreendeu quem são os perfis que podem realizar tais certificações, aqui vão 05 motivos para começar agora mesmo a formação Lean Six Sigma:

01 – Você estará à frente do mercado  

As estratégias Six Sigma foram idealizadas pela Motorola, portanto, imagina-se que você terá o mesmo conhecimento aplicado em multinacionais. Isso faz com que você esteja à frente do mercado e tenha uma grande vantagem competitiva.

02 – 35% de chances de ser selecionado em processos seletivos de Trainee

Quando o assunto é recolocação no mercado ou até busca pelo primeiro emprego, ter a formação é um grande diferencial. E pesquisas apontam que 35% dos profissionais que possuem essa formação conseguem uma vaga com maior facilidade em Trainee.

03 – Você colocará esse conhecimento em prática quase que diariamente!

Ao contrário de qualquer outro curso extracurricular, como o segundo idioma, em que você somente coloca em seu currículo para florear e mostrar que você se dedicou mais ao longo do tempo, depois de finalizar a formação Lean Six Sigma, ela será utilizada com frequência em seu ambiente de trabalho, tanto para promover melhorias quanto para analisar a produção da equipe.

04 – Há possibilidade de dar início às certificações no seu tempo!

A Frons oferece alguns dos cursos do Six Sigma online, onde os profissionais podem assistir de onde e como quiserem. A primeira etapa, White Belt, é oferecida gratuita na plataforma. Portanto, caso você tenha interesse em dar o pontapé inicial em sua formação, clique no link e comece agora mesmo:

05 – Aja primeiro que o desperdício!

Com as estratégias do Six Sigma, os profissionais conseguem ter controle dos resultados e falhas rapidamente. Isso porque um dos conceitos da metodologia é que gerentes e líderes façam o acompanhamento e monitoramento diário dos processos. Portanto, conseguem agir antes que os investimentos em mão de obra ou produção da empresa sejam desperdiçados.

Depois de ler todo este conteúdo, você possivelmente compreendeu o papel da formação Lean Six Sigma na carreira de um profissional e como isso pode aumentar o desempenho dos processos de uma empresa. Caso tenha interesse em aprofundar seus conhecimentos em técnicas de melhoria contínua que irão mudar completamente a sua forma de identificar problemas, melhorar processos e entregar um trabalho ainda mais eficiente para organização em que trabalha, vou deixar aqui o link de alguns textos complementares que te ajudarão nisso:

Então, de qualquer forma, esperamos que essa leitura tenha sido interessante para você. Continue acompanhando nosso blog, siga-nos no Facebook, LinkedIn, assine o nosso canal no Youtube e não perca nenhuma novidade!

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - com as certificações Green Belt - 6 Sigma, Aerodinâmica aplicada e Python no currículo, hoje faz parte do time da Fros, ministrando cursos e realizando consultorias na área.