Gerenciamento de projeto Scrum: veja como aplicar na sua empresa

Entenda o que é o método Scrum e como ele pode te auxiliar na gestão de projetos

Entenda o que é o método Scrum

Se a sua empresa tem grandes projetos, a metodologia Scrum é o que você está procurando para executar seus planos de forma eficiente e com menor probabilidade de erros. Desenvolvida para ajudar a equipe a trabalhar por etapas, o gerenciamento de projeto Scrum é uma forma fácil de desenvolvimento de projetos.

O método Scrum baseia-se em trabalhar em ciclos com tempo definido que são chamados de “sprints”, cujo objetivo de cada é atingir uma meta pré-definida. Essas metas ficam no “product backlog”, que é uma lista com todos os propósitos de trabalho que deve ser atualizada constantemente e reorganizada por um membro da equipe, o Product Owner. Existem alguns papéis que fazem o projeto acontecer: 

  • Equipe: a equipe geralmente é formada por um grupo de cinco ou seis pessoas e é responsável por entregar os projetos. Além disso, cada equipe cuida de sua própria organização e planejamento, fazendo isso da meneira que considerar mais proveitoso;
  • Product Owner: tem o papel de definir quais recursos serão utilizados em cada projeto e a prioridade de cada um. Ou seja, ele define e prioriza o “product backlog”. Essa tarefa pode ser desempenhado por um cliente ou pelo desenvolvedor de software da empresa;
  • Scrum Master: faz de tudo um pouco. É uma mistura de gerente, facilitador e mediador. Sua função é garantir que não haja problemas na execução de cada scrum.

Como funciona o gerenciamento de projeto Scrum

Sabendo de todas as “engrenagens” que fazem o método funcionar, é mais fácil entender como ele funciona. 

Assim, a partir do que está no Product Backlog, é decidido pelo Product Owner quais serão as mudanças que serão feitas no produto de acordo com a ordem de prioridade estabelecida, começando pelo planejamento do sprint, que é chamado de Planning Meeting.

 O planejamento do Sprint é dividido em duas partes de, geralmente, quatro horas cada: 

  1. Primeira metade – Reunião do Scrum Master com o Product Owner para verificar qual é o Product Backlog.
  2. Segunda metade – Reunião do Scrum Master com a equipe para avaliar o esforço necessário para atingir as metas do Product Backlog e, dessa forma, planejar o sprint.

Dessa forma, os processos do Sprint baseiam-se em entregar os produtos do Product Backlog. E, para isso, a equipe divide os itens do Product Backlog em tarefas menores em um artefato chamado Sprint Backlog, além de decidir como o trabalho será executado. O importante é atingir o objetivo determinado.

Também são feitas reuniões diárias (normalmente na parte da manhã) chamadas Daily Scrum, onde o Scrum Master e a equipe se reúnem sempre no mesmo horário para conversarem sobre as premissas básicas: 

  • O que foi feito ontem?
  • O que se pretende fazer hoje?
  • Quais são os impedimentos que atrapalham os próximos passos?

No final do sprint, a equipe se reúne com o Product Owner para as revisões no que é chamado de Sprint Review e nela são explanados os resultados até o momento e o que a equipe aprendeu anteriormente para colocar em prática no próximo sprint.

Todo o projeto é monitorado pelo chamado Burndown Chart, que é um gráfico que relaciona a linha do tempo e os pontos a serem vencidos no projeto.

Veja as principais vantagens do gerenciamento de projeto Scrum

Auxilia no planejamento: é bem mais fácil planejar um projeto quando se divide em pequenas partes, cada uma com seu tempo necessário. Assim, a probabilidade de ter bons resultados é bem maior também.

Facilita o controle de processos: cada membro da equipe exerce algum nível de controle dentro do projeto e isso dá liberdade para cada um tomar as decisões que acharem pertinentes caso haja algum problema. Isso permite que alterações sejam feitas rapidamente seguindo a demanda do mercado, sem que seja necessário reunir toda a equipe, e acaba aperfeiçoando o projeto.

Reduz falhas: por meio das avaliações frequentes já que o trabalho é dividido em partes, há melhoria no projeto, pois assim os erros podem ser resolvidos logo no início e diminui a chance de se repetirem, o que gera resultados mais satisfatórios.

É adaptável a qualquer tipo de projeto: o método Scrum é maleável e pode ser adaptado a diversos projetos e empresas grandes e/ou pequenas. Para isso, é necessário um bom profissional da área para determinar como dar seguimento à estratégia. 

É importante investir em melhoria contínua!

O diferencial do método Scrum é que esse preceito trabalha por etapas e isso permite que a equipe se aperfeiçoe em cada passo do projeto. A redução de custos, de falhas e de tempo em cada projeto deve ser mantida, mas o mais importante é que a progressão e aprendizado continuem estáveis. Assim, a equipe pode absorver o progresso aos poucos. 

Além de tudo, a qualidade do projeto precisa ser uma prioridade e, para que isso seja posto em prática, é essencial guiar e qualificar todos os colaboradores para obter bons resultados, além de se certificar que a equipe esteja alinhada e de acordo com todos os objetivos do projeto e da organização.

Grandes empresas utilizam o gerenciamento de projeto Scrum!

Algumas empresas como Globo, Yahoo e até o Google usam esse método para ter mais sucesso em seus objetivos. É sempre bom almejar ser como os grandes, não é mesmo?! E para isso, nada melhor do que pôr em prática seus passos para chegar lá!

Veja outros artigos que podem ser do seu interesse:

Conheça mais a CAE Treinamentos!

Se você gosta de nossos conteúdos e quer o melhor para a sua empresa, lembre-se de curtir nossa página do Facebook, acompanhar as postagens do nosso blog e se inscrever no nosso canal do YouTube para ficar por dentro de todas as novidades!

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

Escreva um Comentário