O Instagram é uma rede social online de compartilhamento de fotos e vídeos entre seus usuários. Um perfil comercial conta com recursos criativos e funções para a análise de dados e de vendas, que são estratégicos para quem pretende estreitar a relação com clientes e ampliar a divulgação da marca ou serviço prestado.

uma das vantagens em criar Um perfil comercial no Instagram conta com recursos criativos e funções para a análise de dados.

As redes sociais transformaram a maneira como as pessoas consomem, e as empresas precisam se adaptar a isso. Neste cenário, o marketing digital vem ganhando força e o Instagram é um dos lugares onde essa mágica acontece. Mas será que é possível usar o Instagram para engenharia?

A resposta é bem simples: com certeza!

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no mundo todo, além de apresentar um dos maiores níveis de engajamento por parte de seus usuários, superando até mesmo o Facebook. Isso por si só já é motivo para você querer estar por lá.

Se você trabalha com engenharia e quer divulgar sua empresa ou serviços no Instagram, mas não faz ideia de por onde começar, não precisa se preocupar. Neste post vamos dar algumas dicas de como usar o Instagram para engenharia, e ainda mostraremos alguns perfis da área que são super bacanas para te inspirar.

Instagram para engenharia: como construir um perfil de sucesso?

Que o Instagram é uma rede social em plena expansão, capaz de gerar grande visibilidade para qualquer tipo de profissional, todo mundo sabe. Mas será que utilizar esta plataforma é tão simples assim? Confira algumas dicas de como ter sucesso com um perfil do Instagram para engenheiros:

6 dicas para construir um perfil de sucesso para engenharia no Instagram

dicas para construir um perfil de engenheiro no instagram

Se você já tentou de tudo e ainda não conseguiu resultados positivos, quem sabe seja a hora de mudar de estratégia. Veja algumas ideias de por onde começar:

1 – Capriche na sua Bio

A Bio de um Instagram para engenharia precisa mostrar para as pessoas que tipo de conteúdo elas irão encontrar ali. No entanto, este espaço é bem limitado. Portanto, aposte em uma descrição objetiva e concisa, resumindo o que você ou sua empresa de engenharia têm a oferecer, bem como seus dados de contato. 

Tenha em mente que esse pequeno texto será uma das primeiras impressões que as pessoas terão do seu trabalho, portanto, capriche, e tente gerar interesse para que elas queiram te seguir.

2 – Conheça o seu público

Conhecer a audiência é fundamental para qualquer produtor de conteúdo, seja um engenheiro no Instagram ou qualquer outro profissional. 

Esse é um ponto básico para definir a forma como você irá se colocar, qual linguagem utilizar, que tipo de conteúdo publicar, enfim como agir na plataforma.

Aqui cabem perguntas como: “O que é importante divulgar em um Instagram para engenharia?” ou “Que tipo de conteúdos meus seguidores querem ver?”.

Quanto melhor você conhecer a sua audiência, melhores serão seus resultados, e isso tudo depende de testes. Com o tempo você vai aprendendo o que eles esperam de você, que tipo de conteúdo mais engaja e até mesmo o que afasta o público.

3 – Interaja com sua audiência

A principal função de uma rede social, como o próprio nome sugere, é a socialização. Logo, responder comentários e interagir com seus seguidores é fundamental! Além de fortalecer a sua marca, também contribui para construir uma audiência engajada e participativa. 

Neste ponto também vale destacar a importância de se desenvolver uma brand persona, que nada mais é do que uma representação da sua marca. 

Como ela seria se fosse uma pessoa de verdade? Que tipo de linguagem e tom de voz usaria? Como se posicionaria? Esse movimento é importante para humanizar a marca e padronizar a forma como ela comunica, facilitando com que as pessoas se identifiquem e queiram interagir.

4 – Seja relevante 

Você já se perguntou que tipo de conteúdo um Instagram para empresas de engenharia deve publicar? A resposta é simples e vale para qualquer tipo de negócio: conteúdos relevantes!

De conteúdos rasos o Instagram está cheio. Ninguém quer seguir um perfil que fica a todo momento se promovendo, sem agregar nenhum valor para sua audiência.

Se você quer ser notado, precisa se diferenciar, e para isso, nada melhor do que produzir conteúdos relevantes. Aposte na autenticidade, e mostre o que você faz de diferente. Dê motivos para as pessoas quererem te seguir e acompanhar suas publicações.

Uma boa dica é compartilhar sua rotina de trabalho. Você pode usar o Instagram Stories para mostrar o andamento de seus projetos para sua audiência. As pessoas que se interessam pelo seu conteúdo certamente vão gostar de acompanhar o progresso. 

Além disso, essa é uma ótima forma de mostrar seu conhecimento técnico e se colocar como um profissional qualificado, despertando o interesse das pessoas ao mesmo tempo em que divulga seus serviços.

5 – Publique imagens de qualidade!

Estamos falando de uma rede social focada em fotos, logo, um Instagram para engenheiros precisa contar com imagens e artes de alta qualidade, seguindo a identidade visual da sua marca. 

Mas não se preocupe, pois você não precisa ser um mestre do Photoshop para criar posts bonitos, basta utilizar um editor online, como o Trakto

Super simples e fácil de usar, essa plataforma disponibiliza diversos recursos e templates prontos. Com poucos cliques você consegue criar imagens maravilhosas, prontas para chamar a atenção dos usuários da rede.

6 – Use #hashtags

As hashtags ajudam a indexar conteúdos, dessa forma, se alguém tem interesse em engenharia, pode seguir #engenharia, #construção, #obra, etc. Assim, a própria rede irá direcionar publicações que contenham essas marcações para o feed dessas pessoas.

A dica aqui é usar hashtags relacionadas a sua área de atuação e, é claro, ao conteúdo que você está publicando. Outra possibilidade é buscar descobrir que tipo de hashtags seu público tem interesse e passar a usar isso a seu favor, mas é claro, desde que tenham alguma coisa a ver com o seu conteúdo. 

#Anitta pode ser um hashtag bem popular, mas a menos que a cantora esteja cotada para se apresentar no seu empreendimento, não faz muito sentido usá-la em suas publicações, concorda?

No vídeo abaixo você pode conferir mais algumas dicas de como usar hashtags em suas publicações:

5 exemplos de perfis de engenharia no Instagram para seguir e se inspirar

conheça 5 perfis de engenharia no Instagram para seguir e se inspirar

Agora que você já tem uma noção de como administrar um perfil de engenharia no Instagram, que tal conhecer alguns exemplos de empresas de engenharia que têm feito um bom trabalho por lá? Além de poder se inspirar e fazer networking, você ainda ficará a par das tendências da área. Bacana, não é mesmo? Confira:

1 – Leila Brito

Leila Brito é engenheira civil, especialista em regularização de imóvel, palestrante, mentora e influenciadora digital, o que faz dela um grande exemplo de como fazer Instagram para engenharia. Em seu perfil, Leila mostra o dia a dia da profissão e dá dicas para engenheiros do Instagram. 

Se você quer ter sucesso no seu Instagram, essa certamente será uma grande fonte de inspiração. Curtiu? Segue lá: @leilabrito_eng:

2 – Matheus Leoni

Matheus Leoni é engenheiro civil, professor e autor do livro Patologia das Construções. Em seu perfil ele mostra um pouco do seu dia a dia e dá diversas dicas para profissionais da área.

Para acompanhar, basta seguir: @matheusleoni_eng:

3 – Engenharia Ambiental, Engenharia da Vida

Focado na área ambiental, este perfil traz diversas dicas e informações sobre sustentabilidade na engenharia. 

Para ficar por dentro, é só seguir: @engenhariaambientalengdavida:

4 – Erica Orge

Engenheira, palestrante e mentora, em seu perfil, Erica Orge busca descomplicar a engenharia, dando dicas e informações com uma linguagem simples e fácil de entender.

Inspiração garantida para qualquer Instagram de engenharia. Siga: @ericaorge:

5 – Blog da Engenharia

Se você quer ficar por dentro das principais tendências e novidades do mundo da engenharia, o perfil do Blog da Engenharia certamente é uma ótima opção! No ar desde 2011, o blog possui 23 colunistas, que publicam conteúdos sobre todos os tipos de engenharia

Se interessou? Então segue lá: @blogdaengenharia:

Deu para entender como usar o Instagram para engenharia?

Ao seguir as dicas de Instagram para engenharia deste post, você poderá ter maiores chances de sucesso com seu perfil. A palavra-chave é experimentar. Aos poucos você descobre o que dá certo para o seu público e o que não dá. Mantendo uma periodicidade em suas publicações, cedo ou tarde os resultados surgem.

banner de divulgação para o plano completo de cursos da frons educação

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.