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É muito discutido dentro do mundo empresarial a postura adotada por um bom líder e seu papel na missão de como melhorar a produtividade da equipe.

Isso porque, existem muitos estudos que apontam a relação existente entre liderança e produtividade, principalmente se pensarmos em resultados.

Mas a pergunta que surge é: na prática, quais ações de um líder podem influenciar nos processos de uma empresa e como melhorar a produtividade da equipe?

Portanto, se você assume o cargo de gestor ou pretende alcançar esse patamar em breve, esse texto vai te dar todas as respostas necessárias para que você atue à frente de uma gestão de equipe produtiva bastante eficiente.

Nossa missão é te ajudar a influenciar positivamente na produtividade da sua equipe e, consequentemente, aumente a taxa de qualidade dos serviços. Então, vamos ao que interessa!

Liderança e produtividade: o que caracteriza um bom líder? 

Quando falamos em liderança, logo vem em mente a concepção da postura hierárquica. Postura essa em que o mercado está acostumado com um profissional que somente delega tarefas e exige bons resultados.

Porém, pensando nos novos modelos de negócios, como as startups, essa mentalidade sobre o papel da liderança nas organizações se torna ultrapassada. 

Afinal, colaboradores têm exigido cada vez mais um ambiente descontraído e motivador para que os processos sejam executados com eficiência.

Logo, um bom líder não é mais quem tem pulso firme e não tem medo de cobrar. Mas sim aquele profissional que:

  • é aliado de todos os funcionários,
  • sabe observar atentamente todas as fases de trabalho,
  • entender como promover melhorias quando houver necessidade.

Até porque, é necessário compreender que liderança nada mais é do que lidar com pessoas. Portanto, está diretamente ligado:

  • às suas habilidades sociais,
  • conhecimento da empresa,
  • engajamento com o trabalho.

Fatores esses que geram comprometimento e produtividade dentro de uma equipe. 

Liderança e produtividade: como esses fatores estão interligados?

Quando pensamos em uma multinacional com inúmeras etapas de produção até que o produto chegue até o cliente final, por exemplo, é importante visualizar que todas estas etapas foram desenhadas por um gestor.

Somente quem está em uma posição hierárquica deste nível consegue visualizar de forma mais ampla tudo o que é necessário ser colocado em prática para que o produto chegue na qualidade desejada ao cliente final.

Leia também: 7 principais conceitos de gestão de qualidade: conheça todos!

Logo, se ocorrem erros, a culpa se restringe apenas aos colaboradores ou quem coloca a mão na massa? É claro que não!

Até porque, tais colaboradores executam ações cuja as quais já foram programas anteriormente pelo gestor. Portanto, fica como responsabilidade deste líder:

  • Enxergar a necessidade de mudanças nas etapas de produção;
  • Perceber a exigência de novos equipamentos em cada um dos processos;
  • Controlar a qualidade que o produto chega ao final do processo;
  • Evitar retrabalhos ou falhas básicas;
  • Direcionar toda a equipe para as ações.

Assim, se um líder realiza um bom trabalho, consequentemente, a equipe estará mais alinhada aos objetivos e comprometida com todo o trabalho que deverá ser realizado.

Afinal de contas, são os líderes quem mostrarão o caminho, se o caminho desenhado está errado, não há como escapar dos resultados negativos. Logo, liderança e produtividade estão interligados sim. 

Como melhorar a produtividade da equipe: 5 caminhos

Nossas dicas de como melhorar a produtividade da equipe se resumem em cinco:

  1. Gerencie e controle a sobrecarga de trabalho
  2. Organize o processo de trabalho com eficácia
  3. Dar feedbacks constantes
  4. Analisar constantemente os resultados
  5. Mostrar soluções

Confira mais detalhes sobre elas, a seguir.

1. Gerencie e controle a sobrecarga de trabalho

Nessa fase, o primeiro ponto é diferenciar produtividade de sobrecarga de trabalho.

Ultrapassar as horas de trabalho ou dedicar muito tempo do dia a uma mesma função não é sinônimo de produtividade.

Esse termo se refere, especialmente, ao fato do colaborador estar executando todas as demandas em um período de tempo interessante e com a qualidade exigida.

2. Organize o processo de trabalho com eficácia

Também é parte do trabalho de um bom gestor organizar as etapas de execução de um processo e é claro que existem formas de fazer isso que contribuem para como aumentar a produtividade da equipe.

Cada processo em uma sequência de atividades mais fluida e que vai ajudar a melhorar a produtividade do setor.

Para entender como organizar um processo de maneira eficaz, indicamos que assista ao vídeo abaixo e aprenda mais sobre a metodologia do KANBAN.

3. Dar feedbacks constantes

Por realizarem as mesmas funções todos os dias, existe a possibilidade dos colaboradores entrarem em um estado automático, onde fica inviável enxergar pequenas falhas ou inconstâncias no trabalho.

Assim, os feedbacks empresariais agregam bastante valor na postura de tais profissionais. Uma vez que conseguem ter em mãos suas falhas, acertos e possíveis sugestões de melhorias.

Esse é um hábito que as empresas deveriam ter para que assim seus colaboradores consigam entregar cada vez uma qualidade muito maior de serviço.

Se você tem dúvidas sobre como reunir toda a equipe e direcionar os feedbacks, a Frons tem um texto que explica exatamente sobre todos os tipos de feedbacks.

Clique no link e faça a leitura agora mesmo para encontrar aquele que melhor ajudaria você: “Quais os tipos de feedback?“.

4. Analisar constantemente os resultados

Preste atenção! Não é possível melhorar nada sem que haja o acompanhamento dos resultados.

Portanto, é indispensável que um gestor esteja diante dos processos para ter dimensão:

  • do que tem sido feito,
  • do que realmente é válido,
  • do que poderá ser melhorado ao longo do tempo,
  • do que pode ser eliminado.

Esses resultados precisam ser passados para toda a equipe para que eles estejam cientes dos efeitos dos trabalhos realizados.

Isso, além de motivar sua equipe, cria em cada um deles um olhar mais crítico para suas ações e, consequentemente, para que possam identificar seus próprios erros.

Descobrir a origem de problemas vai te ajudar a solucionar gargalos e vai acabar com qualquer missão de “tapa buraco” comum em muitas empresas.

5. Mostrar soluções

É muito comum que líderes cobrem resultados, culpem os colaboradores pelos erros, porém, não mostram nenhuma solução eficiente para os problemas identificados.

E, dentro de uma organização, melhor do que descobrir o gargalo, é apresentar uma estratégia de melhoria contínua de processos.

No vídeo abaixo você tem acesso a um conteúdo do TED que se concentra em mostrar como o papel dos líderes é fundamental para tirar a equipe da inércia. Que tal? Essa é uma excelente indicação de conteúdo!

Porém, o que você, gestor, deve estar se perguntando a essa altura da leitura é: como desenhar soluções eficientes para todos os problemas da sua empresa?

Simples, a Frons está disponibilizando gratuitamente um material que tem o passo a passo para fazer um brainstorm e gerar boas ideias para soluções de problemas. 

Poucas pessoas utilizam o brainstorm como ferramenta de solução de problemas, mas em situações críticas nada melhor do que reunir todos aqueles que colocam a mão na massa e conhecem o produto em questão para dizer aquilo que pode ser melhorado, não é mesmo? Aprenda como fazer isso de uma maneira bastante inteligente, faça o download do material clicando no link:

Para se aprofundar mais sobre como aumentar a produtividade da equipe criamos um artigo completo sobre “Gestão da Produtividade“. Vale a pena conferir!

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Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.