O mercado de trabalho na área de engenharia tem passado por mudanças comportamentais. Atualmente, houve uma diminuição no número de vagas ofertadas pelas empresas. Parte dos estudantes ao sair da faculdade encontra vagas para engenheiros relacionadas a serviços de outras áreas, como empregos na parte financeira de um empresa. Pensando nesses aspectos criamos uma lista complementar de livros para engenheiros.

Segundo uma matéria divulgada pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o mercado não tem oferecido vagas compatíveis com o perfil profissional de um engenheiro. Isso faz com que muitos estudantes sintam-se frustrados ao procurar emprego.

Para adaptar-se à realidade do mercado de trabalho é recomendável que o engenheiro aprenda algumas habilidades complementares. Na publicação do IPEA é ressaltado que o empreendedorismo vem sendo uma alternativa para os engenheiros, principalmente para o empreendedor que oferta serviços especializados.

Veja mais informações em: “Como está o mercado de trabalho para os engenheiros no Brasil”.

A especialização em algum serviço da área é um diferencial, pois torna o profissional diferente do resto da categoria. Para quem está em busca de especialização recomenda-se cursos online ou presenciais, assim você pode aperfeiçoar seu currículo com certificações.

Quer compreender como está o mercado atual da Engenharia? Devemos ficar otimistas? Pessimistas? Confira no nosso vídeo abaixo.


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

A qualificação e os estudos são sempre aliados para a evolução de uma carreira profissional. Seja através de treinamentos ou de leituras, é importante desenvolver alguns conhecimentos complementares aos oferecidos na graduação.  

Assim, a equipe da Frons preparou uma lista de livros sobre gestão, otimização de processos, empreendedorismo, liderança e produtividade. Confira também esta lista de livros com resumos, que criamos anteriormente.

1) Aprendendo a Liderar: Os cinco fundamentos para se tornar um líder exemplar (2017)

livros para engenheiros

Logo no início, o livro levanta uma problemática. Os autores apresentam uma pesquisa feita em cursos de liderança, foi constatado que a média de idade dos inscritos era de 42 anos. Porém, também foi verificado que a média de idade das pessoas em cargos de supervisão é de 33 anos. Portanto, a pesquisa apontou que as pessoas que trabalham em cargos de supervisão demoram anos para procurar um treinamento em liderança ou não o fazem.

Segundo o livro, todos podem aprender e desenvolver técnicas de liderança. Ser líder é relacionado a ter um conjunto de habilidades, essas podem ser aprendidas e melhoradas através de orientação e estudos.

Também é afirmado no livro algumas características pessoas que devem ser desenvolvidas, como autoconfiança, ambição, determinação e boa comunicação interpessoal.

Os autores prometem que o livro seja um passo-a-passo para o desenvolvimento de novos líderes. Segundo Barry Posner e Jim Kouzes, para a formação da leitura foram utilizados dados de 70 países, obtidos através de 30 anos de pesquisa.

Sobre os autores: Barry Posner é formado em Ciência Política e possui doutorado em Administração pela Universidade do Estado de Ohio (EUA). Atualmente, é professor de Liderança da Escola de empreendimentos da Universidade de Santa Clara (EUA).

Jim Kouzes também é formado em Ciência Política pela Universidade de Michigan (EUA). Ele é autor de best-sellers e foi considerado um dos doze melhores educadores executivos dos Estados Unidos, segundo o Wall Street Journal. Kouzes também tem uma notória trajetória em serviços voluntários e comunitários.

2) Seis Sigma (2002)

livros para engenheiros

Este livro é indicado para quem deseja especializar-se e conseguir destaque no mercado de trabalho. Ao implementar essa metodologia gera-se lucros rápidos. Por isso, o conhecimento em Seis Sigma pode ser um diferencial durante em seu empreendimento ou em uma seletiva de emprego.

A metodologia Seis Sigma foi criada na Motorola em 1979. Isso ocorreu porque os gestores da empresa estavam pesquisando um método para diminuir falhas e reduzir gastos. Assim, gerou-se um método capaz de aumentar a lucratividade, controlar e otimizar todos os processos de uma empresa.

Nesse livro é explicado quais são as técnicas e ferramentas do Seis Sigma, que são capazes de gerar  melhorias contínuas. A leitura também gera conhecimentos suficientes para aplicar a metodologia.

No livro são explicados os cálculos necessários para monitorar e mensurar a variabilidade processos de uma empresa. É explicado como calcular a variação de todos os processos de uma empresa. O Seis Sigma somente permite uma variação mínima: apenas 0,52 falhas em um milhão.

Essa metodologia é versátil e permite a aplicação em diversos setores e empreendimentos diferentes. Desde um hospital até uma montadora de veículos.

Sobre os autores: o livro foi escrito por uma equipe de professores da Escola Politécnica da USP.

Confira tudo sobre metodologia Seis Sigma com a leitura desta publicação.

3) Mais Rápido e Melhor (2016)

livros para engenheiros 2

Com uma linguagem simples, moderna e de fácil assimilação, o livro traz informações sobre produtividade. Ao decorrer do texto o autor desenvolve uma argumentação baseada em exemplos de sucesso e evolução da produtividade no ambiente profissional.

No livro é explicado que a produtividade está mais conectada com as escolhas que fazemos do que com a quantidade de horas que trabalhamos.

O autor nos explica como podemos ser mais produtivos com menos estresse e sacrifícios. São expostos oito conceitos-chave que explicam o porquê de algumas pessoas e empresas serem mais produtivas que as demais.

A leitura do livro é instigante pois possui conteúdos muito variados. Para escrever o livro, o autor entrevistou diversas pessoas e coletou muitas histórias de profissionais produtivos, em diversas áreas. Foram apresentados relatos de CEOs, educadores, generais, agentes do FBI, pilotos de avião e  até compositores da Broadway.

Sobre o autor: Charles Duhigg se formou em História pela Universidade Yale e possui MBA pela Harvard Business School. O autor também escreveu “ O poder do hábito”, livro vencedor do prêmio Pulitzer em 2013.

4) DFLSS – Design for Lean Six Sigma

livros para engenheiros

Este livro pertence a uma série publicada sobre Lean Seis Sigma, cada uma destas publicações apresenta detalhes sobre a metodologia.

A coleção da autora Cristina Werkema ensina como aplicar ferramentas da metodologia. Alguns de seus livros também são capazes de atualizar conceitos do método.

O Lean Seis Sigma tem como objetivo aumentar a lucratividade de empresas, otimizar produtos e reduzir as variabilidades nos processos das empresas.

Nesse livro, a autora ensina como aplicar a metodologia Design for Lean Seis Sigma que é uma variação da metodologia convencional, como conhecemos. Com a leitura é ensinado como desenvolver um projeto do zero, tendo como objetivo reduzir ao máximo as chances de falhas e variabilidade do novo projeto.

A  Frons oferece cursos em todos os níveis da da metodologia Seis Sigma. Pode-se começar o treinamento com um curso GRATUITO em  White Belt. Os demais podem ser conferidos nossa página de treinamentos.

Sobre a autora: Cristina Werkema é pioneira na implantação do método Lean Seis Sigma no Brasil. Ela coordenou a implantação da metodologia em diversas empresas no Brasil, como a Ambev, Multibrás e a Embraco.

5) Gerenciamento de Projetos com PDCA (2016)

livros para engenheiros

Este livro informa sobre técnicas de Gestão de Projetos, com foco no método PDCA. Esse método garante o controle de processos e produtos. Além disso, é um método cíclico, ou seja, oferece melhoria contínua já que pode ser executado frequentemente.

O PDCA faz parte da metodologia Seis Sigma. O realizamento da ferramenta é feito em quatro etapas Plan, Do, Check and Act, em português: Planejar, Fazer, Checar e Agir. Com o livro, o leitor tem acesso a ensinamentos para aprender a realizar cada um dos quatro passos.

Mas em uma consultoria, qual devemos utilizar? PDCA ou Seis Sigma? Nesse vídeo, explicamos as diferenças entre os dois conceitos e quando você deve optar por uma ou pela outra. Na prática, você será capaz de distinguir qual a abordagem correta.

[thrive_leads id=’2166′]

O diferencial do livro é a atenção dada ao planejamento, que os processos da empresa sejam os mais previsíveis possível.

As informações dadas permitem que o leitor construa um cronograma para gerenciar projetos, utilizando o método PDCA.

Saiba mais sobre o PDCA, a ferramenta simples que pode transformar seu empreendimento, com a leitura deste artigo.

Sobre os autores: Guilherme Calôba é engenheiro e atua na área de Gerenciamento de Projetos e Análise de Riscos há mais de 15 anos. Mario Klaes é Analista de Sistemas e tem MBA em Gerenciamento Estratégico.

Esperamos que nossas indicações de livros para engenheiros tenham sido úteis para você. Quer continuar acompanhando conteúdos interessantes como esse? Acompanhe nosso blog, siga-nos no Facebook, Linkedin ou assine o nosso canal no Youtube e não perca nenhuma novidade!

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - com as certificações Green Belt - 6 Sigma, Aerodinâmica aplicada e Python no currículo, hoje faz parte do time da Fros, ministrando cursos e realizando consultorias na área.