10 melhores cursos profissionalizantes para a sua carreira!

Sem tempo de ler este artigo sobre os melhores cursos profissionalizantes? Então, ouça o episódio 54 do nosso podcast Business Break:

O mercado de trabalho está em constante evolução, buscando profissionais cada vez mais capacitados. Por isso, é fundamental investir em formações para aprimorar os seus conhecimentos teóricos e práticos.

O avanço da tecnologia contribuiu para esse desenvolvimento profissional, uma vez que houve a democratização do acesso a treinamentos online.

Mas quais são os melhores cursos profissionalizantes para a minha carreira? Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem, porque há diversas formações disponíveis.

Portanto, para ajudá-lo a escolher uma formação que contribua com a sua ascensão profissional, listamos os melhores cursos profissionalizantes:

  1. engenharia;

  2. tecnologia;

  3. design;

  4. negócios;

  5. Excel;

  6. gerenciamento de projetos;

  7. oratória;

  8. programação;

  9. marketing digital;

  10. Google Analytics.

Profissões mais procuradas no mercado de trabalho

Em dezembro de 2020, a PageGroup, uma empresa de atuação mundial especializada em recrutamento, divulgou uma lista com as profissões em alta para 2021 e, possivelmente, para os próximos anos.

Os anos de 2020 e 2021 foram marcados pela paralisação causada pela pandemia de covid-19, o que forçou as empresas a se reinventarem.

Diante disso, a maior parte das profissões que ganharam destaque foram aquelas que contribuíram diretamente para a adaptação das organizações a esse cenário.

A seguir, comentamos sobre algumas áreas apresentadas pela PageGroup, assim como mencionamos os principais cargos pontuados:

Recursos Humanos

O setor de recursos humanos foi um dos que mais precisou se reinventar devido ao distanciamento social. Afinal, as entrevistas e o relacionamento organizacional passaram a ser totalmente online.

Isso exigiu que os profissionais de RH pensassem em soluções para recrutar candidatos exclusivamente pela internet.

Além disso, foi necessário o desenvolvimento de meios para manter a saúde mental, a motivação e a produtividade dos colaboradores. Afinal, muitas pessoas tiveram o psicológico e, consequentemente, a performance afetada por conta dos acontecimentos.

Segundo a PageGroup, os cargos mais procurados são os seguintes: gerente de recursos humanos, especialista em aquisição de talentos e recrutadores.

Tecnologia

Com a grande maioria das pessoas em casa, a tecnologia se tornou essencial para a realização de praticamente todas as tarefas diárias.

Isso fez as companhias acelerarem a sua transformação digital de uma maneira nunca antes vista. A questão é que para isso é preciso de profissionais de tecnologia, o que fez a profissão crescer ainda mais.

Alguns dos cargos que as empresas mais procuram são estes: UI/UX designer, desenvolvedor web, especialista em segurança digital, analista de business intelligence, data scientist e especialista em nuvem.

Digital

Como dito, as organizações precisaram aumentar a sua presença digital de forma extremamente acelerada.

Por isso, diversos negócios correram atrás de desenvolver seus produtos digitais ou melhorá-los, como sites e aplicativos, por exemplo.

Sendo assim, o cargo de gerente de produto se tornou muito requisitado, porque é o responsável por coordenar todo o processo de desenvolvimento de um produto digital, guiando os desenvolvedores e UI/UX designers.

Finanças

Não é de se espantar que profissionais de finanças ganhem destaque em momentos de crise. Afinal, esse é o período no qual uma boa gestão financeira pode salvar negócios.

Dito isso, muitas empresas buscaram reforçar o seu setor de finanças para garantir que tudo fosse feito corretamente, evitando uma possível falência.

Os cargos mais procurados são os seguintes: analista contábil, gerente fiscal e business controller.

Comercial, Marketing e Operações

O cenário de crise também forçou as companhias a valorizarem ainda mais o relacionamento com os clientes, visando melhorar a sua aquisição e retenção de consumidores.

Diante disso, aumentou-se a procura, principalmente, por profissionais de vendas, experiência do consumidor e sucesso do consumidor.

Os 10 melhores cursos profissionalizantes

1. Engenharia

Apesar da engenharia não estar entre as profissões destaque que a PageGroup divulgou, é uma área que a demanda por profissionais dificilmente diminui.

A engenharia é uma carreira interdisciplinar que possui diversas opções de especialização. Alguns caminhos possíveis de seguir são estes:

  • engenharia mecânica;
  • engenharia da computação;
  • engenharia elétrica;
  • engenharia civil;
  • engenharia biomédica;
  • engenharia química.

Diante dos pontos apresentados, pode ser interessante procurar pelos melhores cursos profissionalizantes da área. Nesse caso, você não conseguirá atuar apenas com formações online, o ideal é optar por uma graduação.

Leia também: Tipos de engenharia e salários: conheça as 5 áreas melhor remuneradas

2. Tecnologia

Há muito tempo a tecnologia é uma área na qual a demanda por profissionais é extremamente alta, havendo a falta de mão de obra qualificada.

E como mostramos anteriormente, isso se intensificou com as mudanças que as empresas tiveram que fazer por conta da pandemia.

Sendo assim, formações online relacionadas à área de tecnologia estão entre os melhores cursos profissionalizantes que você pode fazer.

Há várias certificações e materiais disponíveis para estudo na internet. Inclusive, uma grande parte pode ser utilizada de forma gratuita.

Portanto, com comprometimento e dedicação você pode se tornar um profissional de tecnologia e seguir em alguma das várias especializações:

  • desenvolvimento de softwares;
  • análise de dados;
  • segurança da informação.

3. Design

Adquirir conhecimento em design pode ser extremamente valioso, desejando seguir na área ou não. Isso porque, em muitos casos, essa pode ser uma habilidade complementar muito útil. Por exemplo, você pode começar a criar um conteúdo de qualidade nas redes sociais.

Por conta dessa versatilidade, as certificações em design estão entre os melhores cursos profissionalizantes.

Os profissionais que dominam esse conhecimento são os responsáveis por transmitir informações de maneira visual. Sendo assim, estão envolvidos no desenvolvimento de praticamente todos os produtos, sejam físicos ou digitais.

Além disso, vale destacar que há uma enorme quantidade de conteúdo disponível para estudo na internet. Então, com muita dedicação e prática, você pode entrar neste mercado e seguir carreira apenas com os estudos online.

4. Negócios 

Aprender sobre negócios também pode contribuir para o crescimento profissional, independentemente da sua área de atuação. Afinal, para chegar a um cargo de liderança é fundamental compreender sobre gestão.

Desse modo, desejando trabalhar com administração de empresas ou não, invista no desenvolvimento das suas habilidades relacionadas a negócios. Esse pode ser um diferencial relevante para se destacar no mercado de trabalho.

5. Excel

As certificações em Excel entram na lista dos melhores cursos profissionalizantes por conta da versatilidade dessa ferramenta. Ela pode beneficiar a organização e gerenciamento de informações de praticamente qualquer setor de uma empresa.

Para algumas funções é até mesmo uma exigência dominar as técnicas avançadas do Excel, como é o caso dos profissionais de finanças, por exemplo.

Diante disso, vale a pena investir no aprendizado desta ferramenta. Aliás, ela também pode servir como um ótimo meio para organizar a sua vida pessoal, ajudando, por exemplo, no gerenciamento dos seus gastos mensais.

6. Gerenciamento de projetos

Trabalhar com equipes grandes ou times multidisciplinares exige muita habilidade em gerenciamento de projetos para que tudo corra bem no dia a dia.

Os gerentes de projeto são os profissionais que garantem a harmonia entre a equipe, promovendo a conclusão das tarefas dentro do prazo e do orçamento.

Essa habilidade também entra na lista de melhores cursos profissionalizantes devido aos benefícios que pode proporcionar a profissionais de diferentes áreas. 

Todos os setores de uma empresa lidam com o desenvolvimento de projetos, logo, é preciso que o líder de cada departamento saiba geri-los da maneira adequada.

Caso você queira começar os estudos nessa área, recomendamos o nosso curso online e gratuito em White Belt – Lean Seis Sigma.

Ele apresenta todos os conceitos básicos do Lean Six Sigma, uma metodologia fundamental para gerenciar projetos de melhoria contínua voltados à otimização dos processos de um negócio. Inscreva-se!

Quer saber mais sobre como ter sucesso no desenvolvimento de projetos? Assista ao vídeo abaixo:

7. Oratória

Não adianta montar uma apresentação “matadora”, com dados e gráficos incríveis, mas travar na hora de comunicar as informações durante uma reunião.

Por isso, a formação em oratória faz parte da lista dos melhores cursos profissionalizantes. Essa habilidade pode ser essencial para que você se comunique adequadamente dentro da organização na qual trabalha.

Além disso, aprender a se comunicar com clareza pode te ajudar a se tornar uma referência na sua área e desenvolver um networking de qualidade. Isso porque você pode, por exemplo, participar de palestras e elaborar o seu próprio curso.

8. Programação

No início desta lista comentamos sobre o setor de tecnologia estar em alta. Agora, reforçamos essa afirmação, porque a programação é uma especialidade que se encontra “dentro” dessa área.

Esse é o caminho que a maioria das pessoas de tecnologia costumam trilhar, porque há uma infinidade de conteúdos para estudo sobre programação.

Ao aprender sobre lógica e linguagens de programação, você pode se tornar um desenvolvedor, um cargo essencial para o desenvolvimento de produtos digitais, que é algo extremamente em alta hoje em dia.

9. Marketing Digital

Com o crescimento da presença digital das empresas, tornou-se indispensável o desenvolvimento de boas táticas de aquisição de clientes no ambiente virtual. Para isso, o melhor caminho é trabalhar o marketing digital.

Essa é uma área muito ampla composta por diversas frentes, como SEO, mídia paga, social media, branding e muito mais.

Diante desses pontos, as certificações de marketing digital entram na lista dos melhores cursos profissionalizantes. Afinal, as oportunidades na área são inúmeras.

10. Google Analytics

Aprender a utilizar o Google Analytics é indispensável para profissionais de marketing. Na verdade, conhecer esta ferramenta é um requisito para diversas funções hoje em dia.

Com o aumento da quantidade de produtos digitais, como sites e apps, o Analytics se tornou uma ferramenta ainda mais importante.

É por meio dele que você pode analisar os dados do seu site ou aplicativo, o que possibilita identificar oportunidades essenciais para o sucesso do seu negócio.

Há diversos cursos disponíveis na internet. Contudo, o próprio Google oferece gratuitamente o Google Analytics Academy, onde você pode aprender do básico ao avançado desta ferramenta.

Encontre os melhores cursos profissionalizantes na CAE!

A CAE Treinamentos é uma plataforma que oferece formações voltadas à implementação da melhoria contínua nas empresas.

Com a gente, você pode aprender sobre Lean Six Sigma, Lean Manufacturing, Softwares e Análises, Gestão da Qualidade e Padrões Normativos – ISO.

Todos os cursos são totalmente online e contam com aulas dinâmicas, suporte de professores altamente qualificados e certificado reconhecido pela Associação Brasileira de Educação a Distância e pelo The Council for Six Sigma Certification.

Escolha uma das nossas formações ou assine um de nossos planos e se junte aos mais de 25 mil alunos que já se qualificaram com a CAE!

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

Escreva um Comentário