Aprenda mais sobre esta forma de gerenciamento que garante qualidade em todos os setores de uma empresa

Saber o que é gestão da Qualidade Total se tornou algo necessário para gestores e empreendedores. Antigamente, realizar o controle da qualidade era um diferencial, mas hoje em dia é um pré-requisito para a sobrevivência de uma empresa no mercado.

Atualmente, vivemos em um mundo de constante mudança tecnológica, o que faz com que as áreas profissionais se transformem rapidamente. É preciso se manter sempre atualizado para acompanhar as ferramentas, sites, softwares, aplicativos e metodologias utilizadas em seu nicho de trabalho.

Uma das características da Qualidade é oferecer capacitação profissional para os colaboradores da empresa. Essa é uma forma de manter os profissionais atualizados.

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A gestão da Qualidade Total também é imprescindível porque com a popularização das redes sociais, os clientes podem expor suas opiniões sobre a empresa de forma pública. Qualquer falha em algum produto pode ser exposta e compartilhada na internet, em grande velocidade e alcançando muitas pessoas.

A melhor forma de se precaver de comentários negativos nas redes é tomar o máximo de cuidado, para que o seu produto, serviço e atendimento sejam os melhores possíveis.

Quanto mais seus clientes estiverem satisfeitos, mais a internet se torna um aliado. Pois, esses clientes podem realizar comentários positivos em sua página ou website.

O que é gestão da Qualidade Total: quais são seus princípio?

A gestão da Qualidade Total possui alguns conceitos básicos:

  • Realizar processos que respondam concretamente às necessidades dos clientes
  • Conseguir estabelecer um lucro contínuo garantindo a sobrevivência da empresa
  • Identificar os problemas críticos e estabelecer uma ordem prioritária para resolvê-los
  • Tomar decisões com base em dados, fatos e estatísticas
  • Identificar as causas raízes dos problemas que causam dispersões e variabilidades e reduzi-las com métodos
  • Ter em mente que o cliente é o rei, não se pode servi-lo com produtos de baixa qualidade
  • A prevenção deve ser realizada com o máximo de atenção possível
  • Deve-se seguir a lógica anglo-saxônica de “trial and error” (tentativa e erro) e nunca permitir que um problema se repita

Entender exatamente aquilo que o cliente deseja é uma das melhores saídas para otimização de processos. Confira já no nosso vídeo abaixo como compreender o famoso CCR (critical customer requirements), que contribui para atingir (e se possível superar) as expectativas do seu cliente.

https://www.youtube.com/watch?v=7P77PmZQWEQ
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Por que é utilizado o termo “Total”? Qual seu significado?

O termo “Total” é utilizado nesta forma de gestão porque tem-se como objetivo que todos os processos da empresa possuam qualidade.

O gerenciamento da Qualidade deve permear todos as atividades, tarefas, produtos e serviços que existirem dentro de uma organização. A filosofia da gestão da Qualidade Total deve ser entendida por todos os funcionários, abrangendo todos os níveis de hierarquia dentro de uma corporação.

Segundo a estratégia de gestão da Qualidade Total, dentro da empresa não deve existir lacunas, os processos devem estar atuando em sua melhor performance possível.

Para garantir que a Qualidade Total ocorra é preciso que o gerenciamento se baseie em alguns conceitos. Esses são chamados de pilares, pois são conceitos que “sustentam”,  uma boa gestão da Qualidade Total. São eles:

1) Qualidade Intrínseca

São as características que agregam valor ao produto ou serviço que é ofertado para o cliente da organização.

2) Custo

Esse pilar é relacionado ao gasto financeiro realizado para a produção do produto ou serviço. Envolve, por exemplo, matéria prima, equipamento, manutenção, recursos humanos e operacionais.

3) Atendimento

Essa etapa é referente ao atendimento e a entrega do produto ou serviço, que deve ser feito no local certo, na quantidade certa e no momento certo.

4) Segurança

Deve-se dedicar esforços e atenção para garantir a integridade física dos clientes e funcionários.

5) Moral

A moral de uma organização está relacionada com o nível de satisfação de seus clientes e funcionários.  

6) Meio Ambiente

Atualmente, alguns gestores acrescentam o pilar do Meio Ambiente, para ressaltar que todas as atitudes e processos da empresa devem ser ecologicamente corretos e com mínimo impacto possível na natureza.

É preciso que esses elementos estejam em equilíbrio dentro de uma empresa para levar satisfação aos clientes, assim possibilitando a sobrevivência no mercado e evolução da organização.

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Saiba mais sobre os Seis Pilares da Qualidade Total com a leitura de nosso artigo.

A evolução da gestão da Qualidade Total

A história da evolução da Qualidade pode ser separada de duas formas:

  • quando o foco da qualidade era o produto;
  • quando o foco passa a ser o produto, o processo e a satisfação do cliente.

Posteriormente, a gestão da qualidade era realizada com foco no produto. Entretanto, com o avanço das teorias de gerenciamento da Qualidade, passa-se a ter o foco no processo e na satisfação do cliente. Isso começou a ocorrer após o período da segunda guerra mundial, que terminou em 1945, com a criação do Sistema Toyota de Produção (TPS).

Em 1914, Henry Ford havia havia transformado os métodos de produção, através da criação da linha de montagem. Essa técnica, implementada na empresa automobilística Ford, ganhou o nome de Fordismo.

Nessa gestão, o foco era inteiramente no produto. Os principais objetivos eram economizar tempo e dinheiro. A linha de produção consistia em uma esteira rolante na qual os funcionários iam aos poucos, montando o automóvel. Cada trabalhador realizava um movimento único e repetitivo.

Isso era prejudicial aos colaboradores, pois não havia evolução e novos aprendizados, tornando a rotina repetitiva. O padrão da qualidade não estava sendo evoluído dentro da Ford e devido a rigidez do método, o Fordismo acabou entrando em declínio.

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Linha de montagem Fordista

Sistema Toyota de Produção e evolução da gestão da Qualidade Total

O Sistema Toyota de Produção (TPS) possibilitou muitas melhorias dentro da gestão da Qualidade. A Toyota era uma empresa que estava muito abalada devido a segunda guerra mundial. Assim, seus gestores criaram o TPS, buscando reerguer a organização.

Dessa forma, reinventaram a gestão da Qualidade Total, o foco do gerenciamento passou a ser todos os processos da empresa e a satisfação do cliente.

Além disso, uma das abordagens do Toyotismo é a capacitação dos funcionários. Assim, eles auxiliam a evoluir a empresa e também evoluem junto com ela. Além disso, os trabalhadores não precisam consultar os gerentes a todo o momento, poupando tempo.

Metodologias da Qualidade Total:  Lean Manufacturing

O desenvolvimento do Sistema Toyota de Produção permitiu que fossem criadas filosofias de gestão, técnicas, sistemas, metodologias e ferramentas de qualidade que são utilizadas até hoje.

O Lean Manufacturing é uma filosofia de gestão que foi criada dentro do TPS. Essa metodologia garante uma “produção enxuta”, que consiste em eliminar os desperdícios. Ou seja, retirar tudo que está impedindo a entrega de um resultado 100% satisfatório para o cliente.

Assim como, a eliminação de custos desnecessários, promovendo economia.

O Lean possui diversas ferramentas e abordagens que garantem uma melhoria na qualidade dos processos de uma empresa. Além de estipular métodos e organização e gestão. Com o Lean é possível:

  • gerar mais lucro;
  • cortar desperdícios;
  • aumentar a satisfação dos clientes;
  • melhorar a rapidez de atendimento;
  • aumentar a qualidade em todos os processos da empresa.

Curso gratuito online de Lean Manufacturing

Saiba mais  sobre a filosofia e suas ferramentas com leitura do artigo “10 Posts sobre sistema Lean Manufacturing: aprenda tudo sobre”.

Quer aprender um método simples do Lean Manufacturing que pode fazer a diferença em sua empresa? Leia o texto “Os 5 Porquês da Qualidade: o que é e veja exemplos de como aplicar”.

Cursos de capacitação em Lean Manufacturing podem ser pensados como um apoio para melhorar a Qualidade Total de seu empreendimento. A Frons oferece um curso GRATUITO em Lean Manufacturing, para que você inicie a sua capacitação na filosofia.

Metodologias da Qualidade Total: Seis Sigma

A metodologia Seis Sigma teve seu início em 1979 na Motorola. Os gerentes da empresa perceberam que estavam com problemas, pois seus produtos estavam, frequentemente, sendo fabricados com defeitos. Além disso, a concorrência estava oferecendo produtos de melhor qualidade e com menores custos.

Assim, para resolver esses problemas dentro da Motorola, os gerentes requisitaram uma pesquisa para reduzir as variabilidades do processo de produção e cortar gastos de produção. Foi dessa forma que nasceu o Seis Sigma.

O Seis Sigma é um grande aliado da gestão da Qualidade Total, pois permite um maior controle dos processos da empresa. Com isso, é possível perceber as variabilidades dos processos e corrigi-las.

Além disso, ela possibilita o uso de ferramentas contínuas e cíclicas que garantem o monitoramento contínuo. Como o PDCA, que permite a análise dos dados continuamente.

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O PDCA pode tornar o gerenciamento de projetos uma tarefa mais simples e eficaz. A sigla PDCA significa:

  • Plan (planejar)
  • Do (fazer)
  • Check (checar)
  • Act (agir)

Você conhece as diferenças das metodologias PDCA e Six Sigma? Saiba quando utilizar cada uma e assim, na prática, você será capaz de distinguir qual a abordagem correta.

Com a leitura deste artigo, pode-se aprender as etapas para incorporar e executar a ferramenta em seu empreendimento.

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - com as certificações Green Belt - 6 Sigma, Aerodinâmica aplicada e Python no currículo, hoje faz parte do time da Fros, ministrando cursos e realizando consultorias na área.