O que é Lean Healthcare na área da saúde?

O que é Lean Healthcare e como ele pode transformar os ambientes de saúde.

Não há dúvidas que o Lean é o maior método de produção do mundo. Ele faz parte do consagrado Sistema Toyota de Produção e é aplicado em milhares de empresas ao redor do mundo, sempre visando a famosa diminuição de desperdícios. No entanto, com o passar do tempo, assuntos como o que é Lean Healthcare também começaram a ganhar espaço.

Isso porque eles trazem os princípios do Lean para outros nichos, produzindo benefícios também em espaços não empresariais. Nesse sentido, todo tipo de ambiente profissional pode aumentar seus lucros e trabalhar de maneira mais eficiente, eficaz e efetiva. 

Sabendo disso, criamos aqui um artigo com tudo que você precisa saber sobre o que é Lean Healthcare e sua aplicação dentro da área da saúde. 

Ficou curioso para saber mais sobre o que é lean e como ele se relaciona com a área da saúde? Então, continue acompanhando e descubra tudo! Boa leitura!

O que é o Lean?

Lean ou Lean Manufacturing se trata do mais famoso sistema de produção já inventado. Criado dentro da grande montadora automotiva Toyota, ele carrega uma série de técnicas e ferramentas que visam diminuir os desperdícios dentro das linhas produtivas de todo tipo de empresa.

Em outras palavras, o objetivo principal do Lean é a criação da produção enxuta, onde não ocorrem gastos em excesso, tanto de matéria-prima quanto de tempo para realização dos processos. 

Assim, a companhia aumenta seu lucro e se torna mais rentável de maneira geral, já que deixa de dispensar força de trabalho em tarefas desnecessárias.

O que é Lean Healthcare?

Como citamos, o Lean nada mais é que um sistema de produção para eliminação de desperdícios. Já o Lean Healthcare, por sua vez, é aplicação dessas mesmas técnicas, porém fora do meio automotivo, chegando também na área da saúde

Em outras palavras, podemos definir o Lean Healthcare como a redução de excessos em clínicas, hospitais e outros ambientes que tratam diretamente com a saúde dos pacientes. 

Aqui, porém, ele não soluciona apenas questões materiais, mas age também na melhoria das técnicas de trabalho de todos os profissionais do ramo. 

Ou seja, o Lean Healthcare se trata do envolvimento geral das técnicas do Lean em todos os processos da área. 

Encarando o tratamento dos pacientes de maneira cronológica, ele objetiva fornecer melhor atendimento em menos tempo, reduzindo a espera nas filas, os problemas nos diagnósticos e os possíveis estresses entre profissionais e pacientes, situação bastante frequente dentro desse meio. 

Benefícios de aplicar o Lean Healthcare

(o-que-e-lean-healthcare)

Sabendo o que é Lean Healthcare com toda a certeza você já conseguiu perceber que ele pode ser bastante positivo na área da saúde. Afinal essa técnica trata diretamente da agilidade nos procedimentos, o que é de extrema necessidade no ramo, principalmente em casos mais complicados.

Nesse sentido, alguns benefícios podem ser notados quando ele começa a ser aplicado de maneira constante. Entre os principais, destacamos:

  • Aumento da produtividade individual dos profissionais;
  • Aumento da segurança no atendimento aos pacientes, diminuindo o risco de diagnósticos incorretos;
  • Melhor relacionamento interpessoal dentro da equipe, já que os erros e conflitos diminuem consideravelmente;
  • Redução de custos no atendimento e na realização das demandas; 
  • Redução do tempo de espera dos pacientes nas filas.

Desperdícios na área da saúde

Quando falamos sobre desperdícios de trabalho é comum pensarmos automaticamente no ramo empresarial. Afinal, as linhas de produção costumam gerar diversos resíduos, assim como contar com uma série de processos, muitas vezes desnecessários, até que o produto final seja apresentado. 

No entanto, a área da saúde também sofre bastante com esse problema. Afinal, a cada paciente atendido é necessário utilizar uma série de materiais, os quais precisam ser descartados ao final da consulta. Sendo assim, o lixo é produzido em excesso, o que é prejudicial em diversos aspectos. 

Nesse sentido, os principais desperdícios na área da saúde e que podem ser reduzidos através do Lean Healthcare são:

  • Excesso de estoque;
  • Logística mal elaborada, gerando desperdício de tempo no transporte de materiais; 
  • Comunicação insuficiente entre os colaboradores, gerando descontentamento nos pacientes;
  • Excesso de processos ou etapas redundantes, que não agregam valor no produto ou atendimento final;
  • Grandes filas de espera para atendimento; 
  • Retrabalho entre os setores, advindo da necessidade de corrigir erros realizados por outros profissionais; 
  • Movimentação desnecessária, gerando perda de tempo e espera ainda maior dos pacientes. 

Quando utilizar o Lean Healthcare?

(lean)

Sabendo o que é Lean Healthcare, seus benefícios e principais aplicabilidades, não fica difícil perceber que ele pode ser bem vantajoso para a área da saúde. Por esse motivo o uso desta técnica tem se tornado cada vez mais popular, alcançando estabelecimentos de todos os locais do mundo. 

No entanto, é preciso dizer que o Lean Healthcare pode ser mais positivo quando aplicado em situações específicas. Sendo assim, é importante saber identificar o momento certo para implementação do processo, visando colher o melhor resultado possível. 

Abaixo separamos alguns casos onde a aplicação do Lean Healthcare pode ser extremamente positiva. Confira!

  • Pacientes estão fazendo muitas reclamações sobre demora no atendimento; 
  • Local está com pouco capital de giro e estoque muito grande; 
  • Problemas com diagnósticos incorretos estão se tornando muito frequentes; 
  • Movimentação nos corredores é grande e afeta o transporte de materiais ou a circulação de pessoas; 
  • Conflitos entre os funcionários estão surgindo com muita frequência, afetando o clima organizacional do local;
  • Comunicação interna está sendo insuficiente para repassar informações corretas para os pacientes;
  • Médicos encontram dificuldades para realizar encaminhamentos para exames e fornecer diagnósticos rápidos para seus pacientes. 

E aí, quantas dessas falhas você identifica em seu ambiente de trabalho? Elas fazem parte do seu dia a dia profissional? 

Se você deseja saber mais sobre o que é Lean Healthcare e os benefícios que ele pode trazer, continue acompanhando o nosso blog! Aqui sempre postamos materiais completos para te ajudar a se tornar um profissional de muito sucesso!

Autor

Sou graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), pós-graduação em Jornalismo Esportivo pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), especialização em revisão pela Unicamp, além de cursos de revisão e otimização de textos pela Rock Content.

Escreva um Comentário