O que é o método A3 e como ele pode solucionar todos os problemas da sua empresa!

Quem trabalha dentro do ramo empresarial com toda a certeza já ouviu falar sobre algumas ferramentas de gestão da qualidade. Afinal, elas são grandes companheiras de quem precisa manter o desempenho da companhia lá no alto, elevando a produtividade e minimizando os erros. Nesse sentido, saber o que é o método A3 também é bem interessante para ajudar a atingir as metas da companhia. 

Isso porque essa técnica pode ser utilizada em parceria com muitas outras ferramentas, objetivando a criação de uma empresa mais eficiente, eficaz e efetiva. Com ela a gestão consegue trabalhar de modo a implementar a melhoria contínua, tornando-se mais produtiva a cada dia e elevando os resultados, com custos menores. 

Sabendo disso, neste artigo detalharemos tudo o que você precisa saber sobre o que é o método A3 e como ele funciona na prática. Ficou curioso para saber mais? Continue acompanhando e descubra tudo! Boa leitura!

O que é o método A3?

Em linhas gerais, a ferramenta Lean A3 pode ser definida como um tipo de relatório que visa identificar e propor soluções para os principais problemas de uma companhia. 

Por meio dela é possível não apenas descobrir erros, mas entender as suas origens e os principais motivos pelos quais eles estão ocorrendo. Depois, com esses dados em mãos se torna mais simples propor soluções verdadeiramente efetivas para solucioná-los e até mesmo evitar com que eles ocorram.

A ferramenta Lean A3, como o próprio nome indica, é uma derivação do famoso sistema de produção Lean Manufacturing. Ou seja, ela também ajuda as empresas que desejam diminuir os seus desperdícios e tornar a produção mais enxuta, melhorando a produtividade e, consequentemente, aumentando o lucro! 

O método A3 é baseado na estrutura geral do ciclo PDCA (Planejar, Executar, Verificar, Agir). Sendo assim, também é bacana para o desenvolvimento de projetos e acompanhamento de melhorias em todos os setores.

Em que momento utilizar o relatório A3?

Sabendo o que é o método A3, já fica evidente que ele pode ser um grande aliado das empresas que desejam melhorar os seus métodos de trabalho. 

Afinal, a identificação das causas dos erros proporciona uma melhor visualização geral da condição da empresa, permitindo que ela aprimore os seus processos em todos os setores e em todos os níveis.

Sendo assim, a ferramenta Lean A3 é excelente nos momentos, nos quais, a empresa está sofrendo com muitas falhas recorrentes e que, mesmo depois de solucionadas, voltam a atrapalhar a linha de produção. 

Com ela a gestão poderá entender quais são as causas dessa repetição e atuar na raiz do problema, solucionando-o de forma definitiva.

Para que o relatório A3 é eficiente?

Sabendo o que é o método A3 e as suas vantagens, fica evidente que ele pode ser utilizado em vários contextos diferentes dentro das empresas. No entanto, a sua maior eficiência se aplica em momentos em que a companhia está sofrendo com muitos erros e problemas em sua produção. 

Afinal, seu principal objetivo é não apenas identificar problemas, mas realizar uma análise profunda e completa, de modo a descobrir os motivos pelos quais os erros e falhas estão se mostrando recorrentes. 

Depois disso, a ferramenta Lean A3 será utilizada para propor novas soluções, as quais terão eficácia maior, já que foram elaboradas com uma grande fundamentação teórica. 

Nesse sentido, quando o A3 é usado dentro das companhias ele acarreta um maior conhecimento da condição geral da corporação. Assim, todas as atitudes tomadas pela gestão também se tornam mais eficientes, já que ganham embasamento prático de dados reais.

É possível aplicar o método A3 em qualquer tipo de empresa?

Sabendo de todas essas informações, com toda a certeza você já deve estar pensando em como utilizar o relatório A3. Afinal, esse é um método simples, barato e prático, porém super efetivo para diminuir os problemas dentro da sua companhia e torná-la mais eficiente. 

A boa notícia aqui é que essa metodologia pode ser adaptada para qualquer tipo de companhia, independentemente do seu nicho ou tamanho.

Por se tratar de uma ferramenta Lean ela surgiu originalmente nas linhas de montagem de veículos, onde um pequeno problema já pode causar danos em diversas etapas de produção do automóvel. 

No entanto, o método A3 pode ser adaptado para os mais diversos meios, acompanhando os processos de cada companhia. 

Portanto, vale estudar a fundo essa ferramenta e aprender como utilizar o Relatório A3 aplicando-o na sua empresa, pois os resultados serão bastante efetivos. 

O método A3 resolve qualquer tipo de problema?

o que é o método A3

(ferramenta-lean-A3)

https://pixabay.com/pt/photos/trabalho-escrit%C3%B3rio-equipe-empresa-5382501/

Sabendo que a ferramenta Lean A3 pode ser aplicada em diversas empresas, fica evidente que ela pode ser uma grande aliada das companhias que precisam diminuir a incidência de problemas em suas linhas. 

De forma geral, podemos dizer que o A3 pode ser sim bastante eficaz para todo tipo de problema, desde que seja aplicado da maneira correta. Os seus processos de identificação são bem interessantes para definir as raízes dos erros e falhas, corrigindo-os por completo. 

Porém, é importante ressaltar que o método A3 se mostra ainda mais eficiente em problemas que possuem grande recorrência. 

Ou seja, aqueles que já causaram danos para a produção da empresa, receberam projetos de melhoria, mas mesmo assim voltaram a apresentar falhas. 

Com a identificação dos motivos causadores dos problemas, todo o organismo da corporação começa a funcionar de maneira mais efetiva. 

Afinal, ao passo que erros antigos deixam de ocorrer, novas falhas também não acontecem. Sendo assim, a cada dia mais a organização se aproxima do método de produção ideal: enxuto, sem desperdícios, erros, falhas e paradas de produção.

E aí, agora que você já sabe o que é o método A3, já está preparado para aplicá-lo em sua empresa? Se sim, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e ajude ainda mais pessoas a aderirem a ele em suas companhias! 

E para continuar por dentro dos melhores conteúdos sobre o mundo corporativo, continue acompanhando o nosso blog! Aqui sempre postamos materiais completos e com temas relevantes que vão te ajudar a tornar a sua empresa uma verdadeira referência no mercado! 

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

2 Comentários

    • Olá, tudo bem?

      Bom, os desafios de implementar esse método é o conhecimento que é preciso ter da rotina PDCA e de outras ferramentas como Brainstorming, Diagrama de Ishikawa, Gráfico sequencial, entre outros.
      Mas, benefícios que você pode enxergar a curto prazo são: Facilidade de documentação, agilidade, rápida adaptação das pessoas.Já a longo prazo você verá uma mudança cultural positiva e implementação do mindset de problem solving

Escreva um Comentário