Plano de carreira: o que é, como fazer e modelos [download]

Um plano de carreira é um mapa da evolução de cada profissional dentro da empresa. Esse plano aponta os possíveis cargos, salários e atividades que poderão ser desempenhadas pelo profissional em sua jornada, no curto, médio e longo prazo. 

Sem tempo para ler? Ouça o episódio #009 do nosso podcast Business Break e aprenda ‘Como fazer um planejamento pessoal e profissional’:

Fazer um plano de carreira é importantíssimo para criar um propósito para as posições desejadas pelos colaboradores, porque define os valores e o caminho que cada um deles deve seguir para que possam avançar dentro das oportunidades oferecidas pela empresa.

Isso evita que os bons funcionários saiam da organização por não enxergarem possibilidades de evolução

Caso você perceba que este é o cenário atual da sua empresa, está mais do que na hora de implementar um modelo de plano de carreira para o seu time.

Quer aprender? Entenda melhor o que é um plano de carreira, porque ele é importante e os modelos principais. 

O que é plano de carreira?

Um plano de carreira é um documento que guia os passos que os profissionais de uma empresa precisam dar para conseguirem seguir em direção aos cargos almejados.

O plano cria uma sequência lógica de evolução para cada profissional dentro da empresa de forma individual. Afinal, cada colaborador tem seus objetivos e aspirações de crescimento para sua vida profissional. 

Por isso, essa é uma estratégia utilizada por muitos negócios como forma de atrair e reter talentos, já que os profissionais valorizam os empregadores que oferecem oportunidades de evolução.

O departamento de Recursos Humanos é o responsável por criar um modelo de plano de carreira e gerenciar sua execução tanto para novos quanto para antigos funcionários. 

Por que o plano de ação é importante para empresas?

É comum que os bons funcionários tenham objetivos e ambições tanto dentro das empresas em que trabalham quanto fora delas.

Então, se a sua organização não trouxer perspectivas de crescimento para os colaboradores, é provável que eles busquem essa segurança nos concorrentes.

Um diferencial que as organizações podem utilizar para conquistar – e manter – os bons profissionais com eles é o plano de carreira.

Assim, os membros da equipe poderão vislumbrar o momento onde irão alcançar os resultados esperados pelo gestor. Isso pode acontecer com um cargo de nível superior na equipe ou na área, por exemplo.

Por isso, um modelo de plano de carreira bem estruturado é essencial para manter os colaboradores motivados e inspirados. Afinal, eles irão perceber que se esforçar e fazer o melhor trará recompensas para a carreira.

6 modelos de plano de carreira

Para fazer a melhor escolha para sua empresa, é preciso ter um bom conhecimento das diversas opções de modelos de plano de carreira. Confira alguns deles abaixo:

Fonte: Siteware.

1. Plano de carreira horizontal

Neste caso, o profissional não espera subir de nível hierárquico na empresa simplesmente porque eles não existem. 

No plano de carreira horizontal, a organização não possui divisões, já que todos os profissionais que são parte dela se encontram no mesmo nível e o processo evolutivo ocorre nas responsabilidades e atividades a serem desempenhadas.

2. Plano de carreira em linha

É um modelo de plano de carreira bastante comum em instituições de serviços públicos e militares. Nele, o profissional não espera poder mudar de área, pois sabe que os cargos e níveis hierárquicos são padronizados

Aqui, as promoções podem até ocorrer, mas de acordo com o tempo de serviço que o colaborador tem na organização.

3. Plano de carreira paralela

A possibilidade de carreira paralela é parecida com a da carreira em linha, mas com o diferencial da possibilidade de os funcionários ocuparem cargos de liderança terem maiores chances de seguirem em ramos hierárquicos diferentes – e separados – dos outros.

4. Plano de carreira em Y ou Bifurcado

A carreira em Y é um modelo que permite que o profissional escolha qual caminho vai querer seguir dentro da empresa: a área técnica ou a ascensão em cargos de gestão. 

Trata-se de uma boa opção para valorizar o trabalho daqueles que não querem ir para cargos de gestão por preferirem os trabalhos técnicos e operacionais.

5. Plano de carreira em W

Conforme inspirado pelo formato desta letra, este plano de carreira sugere três caminhos para o profissional seguir, que são, basicamente, uma mistura das possibilidades sugeridas pelo plano em Y. 

Assim, ao invés de o profissional decidir entre ser um especialista da sua área ou se tornar gestor das equipes, ele também pode se tornar um gestor de projetos.

6. Plano de Carreira em Rede

Este plano de carreira traz maiores possibilidades para os colaboradores, por ter mais variedade de cargos ofertados para o profissional. 

Trata-se de uma excelente opção, pois o profissional pode ter a oportunidade de atuar nas funções que mais tem afinidade, identificação e alta performance.

Como fazer um plano de carreira [passo a passo]

Agora, confira os passos necessários de como fazer um plano de carreira ideal para sua empresa:

1. Planeje o futuro

Procure entender qual é a visão dos membros do seu time para o futuro. Onde eles imaginam estar no ano que vem? E daqui a 5 anos? E 10 anos? 

Responder estas questões se torna essencial para elaborar um plano de carreira que se adeque tanto aos colaboradores quanto aos objetivos desejados por eles.

2. Levante e analise os prós e contras

Depois de verificar quais são os objetivos esperados pelos seus funcionários, será possível indicar quais pontos podem ser positivos para o bom andamento dos negócios. 

Não se esqueça de orientá-los também sobre os pontos negativos e como estas características podem impedi-los de atingir suas metas.

Leia também >>> Como definir objetivos e metas: técnica SMART e 6 dicas essenciais.

3. Sugira novas metas

Depois de encontrar os pontos positivos dos colaboradores, é essencial trabalhá-los para que se desenvolvam ainda mais. 

Mostre para os funcionários a importância destas habilidades para a empresa e os estimule a desenvolverem tais características cada vez mais. 

Definir objetivos e metas é a base para um bom planejamento de sucesso. Existem algumas técnicas possíveis para definição desses objetivos e uma das mais utilizadas é a SMART. Entenda melhor no nosso vídeo abaixo.

4. Reduza a rotatividade dentro da empresa

O plano de carreira é importante para que a empresa seja vista com transparência pelos colaboradores, uma vez que o funcionário entende o que é esperado do seu trabalho e, por isso, se sente seguro. 

Assim, você reduz as intrigas internas sobre possibilidades de promoção e o colaborador fica a par do que é preciso para atingir suas metas.

Plano de carreira: exemplo de sucesso

A gigante Volkswagen aplica o Processo de Desenvolvimento Integrado, onde os funcionários são treinados com formações especializadas em cursos tanto nacionais quanto estrangeiros. 

Depois de uma análise de seu histórico profissional, desempenho e outras características, os gestores fazem uma escolha dentre as possibilidades de carreira e os colaboradores são chamados para uma conversa com o administrador da empresa. 

Assim, uma nova etapa será realizada para verificar se o funcionário possui as competências necessárias para continuar neste processo, e essa análise irá definir o crescimento do colaborador dentro da empresa.

A Bayer, por sua vez, utiliza o Programa de Desenvolvimento de Competências, destinado aos colaboradores eleitos pelos responsáveis de cada departamento. 

Depois da seleção, os participantes são divididos em grupos para serem analisados individualmente. Em seguida, um feedback é apresentado a eles e, se necessário, algumas alterações na carreira são sugeridas. 

Por fim, os colaboradores são direcionados a treinamentos para se tornarem mais aptos a estes cargos. 

No fim do processo, eles voltam à rotina, mas sob observação do gestor. Se este notar que houve melhora, o funcionário será promovido.

Plano de carreira pronto [para download]

Quer estruturar um plano de carreira eficiente para a equipe da sua empresa. Clique no link abaixo para fazer o download gratuito de um:

>>> Modelo de planejamento de carreira <<<

A planilha vem pré-formatada em Excel e ajuda a:

  • organizar as possibilidades de avaliar as competências dos funcionários
  • definir uma forma de fazer a análise SWOT individual
  • criar um modelo para elencar os objetivos profissionais de cada colaborador
  • definir quais são as prioridades e planos de ação de melhoria de cada membro. 

Baixe e comece a trabalhar em melhorias para sua equipe hoje mesmo!

Desenvolva sua carreira com cursos online

Com a rotina profissional agitada no dia a dia, encontrar tempo para um curso presencial pode não ser tão fácil.

Por isso, a CAE Treinamentos organizou os melhores cursos online para que você possa investir no seu crescimento na carreira de casa!

Conheça nossos cursos e escolha o que tem mais a ver com seu momento profissional atual e aproveite!

Além dos cursos pagos, existem várias opções gratuitas para você começar, sem precisar gastar nada.

Para aprofundar ainda mais seus conhecimentos, recomendamos as leituras abaixo:

Agradecemos sua leitura e esperamos que você tenha compreendido a importância de um plano de carreira para a empresa.

Acompanhe nosso blog, siga-nos no Facebook e se inscreva no nosso canal do Youtube para ficar por dentro das novidades!

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - com as certificações Green Belt - 6 Sigma, Aerodinâmica aplicada e Python no currículo, hoje faz parte do time da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.