Uma das formas de motivar sua equipe, certamente é traçar um plano de carreira objetivo e transparente. Dessa forma, cada profissional sabe o que fazer para alcançar o objetivo profissional que almeja.

Existem tipos diferentes de plano de carreira, entenda como funcionam e qual se adapta melhor às suas necessidades. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo.

O que é plano de carreira?

O plano de carreira é um documento que guia os passos dos profissionais que almejam alcançar cargos mais altos em uma empresa. Esse plano cria uma sequência objetiva para cada talento, de forma individual, afinal, não são todas as pessoas que possuem os mesmos objetivos profissionais.

Antigamente, o único caminho a ser seguido era o de gerência, hoje existem outras possibilidades de crescimento, o que pode ser atrativo para novos profissionais e ainda reter os talentos da empresa. O departamento de recursos humanos é o responsável por criar um modelo de plano de carreira, trabalhando em conjunto com os gestores para sua execução.

O que é plano de carreira?

Para que serve?

O plano de carreira serve para auxiliar tanto a empresa quanto os colaboradores. Para a corporação, ajuda a manter seus colaboradores engajados e motivados, além de atrair novos talentos. Para o trabalhador ambicioso, ele consegue visualizar os passos necessários para alcançar o cargo desejado, assim consegue se preparar durante esse percurso.

Se a sua organização não possui um plano de carreira bem definido, seus colaboradores não terão uma perspectiva de crescimento, dessa forma, é bastante provável que busquem outras oportunidades nos concorrentes. Outra forma de reter seus talentos é investindo em bons treinamentos organizacionais que possam acrescentar conhecimentos práticos às equipes.

Principais tipos de plano de carreira

Como dissemos anteriormente, atualmente existem outras formas de se crescer em uma empresa, além do cargo de gerência. Confira 6 tipos de plano de carreira para conhecer e implementar na sua empresa.

1. Plano de carreira horizontal

O plano de carreira horizontal é implementado em empresas que não possuem níveis hierárquicos, ou seja, todos os colaboradores estão no mesmo nível. Mesmo sem cargos superiores, existe o devido reconhecimento e aumentos conforme o desempenho de cada um.

2. Plano de carreira em linha

Esse tipo de plano de carreira possui padrões bem definidos, geralmente os profissionais alcançam melhores posições de forma automática, por tempo de serviço. O plano de carreira em linha é muito comum em instituições de serviços públicos, nesses casos, os profissionais já possuem o conhecimento dos cargos e níveis que podem alcançar. Para esse modelo, não é permitido mudar de área.

Confira também: Como ser um bom gestor? Conheça o passo a passo completo!

3. Plano de carreira paralela

O plano de carreira paralela oferece a possibilidade do colaborador ocupar cargos de liderança. Neste caso, os colaboradores têm a possibilidade de crescimento, porém escolhem um caminho a ser seguido desde o início.

4. Plano de carreira em Y

Também conhecido como plano de carreira bifurcado, esse modelo permite ao profissional escolher entre 2 caminhos de crescimento: a área técnica ou a ascensão em cargos de gestão. É uma ótima opção para os colaboradores que não almejam cargos de gestão, dessa forma, eles podem realizar trabalhos técnicos e operacionais.

5. Plano de carreira em W

O plano de carreira em W oferece outras opções ao colaborador. Além das possibilidades de seguir na carreira técnica e de gestão, esse modelo permite que o colaborador se torne um gestor de projetos.

6. Plano de carreira em rede

No plano de carreira em rede o profissional possui maiores possibilidades de cargos ofertados para o crescimento profissional. Assim, ele pode optar por funções em que se identifica e tem afinidades.

Principais tipos de plano de carreira

Como fazer um plano de carreira em 4 passos

Agora que você já entendeu o que é plano de carreira, confira os passos necessários para implementar na sua empresa:

  1. Planeje o futuro: procure entender a visão dos colaboradores da sua equipe, onde se imaginam profissionalmente daqui a 1, 5 ou 10 anos? Isso te trará clareza para adequar o plano de carreira que se adapta aos desejos deles;
  2. Levante e analise os prós e contras: após definir o primeiro passo, é possível identificar os pontos positivos e negativos sobre as metas que precisam ser alcançadas para seguir o plano de carreira escolhido. Veja 3 exemplos de metas para empresas;
  3. Sugira novas metas: demonstre à sua equipe a importância de desenvolver as habilidades necessárias para alcançar as novas metas para o plano de carreira. Estimule a se desenvolverem cada vez mais;
  4. Reduza a rotatividade dentro da empresa: ter um plano de carreira bem traçado e transparente para todos os colaboradores, é uma forma de evitar intrigas internas. Assim, o funcionário se sente seguro e sabe o que fazer para alcançar seus objetivos profissionais, reduzindo a rotatividade de talentos.
Como fazer um plano de carreira em 4 passos

Você sabe como crescer rápido em qualquer empresa? Entenda como ser promovido com Carlos Sander, Master Black Belt em Lean Six Sigma, no vídeo abaixo:

Desenvolva sua carreira com a Frons

Somos uma escola que conecta os profissionais às habilidades que podem abrir uma janela de oportunidades para profissionais ambiciosos que desejam chegar mais longe. Oferecemos diversos cursos de especialização em Melhoria Contínua, Gestão de Alta Performance, entre outros. Além de cursos empresariais para engajar sua equipe.

Nossos cursos contam com conteúdos práticos ensinados de uma forma inovadora e dinâmica. Além disso, você vai contar com apostila em PDF para download, exercícios práticos, suporte do nosso time de consultores, acesso vitalício e certificado de especialista!

Gostou do nosso conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também: Tipos de liderança: veja quais são os 7 principais perfis. Até a próxima!

Plano Premium Desenvolva todas as áreas
Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - com as certificações Green Belt - 6 Sigma, Aerodinâmica aplicada e Python no currículo, hoje faz parte do time da Fros, ministrando cursos e realizando consultorias na área.