No mundo dos negócios é muito discutido sobre o papel da liderança nas organizações e a sua importância, uma vez que o líder atua no intermédio entre os processos e a equipe, sendo responsável pelos destaques positivos e possíveis fracassos. 

Em uma breve explicação, liderar nada mais é do que mostrar o caminho pelo qual os profissionais precisam percorrer. Por isso, o líder é quem está na linha de frente, acompanhando todos os processos, identificando os erros cometidos, analisando os resultados e, consequentemente, proporcionando um desempenho melhor por parte da equipe. 

Só aí já é possível entender o papel da liderança nas organizações, mas a Frons irá te mostrar de uma forma mais aprofundada a importância de se ter um bom líder dentro da sua equipe e como ele poderá executar melhorias dentro dos processos, envolvendo redução de custos e aumento da lucratividade da empresa. Se é essa informação que você está buscando, leia o texto completo agora mesmo!

O papel da liderança nas organizações: a importância! 

Se você pensar em uma empresa como um todo, onde existem muitos processos acontecendo ao mesmo tempo, se torna indispensável a exigência de um planejamento, do comprometimento com as tarefas realizadas, organização de tempo e esforço e, talvez o mais importante: alguém que vista a camisa e dê todo o direcionamento para que tudo seja executado da melhor forma possível. E é exatamente nesse ponto que entra a figura de um líder.

Sem o devido direcionamento, os profissionais podem se perder dentre tantos processos e entregar um resultado muito abaixo do esperado. Gerando, assim, prejuízos financeiros para a empresa e frustrações para a equipe, como: retrabalho, queda de produtividade e etc.

Logo, o papel da liderança nas organizações é fazer todo o gerenciamento de pessoa, criando motivação e comprometimento dos profissionais perante os objetivos da empresa; além de criar métricas, planejar a execução das tarefas e mensurar os resultados obtidos ao longo de um determinado tempo.

Como um bom líder pode gerar melhorias?

Por ser uma figura de alta representatividade, o líder precisa compreender os valores, a missão e os objetivos da empresa. Isso, necessariamente, precisa estar claro na mente deste profissional para que ele possa fazer com que sua equipe esteja alinhada.

Portanto, compreendendo como tudo acontece, em cada um dos processos ou setores, consegue ter um olhar mais sistemático em relação a tudo que as empresas mais desejam: metas estabelecidas, resultados desejados e aumento positivo do financeiro. Veja abaixo quais são as possíveis melhorias a serem proporcionadas por esse profissional: 

  • Redução de custos

Uma vez que estão a frente de todos os setores, conseguem fazer cálculos simples entre os investimentos atuais da empresa, o retorno obtido e o que são considerados gastos desnecessários, tanto de tempo quanto de dinheiro. Portanto, evitando trabalhos duplicados, trabalhos que não serão utilizados no futuro, mão de obra exagerada, e até mesmo gastos mais simples como o de consumo energético ou de equipamentos que não são mais tão cruciais para a entrega do produto final.

Nessa fase, é importante criar uma tabela com todos os gastos e o que poderia, de alguma forma, ser eliminado. Assim, há possibilidade de se criar um planejamento de executar que não prejudique a qualidade e o desempenho das produções. 

Para tirar isso do papel e torná-lo uma prática diária, a técnica Kaizen pode ser bastante útil. Uma vez que a metodologia tem como intenção criar uma mentalidade de melhoria contínua, centrada nas pessoas e colaboradores envolvidos. A metodologia tem como principais objetivos:

– Eliminar desperdícios;

– Reduzir os estoques;

– Reduzir o setup da produção. 

Se deseja entender mais sobre redução de custos, leia o texto completo que a Frons produziu sobre a técnica Kaizen:

  • Colaboradores motivados 

Em empresas onde se encontram um número significativo de profissionais que não estão motivados ou comprometidos o suficiente, costuma-se colocar a culpa em uma má gestão ou na falta de uma liderança mais efetiva. Isso porque, líderes tem como missão estar influenciando positivamente o comportamento de seus subordinados. Além de estar constantemente relembrando os objetivos que os fazem irem trabalhar todos os dias. 

No caso da desmotivação, é necessário que seja analisada, ainda que precocemente, para que algumas possíveis soluções, como recompensas ou palestras motivacionais, sejam aplicadas antes mesmo de gerar qualquer efeito negativo aos lucros da empresa. 

  •  Aumento da produtividade 

É importante enfatizar que assim como a desmotivação é gerada negativamente por uma má gestão, o aumento da produtividade também se torna responsabilidade do líder. Isso porque, ao estar diante dos processos, como um braço direito, buscando oferecer os melhores recursos para que a equipe consiga realizar todas as tarefas dispostas com a maior qualidade possível, consegue fazer uma análise do que pode ser melhorado e de como a empresa pode produzir mais em um tempo hábil menor.

Para essa fase, o líder pode utilizar uma das ferramentas mais conhecidas do Lean Manufacturing, o TPM (Manutenção Produtiva Total), que é utilizado por grandes multinacionais que exigem uma alta demanda de produção, como: Coca-Cola, Johnson & Johnson e outras. Esse método visa: 

– Evitar atrasos de entrega;

– Evitar produções defeituosas;

– Fazer a entrega de um número alto de produtos para o estoque;

– Evitar paradas por conta de desorganização.

Caso tenha interesse em compreender mais sobre o TPM e como colocá-lo em prática dentro de uma organização, leia esse texto da Frons e tenha 90% do conhecimento necessário para aumentar a produtividade da sua equipe agora mesmo!

Por fim, você entendeu o papel da liderança em uma organização?

Portanto, agora, ao final dessa leitura, você já compreendeu o papel da liderança em uma organização. Além de estar por dentro da importância e possíveis melhorias que essa figura pode proporcionar para uma instituição. Caso você esteja diante de uma posição de liderança ou pretende assumir em breve, temos alguns outros conteúdos que podem fazer com que você entregue resultados cada vez maiores dentro da sua função:

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Se você quer se tornar um líder especialista em Melhoria contínua e processos, conheça a nossa Trilha de Processos & Melhoria Contínua! 

De qualquer forma, esperamos que essa leitura tenha sido interessante para você. Continue acompanhando nosso blog, siga-nos no Facebook, LinkedIn, assine o nosso canal no Youtube e não perca nenhuma novidade!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.