Green Belt Lean Six Sigma: o que é e qual a importância dessa certificação?

Descubra quais são as vantagens de ter uma certificação Green Belt Lean Six Sigma e saiba como obtê-la!

A busca por qualificação em Six Sigma tem crescido exponencialmente no mercado e se torna uma exigência cada vez mais recorrente. As pessoas que buscam essa capacitação visam adquirir as habilidades e competências que o programa oferece. Dentre as especializações disponíveis nesse método, está a certificação Green Belt Lean Six Sigma.

Este curso apresenta inúmeros benefícios para quem busca impulsionar o desenvolvimento de algum negócio e executar projetos de forma bem sucedida e produtiva.

Atualmente, o mercado de trabalho exige uma boa preparação e, por isso, é importante sair em busca de novas oportunidades para expandir os horizontes. Sendo assim, um curso com certificação reconhecida é o melhor caminho.

Para te ajudar, neste conteúdo, você terá acesso às informações mais importantes sobre o Green Belt Lean Six Sigma para tirar todas as suas dúvidas e conseguir aquela vaga que tanto almeja. Boa leitura!

O que é o Green Belt Lean Six Sigma?

https://br.freepik.com/fotos-gratis/encontro-de-pessoas-de-negocios_1236189.htm#page=1&query=an%C3%A1lise&position=3

O curso Green Belt Lean Six Sigma é uma capacitação direcionada a profissionais que têm como objetivo obter domínio sobre ferramentas e estratégias que visam a melhoria da execução de processos no âmbito empresarial, em seus diferentes nichos.

A capacitação Green Belt assegura que o profissional que passa pelo curso consegue executar projetos de melhoria contínua, isto é, a empresa permanecerá crescendo e se desenvolvendo constantemente. 

Durante as aulas, são apresentados em detalhes os princípios e fundamentos do Lean Six Sigma. Além disso, também são relatadas as 5 fases da metodologia DMAIC, detalhando todas as especificidades que envolvem essa ferramenta. 

O curso é finalizado com uma revisão de exemplos de aplicação e são dadas orientações para que o profissional desenvolva seu primeiro projeto Six Sigma na empresa em que ele trabalha. 

Para se tornar um Green Belt capacitado e certificado, o profissional que passa pelo programa deve conhecer bem os princípios do programa. 

O que o Green Belt faz?

De modo geral, é possível dizer que o profissional Green Belt direciona encaminhamentos estratégicos para o desenvolvimento e crescimento da empresa na qual ele opera. 

A função dele é impulsionar o desempenho da empresa, colocando em exercício projetos voltados para alcançar este objetivo. 

A capacitação Green Belt desenvolve um olhar analítico no profissional, que o permite identificar, de forma eficiente e rápida, problemas e falhas no desenvolvimento de processos da empresa, nos mais diferentes setores que a compõem.  

Além disso, ele também é capaz de avaliar bem o público-alvo da empresa, a fim de entender quais os seus requisitos para, dessa forma, direcionar a empresa ao que seus clientes esperam.

Uma vez que o Green Belt analisa bem os problemas da empresa, ele é capaz de implementar soluções práticas que visam sanar diretamente os percalços encontrados. 

Através das ferramentas e modelos estratégicos aprendidos no curso, o profissional possui uma sensibilidade maior para entender perfeitamente a raiz dos problemas encontrados na empresa. Portanto, ele sabe que planos executar para solucioná-los.

GREEN BELT: o que é? Aprenda TUDO sobre Green Belt no Seis Sigma!

Como usar a certificação

A certificação Green Belt é adquirida ao final do curso, servindo para alcançar metas pessoais e profissionais. 

Uma vez capacitado, o profissional pode exercer a sua habilitação na empresa onde trabalha, ou pleitear outras vagas de emprego tendo como diferencial o curso exercido. É importante atentar-se para as escolas que oferecem os cursos. Este detalhe faz toda a diferença.

Busque uma escola relevante, que possua uma equipe prestigiada e comprometida, um número de alunos expressivo e que tenha uma boa cartela de empresas atendidas. Assim, o seu certificado será ainda mais valioso e você terá melhores experiências corporativas. 

Como se tornar Green Belt Lean Six Sigma?

Para se tornar um profissional padrão Green Belt, é necessário realizar o curso oferecido pelo programa. É neste curso que você obterá a capacitação necessária para executar os projetos na empresa em que você trabalha ou gerencia. 

A certificação comprova que você é um profissional apto e possui as competências procuradas pelo mercado.

Ao se matricular no curso, o profissional deve passar por todas as etapas, incluindo a última, que é o planejamento de um projeto que deverá ser aplicado na empresa. 

Este projeto atesta que o aluno está pronto para receber a sua certificação e integrar o mercado. Ao ser aprovado, o profissional é oficialmente um Green Belt Lean Six Sigma. 

Tipos de certificação

O Green Belt Lean Six Sigma possui alguns níveis de certificação, sendo eles:

  • Proficiência em Minitab;
  • Lean Six Sigma Green Belt;
  • Lean Six Sigma Especialista Green Belt;
  • Mapeamento de Processos;
  • Estatística em Excel;
  • Projeto Seis Sigma em Excel.

Tudo isso para garantir que você tenha os melhores resultados e possa ter acesso aos materiais mais completos. Dessa forma, é possível se inserir no mercado de trabalho com uma boa bagagem para alcançar o cargo tão almejado, seja como trainee ou outra função esperada.

Benefícios de ser Green Belt

https://br.freepik.com/fotos-gratis/casal-de-casamento-de-separacao-com-certificacao-de-divorcio_2767734.htm#page=1&query=certifica%C3%A7%C3%A3o&position=2

Tornar-se um profissional Green Belt garante benefícios não só para o profissional individualmente, mas também para a empresa na qual ele trabalha ou administra. Os benefícios são muito significativos. Abaixo, listamos algumas das vantagens de ser Green Belt.

Estratégia

O profissional habilitado pelo curso Green Belt é um estrategista por excelência. Essa característica é desenvolvida durante o curso através das metodologias implementadas e do vasto conhecimento difundido no curso. Ele é especialista em elaborar projetos estratégicos e executá-los. 

As estratégias traçadas pelo profissional têm o objetivo de ampliar o alcance da empresa, potencializar seu desenvolvimento e solucionar impasses que eventualmente apareçam nos diferentes setores corporativos. 

Desenvolvimento profissional

A certificação Green Belt é uma grande mola propulsora para a carreira de um profissional. As habilidades adquiridas no curso garantem melhores interações, aprimoram as relações empresariais, entre outros benefícios. 

Além disso, o profissional habilitado desenvolve em si atribuições necessárias para o bom andamento da empresa, o que faz dele um profissional indispensável em seu ambiente de trabalho. 

Competição

Uma empresa que implementa o Six Sigma certamente está à frente de seus concorrentes.  Uma certificação Green Belt garante um desempenho expressivo para a empresa, colocando-a em um outro patamar. A empresa, portanto, figura bem a frente em seus  seus negócios e processos corporativos 

Clientes beneficiados

Conforme mencionamos anteriormente, os benefícios da certificação Green Belt vão além do profissional e da empresa. Os clientes também são afetados positivamente. Os profissionais certificados buscam conhecer o perfil do cliente a fim de oferecer serviços e produtos adequados a este perfil. 

Ao oferecer um serviço que atenda às expectativas do público-alvo, este público é fidelizado. Cria-se, dessa forma, uma relação de confiabilidade entre empresa e consumidor.

Além disso, novos clientes são atraídos pelo trabalho desenvolvido pela empresa. O trabalho desenvolvido atende tão bem o que o cliente requer, que novos clientes são adicionados à cartela da empresa. 

Retorno financeiro

A capacitação Green Belt habilita os profissionais que passam pelo curso a solucionar os impasses da empresa em que operam de forma prática, reduzindo, por consequência, muitos dos gastos que este tipo de processo demanda. Assim, os fundos de reserva da empresa não são acionados, e ela não sofre perdas desnecessárias.

Leia também: Descubra como aumentar o lucro das empresas com 4 simples ações

O profissional Green Belt possui competências que propiciam a análise dos processos de Marketing, Vendas e Retenção que medem o desempenho da empresa e, assim, podem aprimorá-lo. O aumento de vendas garante maiores lucros à empresa, impulsionando seu retorno financeiro.

Quer saber, também, como aumentar o lucro da sua empresa? Assista ao vídeo abaixo e receba dicas do nosso Master Black Belt, Carlos Sander!

Como o Green Belt ajuda estudantes a conquistar vaga de trainee

https://br.freepik.com/fotos-gratis/vista-aerea-do-grafico-de-analise-de-dados-de-negocios_2753722.htm#page=1&query=an%C3%A1lise&position=20

Muitos profissionais almejam uma vaga de trainee para iniciar sua jornada no mercado de trabalho e conquistar cargos de liderança. Para isso, são necessárias habilidades que os diferenciem da maioria, e a habilitação em Green Belt Six Sigma é uma delas.

A Six Sigma é uma metodologia prestigiada e mundialmente conhecida. Desse modo, possuir uma certificação Green Belt certamente será uma grande vantagem em relação aos concorrentes da vaga, visto a capacitação ampla e o reconhecimento

Gostou deste conteúdo? Então leia mais no blog da CAE para conseguir alcançar os seus objetivos profissionais e ficar informado sobre as melhores técnicas para expandir a sua carreira e, também, a sua empresa.

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

Escreva um Comentário