A recolocação profissional é o processo pelo qual uma pessoa passa na busca por uma nova posição no mercado de trabalho, que pode ou não ser assessorada por um headhunter.

O tempo de espera para conseguir um emprego depende de diversos fatores, porém existem atividades que podem ser realizadas para se destacar dentro do mercado.

O desemprego é um problema atual para a população brasileira. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil possui 13,1 milhões de pessoas desempregadas.

Essa soma corresponde a uma pesquisa realizada entre os meses de novembro de 2018 a janeiro de 2019.

O tempo médio de recolocação profissional é de 14 meses, segundo o estudo mais recente do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

O resultado da pesquisa do SPC de 2018 indica um aumento de 2 meses em relação à pesquisa anterior, realizada em 2016.

Segundo o SPC, 95% dos profissionais com dificuldade de recolocação profissional pertencem às classes econômicas C, D e E. 59% são mulheres e 58% dos desempregados possuem filhos.

A principal justificativa de quem afirma que aceitaria ganhar menos do que recebia é a necessidade de pagar as despesas e prover o sustento da família.

Esses fatos sobre o desemprego no Brasil não são muito animadores. Porém, existem dicas e estratégias de recolocação profissional que podem ser realizadas para conseguir se destacar na competição do mercado, mesmo em um cenário de crise. 

Continue lendo e entenda melhor o que é recolocação profissional, como reduzir o tempo de espera por um novo trabalho e dicas para conseguir se reposicionar.

O que é recolocação profissional?

A recolocação profissional é um processo que compreende o período entre sair do trabalho antigo e encontrar um novo, de acordo com as suas aspirações para a carreira.

É comum que as pessoas se planejem para esse processo, pois como vimos acima, a necessidade de renda para manter as despesas pessoais e da família existe.

Por isso, a recolocação profissional precisa ser estratégica e ter um objetivo bem definido para orientar a busca por vagas em empresas com as quais você se identifica.

Dessa forma, é possível revisar o currículo de maneira adequada e se preparar para entrevistas.

Sair do atual emprego ou não vai depender do que está motivando a recolocação profissional.

Existem casos extremos em que a pessoa passa por assédios no ambiente de trabalho e, em outras situações onde o que motiva a mudança são aspirações pessoais de crescimento que o emprego atual não proporciona.

Quer diminuir a janela de tempo entre um trabalho e outro? Confira no tópico a seguir algumas dicas.

6 dicas de recolocação profissional fundamentais

1. Manter a calma

Manter a calma é a primeira coisa a ser feita por quem está em recolocação profissional.

Pode parecer uma dica infundada, porém, segundo pesquisa do SPC publicada em 2018, 56% dos brasileiros que perderam o emprego afirmam estar com baixa autoestima e 45% afirmam sentir-se envergonhados perante a família ou amigos.

Foram entrevistados pessoalmente 600 brasileiros desempregados acima de 18 anos, de ambos os gêneros e de todas as classes sociais nas 27 capitais.

Durante o processo de recolocação no mercado de trabalho, precisamos estar com a cabeça no lugar, há comprovações científicas de que o estresse afeta nossa imunidade e, consequentemente, passamos a contrair doenças com mais frequência.

Portanto, dedicar um tempo para sua saúde mental é importante. Uma dica é fazer acompanhamento com psicólogo em terapias que podem ser feitas até de forma gratuita no sistema de saúde pública ou em universidades que possuem cursos de psicologia.

Lembrando que também é importante dedicar um tempo para o lazer.

Tais Targa, mestre em Psicologia Organizacional e que trabalha com realocações no mercado de trabalho, afirma que o desemprego é um período difícil e é preciso buscar elevar a autoestima.

“Lembre-se de seu valor! Você não é desempregado, mas sim, um engenheiro, ou se trabalha com marketing, essa é a sua profissão”, afirma a psicóloga. Confira o vídeo completo abaixo:

Leia também: Gestão do tempo e produtividade: 9 dicas práticas para aplicar.

2. Preencher os buracos do currículo

Aproveite o tempo de recolocação profissional para aperfeiçoar seu currículo.

Para isso, participe de palestras, congressos e seminários em sua área. Dessa forma, os conteúdos sobre sua profissão serão estudados, atualizados ou revisados.

Outra dica é realizar cursos complementares que podem ser feitos a distância. A vantagem do EAD (curso a distância) é a possibilidade de fazer seu próprio horário e poder estudar de qualquer lugar.

A  Frons oferece cursos complementares que podem ser aplicados em diversas áreas, como o curso de Excel Specialist, que explica tudo sobre uma das plataformas mais utilizadas no mercado de trabalho.

Uma certificação a mais pode ser um diferencial no currículo.

O importante é estar sempre em movimento, demonstrando busca por conhecimento e aprendizado.

Sabe como se manter preparado profissionalmente para se destacar na busca de um trabalho? Confira algumas dicas no vídeo abaixo!

Outra dica, para preencher as lacunas de seu currículo, é trabalhar um tempo como autônomo, se sua profissão e contexto pessoal permitirem.

3. Fazer networking virtual

Aperfeiçoar seu currículo é ótimo, mas também é preciso divulgá-lo. É importante que os outros saibam sobre seus progressos e também tenham acesso às atualizações.

Uma maneira de obter visibilidade na fase de recolocação profissional é criando um perfil Linkedin.

Essa é uma rede de relacionamentos profissionais onde é possível montar um currículo na plataforma e disponibilizá-lo para que outros profissionais da sua rede vejam.

No site, você pode seguir perfis de locais nos quais você desejaria trabalhar e profissionais de sua área. Assim, você pode interagir melhor com o seu nicho e chamar a atenção de recrutadores.

Entretanto, a sua atenção no mundo virtual não pode estar focada somente no Linkedin. Atualmente, grande parte das contratações são realizadas através da internet.

Empresas pequenas e grandes têm feito anúncios através de redes sociais como o Facebook, o Instagram e o Twitter.

Portanto, é importante acompanhar empresas de sua área em diversas redes sociais. Também é recomendável participar de grupos de vagas em sua área.

É muito importante que o usuário interaja com as publicações sobre vagas de emprego nas redes sociais.

Pois a maioria dessas plataformas utiliza algoritmos que selecionam a informação que consideram pertinente para o internauta.

Ou seja, quanto mais você “curtir”, “compartilhar” e comentar em publicações sobre vagas, mais elas irão aparecer para o seu perfil.

Leia também: Instagram para Engenharia: realmente funciona? Como fazer?

4. Fazer networking presencial

Uma busca completa por recolocação profissional se realiza no mundo online e offline, investindo em várias frentes pode-se aumentar as chances de conquista.  

Comunique à sua rede de contatos que você está em um período de realocação e informe quais áreas são de seu interesse.

Caso não tenha uma rede de contatos mais estruturada, pode conhecer outros profissionais de seu nicho em palestras e eventos da área.

Neste momento de recolocação profissional, é preciso deixar a vergonha de lado e tentar se comunicar com pessoas envolvidas em sua área.

Aprenda mais no post: “11 dicas essenciais de como fazer um networking eficiente.

5. Determinar objetivos e metas profissionais

O planejamento profissional consiste em saber escolher entre as opções, quais atividades serão úteis para destacar o seu currículo. Ou seja, saber quais cursos, congressos e palestras são relevantes. Para isso, deve-se pensar sob a ótica do recrutador.

Definir objetivos e metas é a base para um planejamento de recolocação profissional de sucesso. Entenda no vídeo abaixo a melhor forma para esse processo e defina seus objetivos e metas com eficácia.

Procure saber quais são os requisitos para as vagas de interesse. Por exemplo, determinada empresa afirma que para o preenchimento de determinada vaga é preciso saber inglês e ter domínio do pacote Adobe.

Portanto, o profissional pode direcionar seus esforços para conseguir certificações que supram essas demandas. Assim, conduzindo seus esforços de maneira planejada e estratégica.

Saiba mais sobre como definir objetivos e metas em sua carreira com a leitura do post: Como definir objetivos e metas: técnica SMART e 6 dicas essenciais.

6. Investir na especialização ou atualização de conhecimento

No mundo tecnológico em que vivemos, a maioria das áreas profissionais sofrem transformações constantes.

Não há como se destacar no mercado de trabalho se o profissional não acompanhar as evoluções de sua área. Por isso, é importante estar sempre atualizado em relação às práticas, equipamentos e tecnologias.

Outro fator que pode reduzir o tempo médio de recolocação profissional é o conhecimento especializado. Ao conhecer uma técnica e estudar sobre ela, o profissional pode se destacar por possuir uma habilidade que nem todos possuem.

O treinamento em Seis Sigma pode ser um diferencial em diversas áreas! A Seis Sigma é uma metodologia que gera lucro para muitas empresas, pois auxilia na otimização de processos, gerando melhores resultados.

Saiba mais sobre esse método com a leitura de nossos artigos sobre o tema e confira nossos cursos, como o treinamento GRATUITO em White Belt Seis Sigma oferecido pela Frons.

Por que investir na busca de recolocação profissional?

Permanecer insatisfeito com o trabalho vai minar sua autoestima e sua capacidade de evoluir na profissão.

A recolocação profissional é uma forma de expandir horizontes e explorar novas habilidades que você tem ou que deseja adquirir.

Por isso, não espere que por nenhum estopim para começar sua busca por recolocação profissional.

Siga as dicas acima, crie um plano estratégico e vá executando etapa por etapa para chegar no seu objetivo do seu plano de carreira.

Aposte no seu desenvolvimento profissional

Uma das atitudes mais importantes durante o período de recolocação profissional é a busca para preencher lacunas de experiência e conhecimento do currículo.

Se você tem dúvidas sobre como se capacitar, pode conhecer quais são as ‘5 habilidades profissionais de 2021’ mais requisitadas do mercado no episódio #04 do nosso podcast Business Break:

Esperamos que nossas dicas sobre como fazer recolocação profissional tenham sido úteis para você.

Quer continuar acompanhando conteúdos interessantes como esse? Acompanhe nosso blog, siga-nos no FacebookLinkedin ou assine o nosso canal no Youtube e não perca nenhuma novidade!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.