Como reduzir o tempo de setup utilizando as técnicas SMEAD Lean

Nesse cenário, técnicas como o SMEAD Lean têm sido cada vez mais utilizadas para auxiliar na performance das companhias e no aumento da produção, otimizando o trabalho de todos os funcionários.

Através delas é possível melhorar cada processo da organização de maneira individual e obter resultados satisfatórios em cada um dos setores e departamentos. 

Sabendo disso, criamos aqui um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o que é SMEAD e como funciona a sua aplicação dentro do já consagrado Lean Manufacturing

Desse modo, não será difícil tornar a sua corporação uma verdadeira referência no mercado de produção. Continue acompanhando e descubra tudo sobre como reduzir tempo de setup!

O que é SMEAD Lean?

SMEAD é a sigla para Single Minute Exchange of Die, em tradução literal, “troca rápida de ferramenta”. Em linhas gerais, pode ser definida como um conjunto de diversas técnicas, todas pertencentes ao Lean Manufacturing, que visam reduzir o tempo de setup das máquinas. 

O objetivo é tornar os processos produtivos das empresas mais rápidos e eficientes, gerando uma maior flexibilidade para os gestores administrarem as companhias. 

Com essa redução de período de setup a empresa eleva a sua produção e também o seu lucro, tendo em vista o aumento em seu potencial de comercialização. 

Qual a relação do SMEAD com o Lean?

Retomando o que é SMEAD, podemos dizer que ele se trata de técnicas pertencentes ao Lean. No entanto, a relação de ambos vai muito além, justamente por objetivarem metas tão parecidas. Por isso, o SMEAD Lean é utilizado justamente para otimizar ainda mais as produções de uma indústria.

O SMEAD foi desenvolvido por Shigeo Shingo, um engenheiro industrial japonês. A sua meta era justamente diminuir o tempo de troca entre os setups, tarefa na qual foi muito bem-sucedido. O Lean, por sua vez, se popularizou pelo Sistema Toyota de Produção, através da melhoria contínua de processos. 

A grande questão aqui é que uma das segmentações do Lean visa também a construção de um setup rápido, diminuindo os desperdícios de tempo na troca de máquinas. 

Nesse sentido, o SMEAD Lean tem sido um grande aliado, já que auxilia na redução da espera, considerada um dos sete desperdícios mortais pelo sistema enxuto.

O que é SETUP?

Chamamos de tempo de SETUP os períodos dentro das empresas utilizados para manutenção e ajuste das máquinas.

Quando uma máquina realiza a produção de apenas um tipo de peça, seus únicos momentos de parada costumam ser quando ocorrem falhas técnicas.  

No entanto, quando a empresa faz uso de uma mesma máquina para criar diversos itens, é necessária uma adaptação e troca de funções entre um produto e outro.

Assim, gera-se o tempo de SETUP, o qual deve ser reduzido para que a empresa produza mais e diminua o seu tempo em inatividade. Por isso, saber como reduzir tempo de setup é fundamental para qualquer companhia!

Vale dizer que o tempo de setup é dividido em duas categorias diferentes:

  • Tempo interno: período utilizado para os ajustes na máquina quando ela está produzindo apenas para observação ou completamente parada;
  • Tempo externo: período utilizado para os ajustes enquanto a máquina ainda está produzindo com força total, comumente logo antes de sua parada.

Como reduzir o tempo de setup ajuda uma organização?

O tempo de setup é encarado pelas empresas de formas diferentes. Em algumas é considerado positivo, tendo em vista que funciona como uma espécie de período para ajuste e organização da companhia, antes que ela volte a produzir com força total. 

Em outras é encarado como, literalmente, um desperdício, ao passo que a corporação fica parada antes de voltar a trabalhar. Nesse sentido, é escolha de cada empresa reduzi-lo ou utilizá-lo ao seu favor. 

A primeira opção quase sempre se revela a mais adequada, tendo em vista que diminuir paradas é sinônimo de produzir mais, melhor e em menos tempo

Sendo assim, é evidente que reduzir o tempo de setup pode ser bem positivo, principalmente considerando fatores como aumento de número de produção e lucro.

Como reduzir tempo de SETUP?

Como você pode perceber, a redução de tempo de SETUP pode ser bastante positiva, principalmente para empresas que estão em fase de ascensão. Portanto, algumas dicas podem se fazer bastante úteis para tornar a sua empresa mais eficaz e efetiva. Confira abaixo!

  • Padronize as atividades;
  • Sempre realize as tarefas de maneira simultânea;
  • Transforme o tempo de setup interno em externo;
  • Conheça plenamente todas as fases do seu setup;
  • Implemente processos de melhoria contínua entre o setup interno e externo;
  • Esteja sempre avaliando a sua operação para descobrir os maiores gaps. 

Como aplicar o SMEAD?

Como você pode perceber, reduzir o tempo de SETUP costuma exigir uma série de operações. Nesse sentido, cumprir com essa tarefa através do SMEAD é uma boa dica para quem deseja saber como reduzir tempo de SETUP através de um método comprovadamente eficaz. 

Em linhas gerais, a aplicação do SMEAD Lean pode ser resumida em 6 passos: 

  1. Tenha ciência da operação de SETUP atual;
  2. Entenda quais sãos os gaps do seu tempo de SETUP;
  3. Foque em otimizar seu setup interno e externo;
  4. Acompanhe os resultados dos novos processos e alterações realizadas;
  5. Torne padrão a nova operação do SETUP;
  6. Faça uso de ferramentas para acompanhamento de operação.

SMEAD Lean só é aplicado a máquinas?

Conforme já foi explicado nesse artigo, a metodologia SMEAD foi criada e desenvolvida de acordo com a necessidade de programação das máquinas. 

No entanto, as técnicas dessa ferramenta se mostraram tão efetivas que hoje já podem ser aplicadas das mais diversas formas, inclusive em outros processos da empresa. 

Ou seja, operações como remanejamento de colaboradores, treinamentos, desenvolvimento e implementação de novos processos podem ser beneficiados com o SMEAD Lean. 

Nesse sentido, vale conhecer bem a técnica para entender as melhores maneiras nas quais ela pode se fazer útil dentro da sua empresa. 

Gostou desse artigo detalhando como o SMEAD Lean pode reduzir o tempo de setup?  E para ficar por dentro das melhores dicas sobre o mundo corporativo, continue acompanhando o nosso blog! 

Aqui postamos artigos sempre atualizados para você que deseja estar sempre aprendendo e transformar a sua empresa em uma verdadeira referência no mercado corporativo! 

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

Escreva um Comentário