8 vantagens do EAD: como alavancar sua carreira profissional

Há alguns anos, a educação à distância, também chamada de EAD, era a mais recente tendência. As pessoas descobriram que podem ter uma ótima educação no conforto da própria casa, pagando mais barato e sendo mil vezes mais conveniente. Essas são apenas algumas vantagens do EAD.

Se você é um estudante de pós-graduação que quer estudar mais enquanto está trabalhando, ou um novo estudante que quer uma solução de aprendizado flexível, você tem bons motivos para estudar a distância. 

Uma das maiores vantagens do EAD é a sua acessibilidade. Os alunos podem estudar em qualquer lugar do mundo, com a ajuda de uma conexão com a internet e um computador

Como os cursos são concluídos em salas de aula virtuais, os alunos não precisam estar fisicamente presentes em um local designado para estudar.

No caso de qualificações de negócios, essa acessibilidade possibilita que os alunos trabalhem em tempo integral enquanto estudam mais

Para o treinamento corporativo, o EAD oferece uma excelente maneira de maximizar as habilidades e os talentos dos funcionários sem perder valiosas horas de trabalho. 

No vídeo abaixo você confere algumas questões importantes sobre estudar a distância. Confira!

Para os alunos, estudar à distância oferece uma maneira de equilibrar trabalho, rotina de estudos e outras áreas da vida com mais facilidade.

Mas vamos ver outras vantagens de estudar em casa.

Educação 2.0: vantagens do EAD

1. Você pode desfrutar de seus estudos no conforto do seu sofá, no seu pijama favorito

Ah, essa é uma das vantagens de estudar à distância mais incríveis: continuar a sua vida.

Não, sério! As pessoas tendem a largar tudo para estudar no exterior, e isso não é necessariamente ruim, se você é um estudante, no começo, tentando descobrir quem você é e o que quer fazer.

Mas, se você já construiu uma carreira em casa ou em outro país, então os diplomas online são uma ótima maneira de continuar a estudar sem problemas, escolhendo alguns cursos para se atualizar sejam eles mais longos ou pontuais.

E ainda há outros benefícios do EAD: 

  • gastar menos dinheiro, 
  • estudar quando e como quiser, 
  • não se preocupar se você está atrasado para a aula,
  • não se preocupar se você não tem nada para vestir, e assim por diante.

2. O processo de candidatura é mil vezes mais fácil

Ok, vamos imaginar que você foi aprovado para uma graduação normal, que exige que você viaje para a cidade campus e tudo mais. 

Depois da euforia do “oba, fui aceito”, você terá que providenciar:

  • documentação de visto (se for para o exterior); 
  • acomodação; 
  • permissão de trabalho;
  • autorização de residência etc.

Mas, com os cursos online, você não precisa se preocupar com nada: inscreva-se online, seja aceito e pronto!

Honestamente, isso não soa como a melhor maneira e a mais fácil de começar um curso?

Então, se isso chamou sua atenção, não deixe de conferir essas instituições com ótimas referências em cursos EAD:

3. Você conhece pessoas que você normalmente não conheceria

O mundo é feito por 7 bilhões de pessoas e ter a chance de conhecer as mais legais é ótimo. Mas, estudando à distância, fazer novos amigos será uma experiência única.

Pense: fazer um curso à distância pode ser a única coisa que você terá em comum com as outras pessoas. E isso pode iniciar grandes amizades que você não poderia imaginar, mesmo que seja uma coisa à distância, no começo.

Portanto, mantenha sua mente e coração abertos e veja quais conexões você pode fazer com essa oportunidade.

4. Um diploma é um diploma, não importa onde você estude

Provavelmente, esse é o maior estigma que os cursos online têm: que o diploma de um curso à distância não tem a mesma validade de um curso presencial.

Errado!

Sim, talvez para os cursos que exigem mais prática como Medicina, por exemplo, devem ser realizados presencialmente. Mas, quando se trata de muitas outras áreas como a de Humanas e Exatas, um diploma online é tão bom quanto o presencial

Normalmente, as únicas diferenças são que tudo acontece em uma sala de aula virtual, e você pode assistir as gravações das aulas, enviar sua lição de casa a qualquer momento no prazo, e pronto!

5. Você começa a praticar algumas habilidades que a graduação presencial não testaria

Imagine a liberdade total de escolher quando quer estudar, como estudar, por quanto tempo e assim por diante, sem estar cercado por outros colegas ou o estresse do professor de verificar o que você está fazendo em seu notebook.

Ter tanta liberdade significa que você terá que se coordenar e se controlar, para que você organizar seu tempo adequadamente para aumentar a produtividade. E esse pode ser um momento de verdadeira maturidade.

6. Crescimento de carreira acelerado

No mundo competitivo dos negócios de hoje, funcionários qualificados têm uma vantagem distinta. 

Cursos de curta duração, diplomas completos e várias outras qualificações à distância facilitam o avanço da carreira, ao mesmo tempo em que você consegue subir na hierarquia corporativa. 

Estudantes maduros e aqueles com famílias também podem continuar a crescer sem perder uma renda valiosa.

7. Valor para os empregadores

Outra das vantagens do EAD é que esse tipo de aprendizado também oferece benefícios para empresas e empregadores. 

Os profissionais que estudam mais em seu próprio tempo livre sem perder o dia a dia são um recurso valioso para empresas que querem aproveitar as habilidades adicionais oferecidas por qualificações adicionais para atualização profissional, como MBA ou qualificações em áreas específicas, como marketing ou administração.

8. Atualizar habilidades e melhorar o potencial

Para profissionais que querem mudar de carreira, atualizar uma qualificação existente ou aumentar habilidades dentro de uma área específica, estudar à distância pode ser uma excelente maneira de o fazer sem renunciar às responsabilidades de trabalho atuais. 

Proprietários de pequenas empresas, empreendedores, mães donas de casa, estudantes maduros e pós-graduados podem aproveitar a flexibilidade desse estilo de estudo para aprender e crescer pessoal e profissionalmente.

Com todos os benefícios do EAD, não é surpresa que esta forma de estudo esteja se tornando uma das melhores maneiras de expandir as habilidades e aprofundar as carreiras de maneira flexível e recompensadora.

Então, agora que você sabe as vantagens de estudar à distância, por que não dar esse salto e se inscrever em um curso hoje?

Agora que você já sabe como estudar online e porque deve considerar essa modalidade, recomendamos que conheça a CAE Treinamentos. Somos uma empresa formada por engenheiros experientes, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. 

Nossa dica é que você faça sua inscrição na Certificação White Belt Lean Six Sigma Online. Aproveite que a inscrição é GRATUITA!

No vídeo abaixo você vai descobrir porque essa é uma capacitação que você deveria ter, e como ela pode ajudar você a dar os primeiros passos rumo a uma carreira de sucesso.

Conheça também o curso Lean Manufacturing Basic gratuitamente!

O curso é 100% on-line e foi criado por profissionais especializados na metodologia.

Esse curso permitirá o conhecimento dos processos de fabricação mais modernos e as habilidades iniciais do Lean.

Outra opção interessante é realizar o curso de Lean Manufacturing Specialist, aprendendo como aplicar elementos-chave da manufatura enxuta, como o 5S e o Kanban.

A CAE Treinamentos é uma empresa de cursos online e treinamentos in-company com mais de 3.000 alunos capacitados e mais de 100 empresas de renome atendidas. Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

Escreva um Comentário