Nos últimos anos os cursos online para engenharia são os mais procurados entre os estudantes. Seja pela demanda no mercado de trabalho, seja pela ótima remuneração e credibilidade que o conhecimento proporciona. 

Os cursos de engenharia sempre foram conhecidos por formar profissionais inteligentes, com ótimas habilidades matemáticas e preparados para serem grandes líderes da indústria e do comércio, atuando nas mais diversas áreas, inclusive como administradores.

No entanto, cada modalidade da engenharia trabalha esses conceitos de maneira diferente e voltados para uma área específica

Enquanto na Engenharia Civil aprende-se mais sobre estruturas de construção, na de Produção o principal foco é a gestão de processos dentro do ramo empresarial.

Sendo assim, fica evidente que aqueles profissionais que desejam ter um conhecimento mais amplo não devem parar de estudar e aprender logo na graduação. 

É necessário se especializar e continuar estudando os diversos campos para manter-se sempre atualizado dentro do mercado e executando ainda melhor as suas funções no trabalho.

Dessa maneira, você terá visões mais amplas para tomar decisões, ser proativo e auxiliar no desenvolvimento de todos os processos na empresa.

Sabendo disso, separamos neste artigo os melhores cursos online para engenharia.

Desse modo, vai ficar bem mais fácil definir quais serão as próximas qualificações a adicionar no seu currículo. Continue lendo para saber mais e se destaque no mercado.

Por que fazer cursos extracurriculares para engenheiros?

O curso de engenharia, independente de seu foco, é essencialmente teórico. Durante as aulas os alunos aprendem mais sobre conceitos matemáticos como cálculo e álgebra, além de diversas teorias sobre administração de empresas e negócios.

Porém, como os estágios não estão integrados com a maioria das grades, principalmente em faculdades públicas, os estudantes costumam terminá-lo com pouco conhecimento da aplicação prática que todos esses conceitos possuem.

Sendo assim, enfrentam dificuldades ao ingressar dentro do mercado de trabalho.

No entanto, quando as teorias da graduação são aliadas aos conteúdos práticos, adquiridos em cursos online para engenharia livres e especializantes, a situação é bem diferente.

Nesse cenário, o profissional entende melhor quais as funções do aprendizado que já possui dentro do ambiente empresarial e o alia as novas matérias adquiridas no novo curso.

Com esse combo, além de seu currículo se tornar ainda mais valorizado pelos contratantes, ele adquire skills valiosas para a sua atuação profissional.

Desse modo, você irá ter uma carreira de ainda mais destaque e enfrentar menos dificuldades para lidar com problemas dentro do cargo que vier a assumir.

O que não é ensinado na graduação de Engenharia

Como citamos, fazer engenharia é ingressar em um curso que tem como foco a teoria. Com isso, as áreas mais trabalhadas se tornam aquelas voltadas para o ensino da matemática, álgebra, química e física. 

Por conta disso, alguns outros campos essenciais para a carreira de um engenheiro são deixados de lado. Áreas como a identificação de falhas e gaps em processos, raramente são citadas e exemplificadas na graduação. 

Nesse cenário, os conteúdos de tomada de decisão baseados nos próprios gaps, controle de qualidade e otimização de etapas também não são bem explorados.

No entanto, essas competências são as mais importantes para o gestor de uma empresa, enquanto o referencial teórico acaba sendo pouco utilizado.

Sendo assim, é essencial investir em cursos online para engenhari para complementar o conteúdo da graduação e se tornar um profissional completo.

4 cursos online para engenharia CURINGAS!

Cada curso de engenharia direciona o acadêmico para um campo de atuação diferente.

No entanto, durante a evolução na graduação, a grande maioria dos estudantes se vê como líder de equipes e um gestor de processos de sucesso.

Assim, fica evidente que os cursos extracurriculares para engenheiros devem seguir dentro dessa área.

Afinal, além de proporcionar grande retorno monetário, essa área representa grandes possibilidades de ascensão na carreira. 

Com base nisso, acompanhe a seguir os cursos online para engenharia mais efetivos dentro do mercado profissional para quem quer continuar estudando!

1. Cursos de gestão da qualidade

Realizar com eficácia a gestão da qualidade de processos com toda a certeza é uma das tarefas mais difíceis para engenheiros.

Isso porque durante o curso, a grande maioria dos alunos aprende sobre as ferramentas existentes de maneira bem simples, sem um enfoque especial em cada uma.

Com base nisso, os cursos online para engenharia voltados para a área de fiscalização da qualidade de processos são uma ótima ideia para complementar o currículo.

Aqueles que focam em metodologias específicas são bem úteis, como 5s e Kaizen. No entanto, pode-se aprender também de maneira mais geral sobre todas as ferramentas e temas como gestão de falhas.

Através desses conteúdos o engenheiro passa a entender melhor quais são os erros e falhas que estão atrapalhando o desenvolvimento de sua produção e as melhores técnicas para solucioná-los. 

2. Cursos de Lean Manufacturing

Entre os cursos online para engenharia que são de maior importância dentro da profissão, precisamos destacar a área do Lean Manufacturing.

Afinal, quem consegue diminuir os desperdícios pode obter melhores resultados em qualquer cargo, campo ou área de trabalho.

A “metodologia enxuta” é um dos principais pilares de uma gestão de sucesso.

Aprender sobre ela faz com que investimentos desnecessários sejam cortados, a perda de matéria-prima seja evitada e toda a rotina de trabalho seja mais simples e eficaz.

Dentro dos cursos de Lean, você pode ir avançando na metodologia com base em seus objetivos.

Existe toda uma sequência de cursos, para quem deseja ser um especialista Lean, sendo alguns deles: métricas Lean, o FMEA e até mesmo o lean thinking, pensamento que envolve toda a adesão a essa ferramenta de trabalho.

3. Cursos de automatização através de software

Trabalhar a automatização de processos é essencial dentro da indústria 4.0. Com a constante evolução da tecnologia, cada dia se torna mais necessário se adaptar às máquinas e trazê-las para dentro da rotina organizacional.

Na faculdade de engenharia, por sua vez, aprende-se bastante sobre essa importância, mas pouco sobre as tarefas na prática.

Sendo assim, cursos online para engenharia que envolvam a usabilidade de softwares podem ser de grande ajuda.

Um curso de introdução ao Minitab é bem bacana, assim como áreas mais especializadas no Excel.

Desse modo, aprende-se bastante sobre essas ferramentas que transformam a rotina de toda companhia.

4. Certificações Lean Six Sigma

Dentre os cursos online para engenharia, as certificações Lean Six Sigma se destacam por trazer mais peso ao currículo.

Quando elas estão da lista de conhecimentos do profissional, fazem bastante diferença na hora da contratação.

Áreas como o White Belt, Yellow Belt, Green Belt e Black Belt transformam a visão do profissional dentro da corporação.

Nesse cenário, ele se torna referência para a sua equipe e para os demais gestores, aumentando muito as chances de ascensão de carreira.

Saiba como escolher o Belt ideal para começar sua capacitação nessa área com o nosso expert Carlos Sander:

Já fez sua lista de cursos online para engenharia?

Sabendo de todos esses cursos online para engenharia, você já pode criar o seu plano de estudos para os próximos meses.

E que tal começar não gastando NADA?! Inscreva-se gratuitamente na Certificação Online White Belt Six Sigma da Frons e comece hoje seu treinamento!

Se você quiser completar suas certificações na metodologia, temos todas as certificações seguintes: Lean Seis Sigma Yellow Belt, Lean Seis Sigma Green Belt e Lean Seis Sigma Black Belt.

Saiba o que você vai aprender em cada uma das certificações:

Ser um profissional multidisciplinar com vai fazer a diferença no seu currículo e no desenvolvimento da sua carreira. Ouça o episódio no nosso podcast ‘Business Break’ sobre o tema:

Business Break – Podcast Frons · #045 – A importância de ser multidisciplinar

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - com as certificações Green Belt - 6 Sigma, Aerodinâmica aplicada e Python no currículo, hoje faz parte do time da Fros, ministrando cursos e realizando consultorias na área.