Independente da área de atuação, o crescimento na carreira é um objetivo que a maioria dos profissionais se esforça para alcançar. Buscar os melhores cursos para gestores, usar os feedbacks de maneira positiva, assumir mais responsabilidades são algumas das formas de se destacar.

Para se mostrar como um líder em potencial, os profissionais precisam demonstrar que são candidatos adequados para essa posição. E a qualificação certa pode aproximá-lo do cargo dos seus sonhos.

O segredo para acertar na escolha é analisar tempo, custo e, principalmente, como um curso ou treinamento pode se reverter rapidamente em benefícios para sua carreira.

Então, se você está pronto para dar o próximo passo para o crescimento da sua carreira, continue lendo. Estes são os melhores cursos para gestores nos quais você pode deve investir.

Melhores cursos para gestores | LISTA

1. Mestrado em Administração de Empresas (MBA)

O MBA abre a nossa lista de melhores cursos para gestores. É uma opção relativamente fácil de encontrar perto e atualmente também existem opções de curso à distância.

A duração varia de acordo com a área, mas costumam levar entre 12 meses a cinco anos. Os custos também variam de acordo com o provedor do programa.

Para os profissionais que almejam os altos escalões da gestão corporativa, um MBA é indispensável. Entre seus benefícios mais significativos estão: conhecimento de liderança prática e teórica e oportunidades de networking valiosas.

Mesmo levando um tempo maior para ser concluído, os estudos para o MBA  podem ser encaixados no seu tempo livre. Além disso, a maioria dos cursos é criado para ser flexível e se adaptar a realidade dos profissionais.

Aulas online, aulas presenciais de 15 em 15 dias, existem diversos formatos de curso. O importante é escolher um que melhor se adapte às suas necessidades e exigências.

Se você deseja criar um impacto mais poderoso com seu currículo e prefere um processo de aprendizado mais prático do que teórico, um MBA é a solução perfeita.

Conhece a diferença entre MBA, mestrado e especialização? Sabe qual é o melhor para você? Dá uma olhada no nosso vídeo e fique por dentro!


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

2. Profissional de Gerenciamento de Projetos

Nos últimos anos, as empresas perceberam a importância da gestão efetiva de projetos. Por isso, o curso de Gerenciamento de Projetos é um dos melhores cursos para gestores investirem.

Consequentemente, a demanda por profissionais de gerenciamento de projetos capazes de estruturar e orientar esses processos também aumentou.

Há uma série de qualificações oferecidas por diversos instituições e organizações para atender a essa demanda, mas talvez o mais reverenciado e procurado seja o certificado PMP.

De acordo com o Project Management Institute (PMI), os profissionais com uma certificação PMP geralmente recebem salários 20% mais altos do que aqueles sem.

3. Certificações Six Sigma

Outra opção entre os melhores cursos para gestores são as qualificações em Six Sigma.

A orientação da metodologia ajuda a melhorar os processo de qualidade dentro de uma organização e gestores com esses conhecimento conseguem desenvolver-se muito mais rápido.

O Seis Sigma se consolidou como uma ferramenta importante no desenvolvimento de projetos visando melhoria contínua com alto impacto financeiro.

Com o Six Sigma, é possível reduzir as variabilidades, otimizando assim custos e aumentando a produtividade dos processos.

[thrive_leads id=’1731′]

Os gestores que desejam se capacitar passam por quatro treinamentos, também chamados de Belts, para conseguir as certificações em cada nível da metodologia:

Os treinamentos são feitos em sequência, mas não é obrigatório concluir todos de uma só vez. Você pode fazer o upgrade em cada ‘Belt’, conforme sua carreira pedir.

E se quer entender melhor a diferença entre cada Belt para saber em qual se especializar, nosso Master Black Belt, Carlos Sander, explica para você:

4. Consultor de Gestão Certificado (CMC)

Essa é uma qualificação mais familiar — especialmente nos currículos dos gerentes seniores e consultores. É um dos melhores cursos para gestores, pois é projetado para treinar os profissionais submetendo-os a avaliações rigorosas e contínuas.

O CMC é uma qualificação altamente respeitada e valiosa de ser feita, especialmente se você deseja crescer como consultor administrativo.

Entre os requisitos para o curso estão:

  • graduação de nível superior completo ou nível técnico em qualquer área de atuação;
  • atuar ou pretender atuar em Consultoria Interna ou Externa, dentro de sua respectiva especialidade técnica;
  • ter familiaridade com instrumentos e práticas de gestão.

A Associação Brasileira de Consultores Empresariais (ABRACEM) é uma das provedores desse tipo de curso.

5. Mestrado em Gestão

Se você quer ter um diploma de pós-graduação, mas um MBA não é para você, então um mestrado em Gestão pode ser um começo.

A maior vantagem sobre um MBA é que não há pré-requisito de experiência, então você pode se candidatar logo após terminar seu curso de graduação. Em geral, o mestrado também é consideravelmente mais baratos ou mesmo gratuitos nas instituições federais.

Outro bônus é que o currículo é menos rígido, o que significa que há a oportunidade de fazer disciplinas eletivas como psicologia, economia ou até mesmo uma segunda língua.

Os alunos também podem usar isso como uma oportunidade para usar o que aprendeu no seu trabalho.

Muitos provedores de mestrado em Gestão incluem elementos práticos em seus programas como desenvolvimento de parcerias com algumas das empresas mais estabelecidas do mercado.

6. Lean Manufacturing

O Lean Manufacturing que é traduzido como Produção Enxuta ou Manufatura Enxuta é uma filosofia de gestão que nasceu com o Sistema Toyota de Produção, inteiramente focada na eficiência dos processos.

A metodologia é uma iniciativa que busca eliminar desperdícios, isto é, excluir o que não tem valor para o cliente e imprimir velocidade à empresa.

Por representar uma forma de produzir cada vez mais com cada vez menos, foi denominado produção enxuta por James P. Womack e Daniel T. Jones, em seu livro “A máquina que Mudou o Mundo”.

É um dos melhores cursos para gestores apostarem, pois a filosofia é utilizada em diversas empresas e seus conhecimento são valiosos para otimizar diversos processos.

A especialização na área pode ser feita em duas etapas:

Como você pode ver, existem várias maneiras de aperfeiçoar e desenvolver suas habilidades de gerenciamento, independentemente de você ser um recém contratado ou de ter liderado equipes por décadas. A chave é nunca parar de se desenvolver, pois sempre há algo novo para aprender.

Curso gratuito online de Lean Manufacturing

Se você fizer alguma dessas qualificações e colocar em prática o que aprendeu, seu currículo e a sua carreira vão crescer muito.

Quais qualificações de gerenciamento você considera como os melhores cursos para gestores? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo.

Conheça os cursos da Frons e escolha entre opções direcionadas para melhorar suas habilidades com as ferramentas de gestão.

São mais de 100 empresas de renome atendidas e 3.000 alunos capacitados pela plataforma online e cursos in-company.

  • Certificações reconhecidas pelas maiores empresas do país
  • 5 anos de suporte após a conclusão do curso
  • 94% dos alunos classificam os cursos com “ótimo” ou “bom”.

Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.