A estrutura do Lean Six Sigma permite que os membros da equipe de um projeto conheçam suas responsabilidades e expectativas, mesmo antes de um projeto estar em andamento. O início desse treinamento começa com o White Belt. Mas você sabe o que é White Belt

Vamos te explicar mais a seguir sobre o caminho por todas as faixas do treinamento em Six Sigma e o primeiro passo para começar sua atualização profissional. Vamos lá?

Entendendo o Lean Six Sigma

O Lean Six Sigma dá base e estabilidade para cada novo projeto, dando aos participantes papéis bem definidos para seguir. Ele faz isso utilizando um sistema de faixas (belts, em inglês), muito parecido com o sistema usado em artes marciais. 

Entendendo o Lean Six Sigma

O sistema de faixas é uma das razões pelas quais as equipes de projetos Six Sigma trabalham tão bem juntas. Ele permite que os membros saibam seu papel geral em um projeto e o que eles podem/devem fazer.

Com base no nível de treinamento e certificação, os funcionários recebem diferentes níveis de faixa que desempenham papéis diferentes no avanço do projeto.

As faixas de certificação em Lean Six Sigma são:

  • White Belt: trabalha em equipes de resolução de problemas com uma compreensão básica, porém sólida, da metodologia Six Sigma;
  • Yellow Belt: participa como membro da equipe para analisar melhorias de processos que apoiam um projeto;
  • Green Belt: contribui para a equipe do projeto com coleta e análise de dados;
  • Black Belt: lidera projetos específicos de Six Sigma, treina e mentora equipes de projeto;

Master Black Belt: treina profissionais black e green belts. Desenvolve métricas-chave e direção estratégica.

Como funciona o Lean Six Sigma?

Nesse vídeo o nosso especialista Carlos Sander explica com detalhes a diferença entre cada um dos Belts e sua importância na capacitação profissional.

https://www.youtube.com/watch?v=0fTErckeDmU
Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

O que é o White Belt?

O White Belt Six Sigma é o nível básico de certificação que fornece os conhecimentos iniciais sobre os conceitos básicos do Lean Six Sigma. 

Os profissionais White Belt podem não apenas auxiliar no gerenciamento de mudanças dentro de uma empresa, mas também podem participar de equipes específicas de resolução de problemas que apoiam os projetos. 

A certificação White Belt Six Sigma fornece uma introdução aos princípios e a metodologia Lean que abrange os seguintes conceitos básicos de:

  • Entender as necessidades dos clientes;
  • Como definir um projeto;
  • Como medir o desempenho atual;
  • Como identificar soluções;
  • Como sustentar melhorias;
  • Minimizar o desperdício para aumentar a satisfação do cliente, dentre outros.
O que é White Belt?

Importância do treinamento White Belt

Todas os níveis de faixas ajudam os projetos Six Sigma a melhorarem a qualidade, incluindo o White Belt por causa do papel de apoio que desempenha. O White Belt é vital nesse processo por duas razões principais:

  1. O suporte que ele fornece é incrivelmente valioso por si só. White Belts são peças importantes para coletar dados e oferecer uma visão competente de como os processos estão funcionando.
  2. O nível de White Belt também é onde todos os futuros profissionais de Six Sigma são recrutados e inicialmente instruídos. A introdução ao Lean Six Sigma por meio do treinamento como White Belt pode ser o começo de um ótimo relacionamento para a empresa e para o funcionário.

Membros com White Belt que demonstram boa compreensão e entusiasmo pelo Six Sigma podem continuar o treinamento nos níveis Yellow Belts e Green Belts e obter certificações ainda mais elevadas e mais conhecimento sobre a metodologia.

 

 

Quem pode fazer o curso White Belt

O treinamento White Belt é a cartilha ideal para profissionais que querem dar o primeiro passo dentro Six Sigma. É o ideal para quem quer conhecer a metodologia e como ela pode afetar uma organização. 

O treinamento White Belt pode ser excelente para os seguintes profissionais:

  • Gerentes que querem aplicar a metodologia Six Sigma;
  • Líderes que enxergam a importância da melhoria da qualidade nos projetos;
  • Funcionários que trabalham para uma organização com foco em Six Sigma;
  • Qualquer pessoa que deseje aprender os fundamentos da metodologia Six Sigma e as melhores práticas.

Uma certificação White Belt fornece os conhecimentos básicos de trabalho do Six Sigma em um curto período de tempo. Os profissionais geralmente concluem o treinamento e a certificação relativamente rápido. 

Um curso de certificação típico requer algumas horas de treinamento online que envolvem assistir aos vídeos e ler o material específico e serem aprovados em um exame final.

Motivos para fazer a certificação White Belt

O treinamento White Belt oferece os conhecimentos básicos para começar a compreender o que é Lean Six Sigma e como essa metodologia pode influenciar resultados dentro de uma organização. 

Está em um momento da carreira em que sente que precisa de um diferencial no currículo? Especialmente de um diferencial que você pode aprender e colocar em prática rápido?

A certificação White Belt vai proporcionar o conhecimento necessário para você se destacar na sua equipe de trabalho. Quem sabe você não acaba sendo promovido para uma nova posição na empresa?

Quer mais motivos para fazer esse investimento na sua carreira? Confira a seguir sete motivos para começar hoje seu treinamento White Belt.

1. Permite uma evolução gradativa

Como falamos ao longo do artigo, o White Belt é o ponta pé inicial dentro da metodologia Six Sigma. Depois de concluí-lo, você pode passar para o próximo Belt imediatamente ou escolher praticar por um tempo os conceitos aprendidos e evoluir gradativamente.

2. Reforça a disciplina no processo de aprendizado

Sem o White Belt você não consegue entender os fundamentos do Yellow Belt, o nível seguinte do Six Sigma. 

Uma das primeiras coisas que você vai entender ao começar a estudar a metodologia é que os níveis de certificação agregam uns aos outros, ou seja, seu aprendizado será ainda maior e mais completo quanto mais disciplinado você for em seguir cada etapa. 

3. Adiciona um diferencial ao currículo

O Six Sigma existe dentro de grandes empresas que proporcionam desafios na carreira e evolução profissional. Mas para usufruir de uma posição em uma delas é necessário estar capacitado. O White Belt será um diferencial valioso no seu currículo.

4. Ter vantagem competitiva em relação a outros profissionais

Se uma empresa que utiliza a metodologia Six Sigma está recrutando, com certeza busca por profissionais que estejam familiarizados com os conceitos. É aqui que seu diferencial no currículo ressalta aos olhos dos recrutadores e você ganha a vaga para uma entrevista!

5. Possibilita flexibilidade para estudar

Quem trabalha e precisa estudar encontra no tempo um grande desafio. Afinal, com a rotina corrida pode ser difícil conciliar um treinamento presencial.

Mas graças a internet, hoje é possível encontrar certificações em White Belt online com a mesma qualidade e apoio de profissionais qualificados. Não há barreiras para o aprendizado! A melhor maneira para absorver o conteúdo White Belt é optar pelo STEP ONE ao vivo, a formação White Belt da Frons, ao vivo e com turmas de trabalho e network. 

6. Oferece uma experiência rica de aprendizado

Na Frons valorizamos a experiência de aprendizado de cada aluno. Além de garantir sua formação com certificação internacional em dois dias de imersão ao vivo, possibilitamos a interação entre professor e alunos, turmas de trabalho, comunidade para trocas de experiências, suporte para dúvidas e materiais de estudo, além de diversos conteúdos para aperfeiçoamento.

7. Dá agilidade ao treinamento 

Na Frons você conclui sua certificação White Belt em imersão de dois dias, com aulas ao vivo, grupos de trabalho e network e acesso à comunidade. Você aprende os fundamentos do Six Sigma e tem uma compreensão geral do que pode esperar ao usá-los.

Se você chegou até aqui e CURTIU o nosso conteúdo, gostaria de te contar que esse é exatamente o nosso propósito, entregar conteúdos de qualidade para que pessoas como você possam alcançar seus objetivos profissionais muito mais rápido.

Nossa turma AO VIVO White Belt acontece mensalmente, e você pode se inscrever HOJE, e iniciar sua jornada junto à metodologia SIX SIGMA. É 100% gratuito, com certificado válido internacionalmente.

Te vejo lá!  

Curso Completo - White Belt Lean Seis Sigma

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.