O mercado de trabalho atual apresenta uma realidade composta por muita concorrência e poucas vagas disponíveis. Por isso, é fundamental que os profissionais estejam preparados para disputar as melhores oportunidades de emprego. Uma das formas mais eficazes de obter destaque no mercado é buscar constante atualização profissional.

Atualmente, os cursos de qualificação e especialização não são mais apenas uma opção ou um diferencial no currículo, mas uma necessidade para manter-se em evidência no exercício da profissão, visto que novidades são divulgadas quase diariamente em todas as áreas, especialmente no ramo de engenharia.

Entre os muitos obstáculos e desafios característicos na busca do sucesso profissional, quem está aberto à contínua atualização profissional tem mais chances de se destacar e conquistar as melhores posições no mercado.

Entenda melhor como vai o mercado da engenharia abaixo:

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo o nosso artigo sobre atualização profissional na área de engenharia.

Importância da atualização profissional para os profissionais de engenharia

Hoje em dia, a formação em um curso superior não é mais suficiente para assegurar uma importante vaga de trabalho ou garantir uma oportunidade profissional.

Para obter destaque e crescer na carreira é fundamental investir em cursos que promovam o aperfeiçoamento de suas habilidades e conhecimentos, por meio da especialização e qualificação.

Além disso, o mundo moderno é marcado, sobretudo, pela inovação nas empresas. Novidades e atualizações são lançadas ininterruptamente em todos os setores, exigindo que os profissionais mantenham constante aprendizado e domínio sobre a sua área.

O contínuo processo de aprendizagem é fundamental para manter-se atualizado sobre os novos programas, softwares e ferramentas de trabalho. Esses elementos passam por transformações e avanços continuamente, especialmente para os profissionais de engenharia, que exigem conhecimentos técnicos e especializados sobre sua área de atuação.

Se você é engenheiro e está buscando uma melhor colocação profissional, separamos dicas práticas no artigo, 4 dicas para engenheiros se destacarem no mercado de trabalho.

Para aproveitar as oportunidades desse setor é necessário constante atualização profissional e só é possível conquistá-la por meio de estudos, eventos e cursos específicos de qualificação e especialização, que ampliarão as possibilidades de crescimento em sua carreira.

Confira outras vantagens de investir na atualização profissional.

6 vantagens em investir na atualização profissional

1.Valorização profissional

Quanto mais conhecimento o engenheiro tiver sobre a sua área de atuação, maiores serão suas oportunidades de obter destaque no mercado de trabalho da engenharia.

Manter um constante processo de aprendizagem permitirá que o engenheiro se torne um especialista e técnico altamente qualificado, o que certamente enriquecerá a sua carreira.

Além disso, um engenheiro bem preparado atrai o interesse de várias empresas, resultando em reconhecimento e destaque profissional.

Se você está pensando em colocar seu nome em um lugar de destaque dentro de seu ramo de atuação, sugerimos que você leia o artigo; Como fazer marketing pessoal: 10 dicas para se destacar na empresa.

A formação acadêmica é artigo de valorização pela maioria das corporações, que a utilizam como apoio para contratações, promoções e bonificações, entre outros benefícios. Assim, investir em atualização profissional é uma importante estratégia para o desenvolvimento da carreira e seu consequente reconhecimento profissional.

2.Garantia de melhor remuneração

Obviamente, as empresas buscam sempre investir na contratação de profissionais qualificados e capacitados para ocuparem suas vagas. No entanto, a disputa para conquistar as preferências dos técnicos e especialistas é acirrada.

Dessa forma, as organizações têm oferecido algumas vantagens para assegurar a permanência de seus funcionários, como:

Dessa forma, quem tem capacitação e investe em atualização profissional alcança a garantia de sempre conquistar as melhores oportunidades e reconhecimento na carreira e ainda assegurar as melhores remunerações.

3.Otimização do trabalho

As empresas também têm buscado profissionais alinhados com as novas tendências do mercado e uma das aptidões mais valorizadas hoje em dia é a otimização de suas atividades.

Um dos principais desafios encontrados atualmente em todos os setores é a gestão do tempo e o planejamento das tarefas diárias porque, com tantos compromissos assumidos diariamente o tempo tem se tornado um artigo valioso.

Por isso, os profissionais com mais facilidade em gerenciar seu trabalho têm preferência nas escolhas das empresas.

Saber administrar as horas do dia de acordo com as suas responsabilidades é fundamental para cumprir prazos. Quem apresenta mais conhecimento atualizado é capaz de aperfeiçoar seu trabalho, pois suas atividades serão desempenhadas de forma mais produtiva, objetiva e eficaz.

4. Criação de networking eficiente

Ter uma rede de contatos é uma ferramenta profissional interessante. Por meio de networking eficiente é possível estabelecer relações que podem se transformar em importantes oportunidades de trabalho.

Os cursos de atualização e qualificação são maneiras eficientes e produtivas para conhecer contatos profissionais que podem:

  • Garantir bons negócios,
  • Estimular futuras parcerias,
  • Criar uma rede de assessoria recíproca.

Leia também: Confira estas 7 dicas essenciais de networking para engenheiros.

5. Possibilidade de crescimento profissional

O mercado de trabalho para engenheiros sempre apresenta demanda devido à sua importância para os demais setores e para o crescimento da economia de maneira geral. Entretanto, essa necessidade tem uma explicação: a dificuldade de preencher as vagas disponíveis por profissionais especializados e capacitados.

Por esse motivo, quem investe em atualização profissional tem mais chances de obter destaque e conquistar a preferência sobre a concorrência, além de ser um diferencial para decidir um processo seletivo.

Ao buscar atualização, as oportunidades de contratação e promoção aumentam de forma considerável, assim como as possibilidades de crescimento profissional.

6. Aumento da produtividade

A atualização profissional também possibilita oportunidades para que o engenheiro desenvolva novas técnicas e habilidades, resultando no aumento de sua produtividade.

Um importante requisito que as empresas esperam hoje em dia é um bom rendimento de seus funcionários. Assim, investir em aperfeiçoamento contínuo é um fator fundamental para o aumento de sua produtividade e consequente valorização na empresa.

Se você está buscando pela atualização profissional e entende a necessidade das empresas em aumentar a produtividade da equipe e reduzir os custos, sugerimos que você também leia o artigo, 6 dicas para te ajudar a aumentar a produtividade.

Reunir as características para se tornar um engenheiro disputado pelo mercado de trabalho não é fácil, mas é possível. Confira alguns dos requisitos mais desejados.

Investimento em atualização profissional é garantia de sucesso na carreira

As empresas valorizam muito mais os profissionais que não interrompem seus aprendizados e que estão sempre em busca de assimilar novos conhecimentos. Isso porque as especializações não são mais vistas como diferenciais, mas como uma obrigação para qualquer profissional que deseja conquistar destaque no mercado de trabalho.

O mercado de engenharia espera de você, que se mantenha sempre em constante evolução e, devido à sua influência nos demais setores, que esteja sempre atualizado. Isso é requisito fundamental para manter-se em condição competitiva no mercado.

Assim como as necessidades do mundo sempre sofrem modificações, os profissionais da área também precisam acompanhar essas mudanças.

Ser um profissional especializado é uma necessidade do mundo atual diante da concorrência e do dinamismo característicos do mercado. Selecionar os melhores cursos para o desenvolvimento e o aprimoramento de seu conhecimento é requisito fundamental para obter sucesso em sua trajetória.

A Frons é uma empresa formada por engenheiros capacitados, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Oferecemos cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Com mais de 50.000 alunos online e presente em mais de 60 cidades, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade. Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.