Todo estudante de engenharia sonha com a possibilidade de fazer parte das melhores construtoras para trabalhar, do Brasil. Para isso, é preciso seguir algumas dicas de como conseguir emprego de engenheiro.

A qualificação profissional é fundamental, mas há alguns outros fatores menos óbvios e com os quais nem todos os candidatos se preocupam, mas que são imprescindíveis ao aprender como conseguir emprego de engenheiro.

Que tal conhecer algumas dicas e sair na frente, na disputa para conquistar uma vaga de emprego?

Mas antes, entenda melhor como está o mercado atual da engenharia e esteja preparado!


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

O post a seguir vai mostrar quais são as melhores construtoras para trabalhar do Brasil. Além disso, iremos apresentar algumas dicas de como conseguir emprego de engenheiro. Veja!

Conheça as melhores construtoras para trabalhar do Brasil

As construtoras têm um importante papel no desenvolvimento do país, sendo fundamentais para o surgimento de novos empreendimentos, sejam eles, comerciais ou imobiliários.

As melhores construtoras do ramo precisam de profissionais igualmente capacitados, o que faz com que as exigências na hora de contratar, sejam grandes.

Antes de saber qual é o seu objetivo, que tal conhecer as melhores construtoras para trabalhar do Brasil? Entenda a importância de cada uma delas.

MRV Engenharia

Como trabalhar na MRV? A construtora vem na primeira posição na lista e não é à toa.

Por 5 anos seguidos, ela foi considerada a melhor empresa do segmento do Brasil, o que é um dado bastante expressivo.

A MRV, hoje, é considerada a maior empresa do Brasil no ramo e está presente em 140 cidades do país.

Seu foco é nos residenciais, sempre com empreendimentos com grande número de unidades à venda.

Direcional Engenharia

A Direcional desenvolve seus empreendimentos em 12 estados do país, já tendo superado a barreira das 100 mil construções.

Entre seus principais destaques, está a sua proposta de agilidade no trabalho, mas sem permitir que isso esteja associado a uma qualidade baixa nas construções.

CasaAlta

Considerada a segunda melhor construtora do Brasil em 2017, a CasaAlta está em 5 estados do Brasil, sendo natural de Curitiba-PR.

Seu crescimento diante de sua abrangência menor, deixa claro como a empresa trouxe qualidade e competência ao mercado, tornando-se uma das principais referências no segmento.

Ela baseia seus projetos em empreendimentos residenciais com custos mais baixos.

Como conseguir emprego de engenharia? Saiba como se destacar com 6 dicas

Como faço para trabalhar na MRV Engenharia, ou em qualquer outra das empresas citadas acima?

Trabalhar em uma dessas construtoras citadas, além de outras de grande destaque no Brasil, não é uma oportunidade que qualquer um terá.

Será necessária muita dedicação e conhecimentos sólidos, buscando sempre se aperfeiçoar em boas universidades e com os melhores cursos para engenheiros.

Mas, como conseguir emprego de engenheiro? Quais fatores específicos fazem diferença na hora de conseguir uma vaga de emprego desse tipo? Confira a seguir e saia na frente!

1. Qualifique-se

Não há melhor forma de aparecer para as grandes empresas do que se qualificar.

São de profissionais capacitados que as melhores construtoras do Brasil são compostas, então, se você busca uma oportunidade, precisa estar bem preparado.

Realize cursos que complementem sua formação, dando preparo para atuar na área desejada.

Por vezes, somente sua formação acadêmica não será suficiente, especialmente se você ainda não tem experiência profissional.

Os cursos permitem que você desenvolva importantes conhecimentos em áreas mais específicas, o que faz toda a diferença na hora de iniciar no mercado de trabalho.

Leia também: Atividades complementares: para que servem e como consegui-las

2.Faça um currículo atrativo

O currículo funciona como a primeira impressão sobre você e, como sabemos, ela é a que fica.

Um material desleixado e pouco atrativo pode ser um fator decisivo, fazendo com que você não avance nas demais etapas dos processos seletivos.

Aprender a como fazer um currículo de engenheiro é decisivo na competição para uma vaga nas melhores construtoras do Brasil.

  • Construa um documento com uma apresentação pessoal interessante.
  • Se ainda não tiver experiência, identifique suas habilidades, especialmente aquelas que você conseguiu mostrar em projetos, cursos e na faculdade. Descreva suas experiências.
  • Apresentar os cursos e treinamentos que fez também é muito importante, pois, eles demonstram que você é um candidato que busca aprender.

3. Tenha uma postura adequada

A terceira dica de como conseguir emprego de engenheiro diz respeito à imagem que você passa.

A imagem que você vai passar para as empresas, depende muito de sua postura e da maneira como você se apresenta como um profissional do seu segmento.

É importante aprender como se preparar para um processo seletivo. Isso inclui, sempre levar as entrevistas de emprego com seriedade, mostrando uma postura de alguém que está dedicado e envolvido com o mercado.

Essa postura também deve se estender ao dia a dia, no comportamento nas aulas da universidade e nos cursos.

O posicionamento em redes sociais também é muito observado, especialmente pelas grandes empresas. Tome cuidado com o que posta, comenta e compartilha no Facebook, Instagram e Twitter.

É importante que você dedique um tempo a desenvolver técnicas de marketing pessoal, que contribuam com a sua apresentação e postura profissional.

4. Exerça seu networking

Boas oportunidades no mercado de trabalho estão diretamente ligadas à sua capacidade de exercer seu networking.

Quanto mais contatos você tiver, mais próximo pode estar de uma indicação, mas é preciso fazer com que esses contatos saibam que, além de buscar uma oportunidade, você está se dedicando e é qualificado para isso.

Uma boa rede de contatos pode ser construída por meio de:

  • Colegas de curso e universidade
  • Professores
  • Coordenadores
  • Profissionais que já estão atuando na área de engenharia.

Esteja sempre disponível para ajudar e trocar informações, pois, um dia isso será valioso.

Sugerimos que dê atenção especial a este tópico, enriquecendo seu conhecimento com a leitura do artigo; “7 dicas de networking essenciais para engenheiros”.

Reunir as características para se tornar um engenheiro disputado pelo mercado de trabalho não é fácil, mas é possível. Confira alguns dos requisitos mais desejados.

5. Busque vagas

Parece uma recomendação óbvia para quem está buscando como conseguir emprego de engenheiro, mas é fundamental estar sempre a procura de vagas de emprego.

A grande diferença é que, quanto mais você for incisivo nas buscas, mais retornos positivos pode ter.

É importante pensar fora do tradicional, que acaba fazendo com que você se limite a enviar currículos a sites de vagas.

O LinkedIn para empresas e candidatos às vagas, também é uma boa ferramenta e é sempre importante manter seu perfil atualizado.

Você também pode visitar sites das maiores construtoras do Brasil e buscar as oportunidades abertas.

Outra postura importante é estar atento aos empreendimentos que estão iniciando na sua cidade, pois, provavelmente eles disponibilizarão algumas vagas. Vá até os locais de construção e busque saber mais informações.

6. Conheça melhor as empresas

Cada empresa tem seus próprios valores e sua cultura organizacional, o que faz grande diferença na maneira como você se apresenta em uma entrevista de emprego.

Ao ser chamado para uma, pesquise bastante sobre a possível contratante antes de se apresentar no dia marcado, esse é um ponto fundamental para você se sair bem em uma entrevista de emprego.

Isso permite que você mostre que sabe dessas informações no dia da entrevista, sem querer parecer arrogante, é claro.

Esse interesse mostra dedicação e uma postura totalmente profissional, de quem levou a sério a oportunidade da entrevista.

O mercado de trabalho constantemente disponibilizará vagas, então, é necessário se preparar de maneira adequada para buscar espaço entre as maiores construtoras do Brasil.

Agora que você já conheceu as dicas de como conseguir emprego de engenheiro e sabe como ficar mais próximo de boas oportunidades, aprenda também como está o mercado da engenharia no Brasil. Leia nossa publicação a respeito!

E aí, gostou das dicas para trabalhar nas melhores construtoras do Brasil? Anotou tudo sobre como conseguir uma colocação profissional no mercado de trabalho?

A Frons é uma empresa formada por engenheiros experientes, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Oferecemos cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade.

Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.