Com a atual situação econômica do país, o mercado em geral vem enfrentado o temido desemprego. Essa situação, infelizmente, não é diferente para a área de engenharia. Para piorar, cada vez mais engenheiros são formados todos os anos, o que significa menos vagas de emprego e uma concorrência extremamente acirrada.

Com tudo isso, pequenos detalhes, como um bom currículo, fazem toda a diferença na hora de conquistar “um lugar ao sol”. Mas, como fazer um currículo de engenheiro que chame a atenção?

É provável que você já tenha lido alguns guias sobre como elaborar um currículo da melhor maneira. Afinal, ele funciona como o cartão de visitas do profissional, atraindo ou afastando a possibilidade de se conseguir uma entrevista de emprego.

Não deixe de conferir modelos de currículos com a ferramenta Canva, facilitando o processo de desenvolvimento do seu currículo! Confira mais aqui.

No post de hoje, vamos te ensinar como fazer um currículo de engenheiro matador, que certamente o fará se destacar diante dos outros candidatos! Ficou interessado? Acompanhe:

1. Leve em consideração a vaga desejada

Mesmo sendo de uma mesma área, dependendo do emprego, as funções e requisitos solicitados pela vaga costumam variar muito. Dessa maneira, algumas qualificações e informações podem ser extremamente interessantes para uma vaga, mas não fazer tanta diferença para outras.

Como um bom currículo precisa ser objetivo e conciso, é preciso entender o que é realmente necessário destacar de acordo com a vaga desejada. Em um emprego ou estágio na área de engenharia civil, por exemplo, dependendo da função, o recrutador pode preferir buscar por um profissional que tenha mais interesses ou conhecimentos correlacionados aos cálculos ou que terá suas funções direcionadas à processos construtivos.

Sendo assim, mesmo que isso dê um pouco mais de trabalho, alterar o currículo de maneira a deixar claro suas habilidades, conquistas e experiências que mais se relacionam com cada vaga pode fazer toda a diferença.

2. Liste as atividades extracurriculares

Uma forma de agregar valor ao seu currículo é listar todas as atividades extracurriculares das quais você participou, como cursos ou outros projetos que contribuem com sua formação pessoal e profissional. Aqui, uma dica fundamental é sempre procurar incluir atividades que ampliem o seu currículo, ou seja, aquelas que possuem ligação com a profissão e com a vaga.

Abaixo, confira alguns exemplos de atividades que fazem toda a diferença em um currículo:

Prêmios acadêmicos

Importantes principalmente para os estudantes que possuem pouca ou nenhuma experiência na área, eles servem para demonstrar que o profissional tem conhecimento sobre o conteúdo teórico;

Intercâmbio

Uma experiência como essa é válida para o desenvolvimento comportamental do profissional. Além disso, pode ser que, durante o intercâmbio, você tenha feito algum curso interessante para a sua área, devendo esse também ser destacado;

Línguas estrangeiras

De maneira geral, a fluência em outro idioma é sempre muito bem-vista. Considerando o fato de que existem diversas multinacionais e empresas estrangeiras no mercado da engenharia, falar outra língua pode significar um diferencial fundamental na sua contratação.

3. Faça cursos correlatos à sua área

Sabemos que, há muito tempo, cursar uma graduação já não é mais suficiente para o mercado de trabalho. Principalmente na área da engenharia, na qual a formação completa ou a cursar é obrigatória para todos os cargos.

Dessa forma, uma boa maneira de enriquecimento profissional e, consequentemente, de melhorar seu currículo, é fazer cursos relacionados à área.

O legal é que hoje em dia há muitas opções de cursos, alguns deles de curta duração e disponíveis online, permitindo, assim, que você faça as aulas em casa, no horário que quiser e pela internet. Os cursos online costumam ser uma ótima pedida, uma vez que a faculdade de engenharia já demanda um tempo precioso do estudante, certo?

Reunir as características para se tornar um engenheiro disputado pelo mercado de trabalho não é fácil, mas é possível. Confira alguns dos requisitos mais desejados.

4. Busque certificações

Sabemos que os conhecimentos adicionais são uma grande vantagem para um profissional. Por causa disso, muitas pessoas, na ânsia de conseguirem um bom emprego, acabam preenchendo o currículo com várias qualificações que não têm, de fato.

Como a situação tem se tornado bastante comum, as empresas vêm exigindo cada vez mais as certificações das informações inseridas no currículo – como uma maneira de comprovar que, de fato, você concluiu o curso e possui conhecimento sobre o assunto.

Entre essas certificações, existem algumas bastante vantajosas para o currículo do engenheiro e que valem a pena serem conferidas, como a Green Belt.

Para quem não sabe, em resumo, um profissional com a certificação Green Belt é capacitado para liderar projetos geradores de resultados que contribuam para o aumento do lucro da organização, ou para participar de equipes lideradas por Black Belts (projetos multifuncionais ou funcionais mais complexos).

Curso online Green Belt

5. Seja verdadeiro sempre

É de se entender que, para um estudante ou profissional que está começando na área, as oportunidades são bem mais difíceis. As empresas têm preferência pelas pessoas que já possuem experiência na área ou, pelo menos, algum curso ou conhecimento que não seja somente o da faculdade.

Ainda assim, o mais sensato e correto é ser verdadeiro sempre, tanto no currículo como na entrevista de emprego. Isso porque a honestidade é uma das características imprescindíveis para se trabalhar em qualquer organização.

Acredite, os recrutadores são profissionais acostumados com essas situações, conseguindo distinguir exatamente quem pode estar mentindo. Além disso, a execução de um simples teste é capaz de desmentir qualquer informação falsa. Você definitivamente não quer passar por isso, certo?

Por fim, lembre-se que o documento não deve ser extenso. A sugestão é que ele tenha no máximo duas páginas. Isso porque, com tantos currículos para análise, o recrutador normalmente visualiza-os muito rapidamente e reserva apenas aqueles que mais chamaram sua atenção para serem lidos de uma maneira mais detalhada. Portanto, seja prático e objetivo!

Agora que você já tem em mãos as principais dicas para se fazer um currículo de engenheiro matador, não deixe de colocá-las em prática. Lembre-se de sempre levar em consideração as informações que sejam essenciais para cada tipo de vaga, analisando o cargo, as atribuições e até mesmo a política da empresa.

Se você gostou do conteúdo de hoje, não deixe de compartilhar o post com seus colegas de faculdade e de profissão nas redes sociais!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.