A graduação começou e agora você tem alguns bons anos pela frente. E nesta fase, você está muito empolgado e buscando como se destacar na faculdade não é mesmo?

Esse será um dos momentos mais importantes da sua vida: pense no quanto você poderá usufruir do ensino superior e se tornar muito mais que um profissional graduado, mas alguém que fará a diferença em um mercado altamente competitivo.

Por isso, é essencial que você aproveite cada momento do seu curso e que saiba, principalmente, como extrair as melhores experiências para se formar com excelência e com uma bagagem de conhecimento de dar inveja.

Veja a seguir 7 dicas de como se destacar na faculdade e se tornar um profissional de sucesso:

Como se destacar na faculdade

1. Vá sempre à biblioteca

Nossa primeira dica para se destacar na faculdade é: desde o 1º semestre do seu curso, é muito importante que você frequente a biblioteca da faculdade. Ser curioso e cultivar o habito de leitura é uma das melhores qualidades em um aluno de ensino superior.

Ler livros de diversos assuntos, bem como aqueles mais focados na sua futura profissão, ajudam você a estreitar ainda mais os laços com a sua carreira.

E vá além! A maioria das bibliotecas oferece conteúdo em todos os tipos de mídias, como DVDs, conteúdos de aprofundamento de áreas específicas e, muitas vezes, também promovem trocas de experiências em alguns dias da semana.

Fique sempre atento a qualquer novidade e aproveite ao máximo esse ambiente!

2. Participe de palestras e de cursos extracurriculares

Outra forma de como se destacar na faculdade e que as próprias instituições de ensino promovem para aprimorar o aprendizado dos alunos são as palestras e os cursos extracurriculares.

Geralmente, essas atividades ocorrem no começo de cada semestre e durante as férias, que são os períodos em que os estudantes possuem mais tempo livre.

Lembre-se de que conhecimento nunca é demais e que essas experiências estarão registradas no seu currículo, bem como ajudarão você a desenvolver ainda mais as suas habilidades na profissão. Invista nisso!

Também vale procurar por cursos no sindicato da sua profissão. Normalmente, eles são um importante polo de aperfeiçoamento para os graduandos e para as pessoas já atuantes no mercado de trabalho.

3. Converse bastante com os seus professores

Manter um ótimo relacionamento com toda a equipe docente do seu curso, principalmente com os seus professores, é uma forma simples de como se destacar na faculdade.

Além de a maioria ser atuante no mercado de trabalho, eles são ótimos conselheiros e podem indicar você para vagas de estágios ou de empregos temporários na sua área.

Peça a eles, também, indicações de bons livros, nomes de empresas que você deve conhecer e troque bastante informações sobre os mais variados assuntos que envolvam o seu curso.

Outra dica é pedir aos seus professores referências de exercícios para praticar ainda mais os conhecimentos que você for adquirindo.

4. Faça estágios para aproveitar a faculdade ao máximo

Essa é uma forma de como se destacar na faculdade e no mercado de trabalho que você irá entrar. É nesse momento da sua vida que será possível aprender na prática como é, de fato, a sua profissão.

Vale reforçar que, durante os estágios, você vivenciará situações importantes que ajudarão você no futuro. Outro bom caminho são os programas de trainee.

O ideal é que, desde o começo do seu curso, você procure oportunidades. Mas tenha calma!

Espere, pelo menos, até o 3º ou o 4º período de aula para iniciar a busca por trabalho. Afinal, é muito importante que você já tenha um certo conhecimento.

Se estiver perdido e não souber por onde começar, saiba que muitas faculdades possuem centrais de estágios que anunciam vagas e fazem a ponte entre aluno e empresa. Vale a pena dar uma conferida.

5. Monte a sua rede de networking

Sabe de que forma? Com os outros alunos da sua sala e de turmas do mesmo curso. Afinal, não é só você que está buscando como se destacar na faculdade.

Lembre-se de que esses mesmos estudantes serão profissionais como você e estarão no mercado de trabalho disputando as mesmas vagas. Ou seja, provavelmente um dia você trabalhará bem próximo dos seus colegas de classe (quem sabe até na mesma empresa?).

Então, construa bons relacionamentos com eles, troque ideias e, se possível, realize projetos em conjunto. Não se esqueça de que algumas boas práticas de mercado nascem na faculdade e podem ser o pontapé para novas empresas, por exemplo.

E, como já falamos por aqui, ter um bom contato com os seus professores também gera uma excelente base para uma rede de networking. Aliás, eles poderão virar grandes amigos no futuro e ajudarem muito mais do que você imagina.

6. Pense em fazer um intercâmbio

Se você se planejar bem, é possível ter uma experiência inesquecível por meio de um intercâmbio. Mesmo estando fora é uma forma de como se destacar na faculdade e ganhar novos aprendizados.

Dá para investir em uma nova língua, por exemplo, passando as férias da faculdade em um outro país. 1 mês em uma escola de línguas fora já ajuda bastante para que você pegue desenvoltura no aprendizado de qualquer idioma.

Mas ainda dá para fazer outro tipo de intercâmbio: entre faculdades de diferentes estados. Nesse tipo de modalidade, você pode passar cerca de 6 meses em outra cidade, indo normalmente às aulas, mas aproveitando a infraestrutura de uma instituição diferente.

Os seus professores ou amigos podem te dar dicas de faculdades com boas oportunidades de aprendizado.

Além disso, o intercâmbio aumenta a sua rede de networking. Interessante, não é mesmo?

7. Aproveite ao máximo as aulas

Ir para a faculdade vai muito além do que somente prestar atenção no que o professor fala e ensina.

Seja participativo e pergunte quando tiver dúvidas, lance na sua sala algumas ideias e sugestões e estimule também os outros alunos a se envolverem muito mais nas aulas.

Você verá que essa atitude transforma uma classe em um ambiente ainda mais interessante!

Conviva com estudantes de períodos avançados e peça a eles dicas para se destacar na faculdade, o que eles fizeram, coisas que ninguém contou e que podem te ajudar a se desenvolver.

É bacana, ainda, saber que a maioria dos cursos possuem aulas práticas, o que torna a vivência do ensino muito mais atrativa e real. Procure nunca faltar a essas aulas e pesquise antes o assunto em casa. Você consegue tirar o melhor dessa prática dinâmica se estiver bem preparado.

Todas essas dicas, se levadas a sério e com engajamento, podem fazer a diferença quando você receber o seu diploma e se colocar finalmente como um profissional no mercado de trabalho.

Organize o seu tempo e tenha sempre em mente quais são os seus objetivos na carreira. Isso também dá um estímulo a mais e direciona como se destacar na faculdade.


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

Pense no quanto aproveitar a faculdade ao máximo trará benefícios a você!

Animado para esse importante momento da sua vida? Deixe um comentário e compartilhe algumas das práticas de como se destacar na faculdade que você já fez ou na faculdade!

E se você gosta de aprender sempre, buscando novas fontes de capacitação conheça os cursos presenciais e à distância (EAD) da Frons.

Todos os cursos possuem certificados, mentoria de projetos gratuita e acesso irrestrito e ilimitado à todas as vídeo-aulas nos cursos EAD. Conheça hoje mesmo nossos cursos!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.