Como ser um bom engenheiro? Saiba como ter sucesso!

Sem tempo para ler? Ouça o episódio #015 do nosso podcast ‘Business Break‘ e aprenda ‘5 dicas de como construir seu currículo de engenheiro’:

Business Break – Podcast CAE · #015 – 05 dicas de como construir seu currículo de engenheiro

Todos sabemos que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente. Esse cenário afeta os trabalhadores que já estão atuando e buscam por novas colocações e também aqueles que estão atrás da primeira oportunidade de trabalho. Então como ser um bom engenheiro?

Todo profissional que quer se destacar e conquistar uma boa posição no mercado precisa entender essa dinâmica e se preparar para aumentar sua empregabilidade, ou seja, deve se capacitar de forma a ser desejado pelas empresas.

Isso inclui o desenvolvimento de algumas competências, não só técnicas mas também comportamentais.

Para o mercado de engenharia não é diferente. Se você quer saber como ser um bom engenheiro se destacar na área, precisa entender o que as empresas estão valorizando e correr atrás para se adequar a esse perfil profissional.

Continue lendo e prepare-se para se tornar um engenheiro de sucesso.

O mercado de engenharia

Segundo pesquisa do IPEA, a empregabilidade do engenheiro está entre as maiores do país. Mesmo com as dificuldades decorrentes da crise econômica que resultou em queda nas contratações, a busca por profissionais realmente qualificados segue aumentando.

Os engenheiros são profissionais muito procurados pelas organizações. Dentre outras coisas, sabem utilizar ferramentas e tecnologias para ajudar a otimizar processos e reduzir custos, sendo capazes também de administrar várias áreas por meio de seus conhecimentos matemáticos e técnicos.

Mas não basta concluir a faculdade e achar que está preparado para enfrentar o mercado de trabalho.

O desafio de como ser um bom engenheiro é justamente procurar por mais qualificações e oferecer às empresas diferenciais que possam destacá-lo dos demais. Para ajudar listamos alguns pontos nos quais você deve focar.

Veja mais informações no vídeo abaixo sobre o mercado atual da engenharia e esteja preparado!

Como ser um bom engenheiro: 4 qualidades estratégicas

1. Atualização constante

O mercado de trabalho e as relações de emprego estão em constante evolução. Como profissional, portanto, você não pode ficar parado no tempo, precisa andar junto com essas mudanças.

Para que isso aconteça, é importante fazer cursos extracurriculares e treinamentos específicos na sua área.

Hoje em dia há diversos cursos disponíveis, inclusive os que podem ser realizados por EAD, o que é vantajoso para quem tem tempo e recursos financeiros reduzidos.

Uma excelente opção é investir em cursos que abordam metodologias reconhecidas como Seis Sigma e Lean Manufacturing.

Essa metodologia é uma ferramenta de gestão focada na eficiência dos processos para otimização de tempo e recursos, possibilitando que o profissional aprimore suas habilidades em solucionar problemas e gerar resultados.

Ter em mãos um certificado de um curso como esse faz com que o mercado veja o candidato como alguém capacitado para atuar na melhoria de processos e produtos, o que é muito importante para quem está focado em como ser um bom engenheiro.

Tais cursos têm grande valor perante o mercado e aumentam a empregabilidade do aluno de engenharia em busca de estágio, do recém-formado que quer passar em um processo de Trainee e do engenheiro já atuante que quer conquistar novas posições.

2. Comprometimento

Já ficou para trás aquela ideia de que as competências técnicas eram suficientes para formar um bom profissional.

Hoje em dia é preciso desenvolver também algumas competências comportamentais que são muito valorizadas pelos empregadores e constituem um importante diferencial competitivo para um engenheiro de sucesso.

Entre as competências mais desejadas está o comprometimento. As empresas procuram cada vez mais por pessoas que demonstrem estar dispostas a se engajar na busca por seus resultados individuais e no sucesso do trabalho em equipe.

Segundo especialistas, nas dinâmicas de grupo para seleção de profissionais, os recrutadores ficam atentos a atitudes como liderança, ética, comunicação e trabalho em equipe.

Assim, conseguem identificar no candidato o seu nível de comprometimento com aquilo a que se propõem.

Com foco em como ser um bom engenheiro, seja estudioso e comprometido com aquilo que você quer conquistar. Adote uma postura confiante e de envolvimento com seus projetos.

Seu empenho e o desejo de pertencer à empresa vão atrair as atenções para você.

Reunir as características para se tornar um perfil de engenheiro disputado pelo mercado de trabalho não é fácil, mas é possível. Confira alguns dos requisitos mais desejados. 

3. Habilidades de liderança e comunicação

Não é de hoje que a liderança é uma das características mais valorizadas para a contratação de um profissional. Então se seu objetivo é realmente como ser um bom engenheiro, exercite-a.

Em uma entrevista de emprego, por exemplo, os recrutadores esperam encontrar alguém que saiba se portar como um líder, que aja com iniciativa e proatividade e que saiba transmitir as informações de forma clara e eficiente.

Ambas as competências — liderança e comunicação — são elencadas entre as mais importantes para o mercado de trabalho e não podem andar separadas.

Liderar consiste em gerenciar, influenciar e conduzir pessoas e isso não pode ser feito sem um processo de comunicação adequado.

A comunicação é importante tanto na forma oral quanto na escrita. Nos dias de hoje, merece atenção especial também em relação ao uso das plataformas digitais, que são importantes meios de troca de ideias e informações.

Fique atento à forma como você se apresenta nas redes sociais, pois as empresas costumam estar sempre atentas a elas na hora de contratar um profissional.

4. Inovação

Como diz a famosa frase atribuída a Albert Einstein:

Loucura é continuar fazendo sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes.

Isso certamente vale para as empresas que buscam melhorar seus resultados e para isso precisam contar com profissionais que ousem fazer o que a maioria não faz.

Inovar é preciso e é por isso que a capacidade de pensar e propor coisas diferentes é uma qualidade muito buscada pelo mercado de trabalho.

Se você quer se destacar precisa desenvolver habilidades que o tornem especial e mostrem que você não pode ser facilmente substituído.

A inovação não precisa ser algo complexo ou coisa de outro mundo. Basta estar atento diariamente às oportunidades de melhorar, de propor algo novo, uma mudança positiva na maneira de executar algum processo rotineiro ou uma ideia interessante.

É preciso ousar, ser criativo e mostrar que você não é um profissional acomodado.

Seja qual for seu objetivo profissional — passar em um programa de Trainee no mercado de engenharia, conquistar seu primeiro emprego ou uma posição melhor na sua empresa — conhecer o cenário e o que as empresas esperam para investir em suas competências técnicas e comportamentais.

Adotando essa atitude você certamente aumentará suas chances de sucesso e será bem-sucedido em como ser um bom engenheiro.

Aprenda e seja um engenheiro de sucesso!

Se o seu objetivo é como ser um bom engenheiro, você está focando em ter desempenho de alta performance, certo?

Para isso, você pode apostar na certificação Black Belt – Six Sigma para aumentar seus conhecimentos. No vídeo abaixo a gente explica os motivos:

Quer entender mais sobre melhoria contínua, mas está na base dos conhecimentos? Então o curso online White Belt – Lean Six Sigma é para você. O curso está gratuito, então você começa sem pagar nada!

Com esse post você aprendeu um pouco sobre o mercado de engenharia e já sabe como se destacar dos concorrentes.

Para dar sequência ao seu aprendizado continue nos acompanhando e descubra como se preparar para um processo seletivo.

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

Escreva um Comentário