Como ser um engenheiro de sucesso: 6 dicas para se destacar

Conseguir um emprego está cada vez mais difícil nos dias de hoje. Existe muita concorrência na área de engenharia e para conseguir destaque nesta profissão você deve se esforçar. Para isso, neste artigo, vamos dar 6 dicas de como ser um engenheiro de sucesso e se destacar no mercado de trabalho.

A engenharia é essencial para um país se desenvolver e como toda profissão é preciso criar e inovar para continuar crescendo e não ficar estagnada. As novas tecnologias criadas motivam os engenheiros a manterem-se atentos e atualizados sobre novas tendências.

Por isso, é preciso buscar maneiras para engenheiros se destacarem no mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo. Não é uma tarefa fácil, ainda mais se você tiver formado recentemente. Engenheiros recém-formados geralmente ficam perdidos ao sair da faculdade, sem saber o que fazer.

Acalme-se, continue lendo este artigo e descubra as dicas de como ser um engenheiro de sucesso. Mas, antes, entenda melhor como está o mercado atual da engenharia e esteja preparado!

Como ser um engenheiro de sucesso: 6 dicas simples de aplicar

Se você quer se destacar no mercado de trabalho é importante seguir algumas dicas de como ser um bom engenheiro. Elas te guiarão para o melhor caminho.

Com o grande número de pessoas desempregadas e a restrita quantidade de vagas disponíveis, qualquer pequena vantagem que você tiver já pode ser suficiente para se dar bem.

#1 Continue se capacitando

Só porque você terminou a graduação e conseguiu o diploma não quer dizer que você deva parar por aí. Muitas vezes, ter um certificado a mais é o que fará você ser contratado.

As empresas estão em busca de profissionais que se destacam, por isso, apresentar diferenciais é fundamental.

Separamos uma lista com cursos que irão turbinar seu currículo, e o melhor, irão realmente te capacitar para prestar um serviço diferenciado. Esse é o primeiro caminho de como ser um bom engenheiro. Então, acesse a lista no artigo; Melhores cursos para engenheiros: como funcionam e valorizam o profissional”.

Ter o que todos têm ou fazer o que todos fazem não te fará ter destaque e as pessoas não vão ter motivo para te escolherem. A busca pelo conhecimento deve ser diária e não pode se resumir a apenas a treinamentos dados pela empresa.

Existe muito conteúdo para ser aprendido. Por mais que você estude sempre, nunca saberá tudo. O bom é que existem muitos cursos gratuitos na internet. Existem vários cursos online que podem ser feitos de forma rápida e fácil.

Se há uma área que você quer se especializar você pode optar por fazer uma pós-graduação ou mestrado. Essa é uma ótima dica para engenheiros se destacarem no mercado de trabalho, pois, você terá especialidade em uma área e com certeza terá vantagem em alguma vaga desse setor.

Aqueles que não têm muito tempo, ou não tem instituição de ensino em sua cidade, podem optar por ensino a distância. É muito prático e o preço é mais em conta. É ideal para quem tem disciplina e dedicação.

Você entende as diferenças e benefícios que tem o treinamento online? Confira já qual a importancia dessa metodologia para sua especialização!

Leia mais: 7 vantagens de estudar à distância e melhorar sua capacitação profissional.

#2 Atualize-se sempre

É muito importante estar antenado em tudo que acontece ao redor, para que você seja um profissional inovador. Procure sempre ficar a par dos novos assuntos e busque meios para trocar informações. Isso é extremamente promissor e faz com que você se abra para as novidades.

As tecnologias e técnicas atuais farão com que aprimore ainda mais suas atividades do dia a dia. Se você quer aprender a como ser um engenheiro de sucesso, construindo uma carreira promissora, esse é o pontapé inicial.

Para ser um profissional consolidado você deve saber manter-se informado sempre.

#3 Diversifique suas experiências

A engenharia tem inúmeras áreas e você deve procurar explorá-las sempre.

Existem diversos tipos de atividades extracurriculares e ter um currículo cheio delas, é uma dica de como ser um bom engenheiro e se destacar no mercado de trabalho.

Vale a pena ter um pouco de experiência em cada área, pois, isso o torna um profissional versátil e essa é uma característica que tem grande destaque para quem contrata.

Mesmo que você já esteja trabalhando, procure variar suas funções dentro da empresa, pois, isso evita que você fique estagnado e faz com que tenha mais experiência profissional.

#4 Se conheça melhor

Não só os engenheiros, mas também todos os profissionais têm seus pontos fracos e fortes.  Quando você passa a identificar esses pontos em si mesmo, você consegue desenvolvê-los de forma a aprimorá-los. O que diferencia os grandes profissionais do resto, é ter essa capacidade.

Você deve saber quais características são mais solicitadas no mercado, pois, assim tentará adapta-las ao seu jeito, de forma que você consiga ser compatível com o mercado.

O mercado do futuro deseja profissionais que sejam:

  • Flexíveis
  • Criativos
  • Inovadores
  • Versáteis
  • Empreendedores
  • Sustentáveis
  • Tenham conhecimento em várias áreas
  • Assumam responsabilidades
  • Saiba trabalhar em equipe
  • Tenha interesse em aprender sempre.

#5 Faça coaching

Ainda pensando em se tornar um profissional que atenda ao mercado, ao mesmo tempo, que saiba quais são suas vantagens e desvantagens competitivas, uma sugestão de como ser um engenheiro de sucesso, é procurar um profissional de coaching.

O objetivo do Coach é interferir de maneira positiva:

  • na vida pessoal
  • na profissão
  • na empresa
  • nos negócios

Entre as vantagens de realizar um processo desse tipo estão:

  • aprofundamento de seu conhecimento
  • aumento da sua produtividade
  • melhora na sua qualidade de vida.

Saiba mais sobre coaching para engenheiros no artigo;Coaching para engenheiros e como ele desenvolve sua carreira”.

#6 Tenha domínio de softwares especializados

A engenharia e a tecnologia há muito tempo andam de mãos dadas e de pouco vai adiantar seus anos na faculdade se você não tem habilidade com os softwares mais usados no mercado.

Então comece já a conhecer as plataformas, faça cursos e realmente dedique-se a operar as ferramentas. Na engenharia de hoje, nada é feito sem elas.

Quer saber quais são as ferramentas que você precisa conhecer? Acesse o artigo; “Descubra os 5 melhores programas para engenheiros”.

Se você está à procura de novas oportunidades, essas foram algumas dicas de como ser um engenheiro de sucesso e se destacar no mercado de trabalho.

Reunir as características para se tornar um engenheiro disputado pelo mercado de trabalho não é fácil, mas é possível. Confira alguns dos requisitos mais desejados.

Conheça a Seleção Engenharia

A Seleção Engenharia é uma Plataforma que conecta profissionais e empresas de Engenharia. Dentro da Plataforma os profissionais em busca de recolocação profissional encontram vagas de Engenheiro Civil, vagas de Engenheiro Mecânico, vagas de Engenheiro Eletricista e Segurança do trabalho. Além disso, os candidatos podem construir seu currículo Online, acessível a todas as empresas que buscam por profissionais dentro da plataforma.

Como falamos a atualização profissional é fundamental para ser um bom engenheiro, pensando nisso, te apresentamos a CAE Treinamentos. Somos uma empresa formada por engenheiros experientes, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho.

Oferecemos cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado, incluindo opções de cursos gratuitos.

Com mais de 50.000 alunos online e presente em mais de 60 cidades, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade.

Conheça nossos outros cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 35.000 alunos na comunidade online. Com mais de 26 mil certificados emitidos, é CEO da CAE Treinamentos, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.