Como ser promovido no trabalho? Aposto que você já pensou nisso, não é mesmo?

Quem acaba de entrar no mercado de trabalho ou ainda tem pouca experiência sabe que existe um longo caminho profissional a ser percorrido.

Contudo, ser estagiário, assistente ou analista júnior não significa que você não deva almejar posições em cargos mais altos e pensar sobre o que fazer para ser promovido é mais do que natural.

Mesmo no início da sua carreira é importante ter uma visão clara de onde você quer chegar profissionalmente e pensar em estratégias de como ser promovido na empresa.

Neste texto, o ajudaremos nesse planejamento com dicas para ser promovido e as características e posturas mais observadas no mercado de trabalho quando o assunto é promoção.

Colocando estas dicas como ser promovido no trabalho em prática, você certamente dará mais um passo em busca do tão sonhado cargo de gerência.

7 dicas para ser promovido

dicas-para-ser-promovido

1. Conheça a empresa, seus processos e sua filosofia

O que diferencia o júnior do gerente vai além dos anos de experiência. Pessoas em posição de destaque têm melhor conhecimento do negócio e isso faz a diferença.

Por isso, conhecer a empresa na qual se trabalha é tarefa obrigatória para quem quer crescer na companhia e buscar maneiras de como ser promovido no trabalho.

Nesse conhecimento, lembre-se de incluir tanto os processos práticos quanto os passos necessários para contratar e fazer o pagamento de um fornecedor, por exemplo, e também os ideais da empresa, que incluem visão, missão e valores.

Ao unir essas duas habilidades, você conseguirá:

  • fazer entregas mais assertivas com os objetivos da empresa;
  • perderá menos tempo em processos;
  • agirá seguindo os preceitos estabelecidos pela organização;
  • mostrará que realmente conhece o lugar onde trabalha.

Leia também >>> Gestão do tempo e produtividade: 9 dicas práticas para aplicar

2. Esteja aberto aos feedbacks

Dentro de uma empresa, a postura do profissional junto ao time também conta na hora de avaliar se essa pessoa está pronta para um próximo passo ou não.

Por isso, além de trabalhar bem em equipe, você também deve estar aberto para receber feedbacks dos seus coworkers e pessoas da liderança.

Saber como usá-los para melhorar a sua forma de trabalhar é estratégico ao pensar como ser promovido no trabalho .

Muitas empresas formalizam esse processo de feedbacks por meio de programas do RH, para garantir que haja um canal de comunicação aberto entre os colaboradores.

Se esse for o caso da sua empresa, aproveite esses momentos para coletar informações relevantes e pensar em como pedir para ser promovido.

Caso sua companhia não tenha esses incentivos, você mesmo pode pedir aos colegas de trabalho e chefes alguns feedbacks. Isso mostrará que se importa com a opinião deles e que está querendo se aperfeiçoar.

Entretanto, não se esqueça: nessa situação é importante estar preparado para receber alguns feedbacks negativos.

Não encare essas opiniões negativas de forma ruim. Afinal, receber críticas é uma parte natural do processo de crescimento profissional, mas use-as para reavaliar a sua postura e se tornar um profissional ainda melhor.

3. Invista em capacitação

O profissional que está buscando formas de como ser promovido no trabalho não pode esquecer de investir em capacitação.

A participação em cursos, treinamentos, workshops e eventos o deixará mais preparado para os desafios do mercado e aumentará a sua bagagem profissional.

Aposte em cursos específicos da sua área ou de conhecimentos técnicos, como a habilidade no Excel, para melhorar a sua performance na empresa e ainda incrementar o seu currículo.

Nesse caso, a escolha da instituição onde você vai estudar faz a diferença: procure opções reconhecidas no mercado de trabalho, com cursos qualificados e certificados reconhecidos.

Além de treinamentos específicos da sua área, você também pode buscar opções de capacitação que ajudem no desenvolvimento pessoal.

Coachings, workshops para aprender a falar em público e treinamentos para trabalhar bem em grupo são alguns dos exemplos que podem ajudar na busca para ser um profissional de sucesso e, consequentemente, ganhar uma promoção.

4. Mostre proatividade

Uma das atitudes para ser promovido mais bem-vistas em um profissional no mercado atual é a proatividade no trabalho. Mas muitas vezes essa ideia acaba atrapalhando quem está começando a carreira.

Uma das formas mais fáceis de se mostrar proativo é pegar mais responsabilidades, mas muitas vezes, um jovem profissional tem dificuldades de definir prioridades e pode acabar se prejudicando.

Quando um novo projeto ou mais tarefas aparecem, quem está buscando como ser promovido no trabalho vê nesses momentos grandes oportunidades para mostrar seu trabalho e comprovar que está pronto para uma nova posição.

No entanto, nessas ocasiões é preciso ter cuidado para não atrapalhar o seu trabalho atual e o que é esperado de você ao ficar sobrecarregado.

Se já está como muitas tarefas na mão e tem grandes entregas a serem feitas, talvez esse não seja o momento ideal para abraçar novos projetos.

Você pode mostrar a sua iniciativa sinalizando que quer participar do projeto, mas que só conseguirá ajudar após finalizar as suas entregas. Dessa forma, mostrará proatividade e responsabilidade aos seus superiores.

5. Tenha paciência

Na hora de avaliar um aumento salarial ou uma mudança de cargo, a organização precisa levar em conta diferentes fatores, entre eles:

  • momento da empresa;
  • orçamento da área;
  • headcount (quantidade de pessoas na empresa);
  • momento profissional dos colaboradores da empresa e da área.

Por isso, mesmo tendo destaque em sua posição e estando pronto para o próximo passo, muitas vezes o caminho até ser promovido pode levar certo tempo.

Então, além de se dedicar profissionalmente, quem quer ser promovido também precisa ter paciência para esperar o momento certo da recompensa.

Outra dica de como ser promovido no trabalho é sinalizar para a gerência e para a área de recursos humanos os seus objetivos e aonde você quer chegar.

Assim, juntos, vocês conseguem traçar um plano de carreira e, em alguns casos, podem até estipular um tempo estimado para o próximo passo.

6. Mostre seus resultados

Outro maneira de como ser promovido no trabalho é mostrar que você dá resultados.

Quando uma tarefa for delegada a você, dedique-se para alcançar o resultado esperado. O mesmo vale para os trabalhos em equipe.

Seja uma voz ativa e participativa no grupo, respeite os prazos de entrega e colabore o máximo possível com o time.

Lembre-se: não se sobrecarregue de atividades e nem leve o grupo sozinho, pois isso não vai aproximá-lo do que fazer para ser promovido.

7. Consiga um mentor na empresa

Admira algum profissional do seu departamento ou de outro setor relacionado ao seu dentro da empresa?

Aproveite a proximidade da convivência e peça orientações como cursos, treinamentos e sugestões de experiências que você pode buscar para alcançar seu objetivo que é ser promovido no trabalho.

Muitas empresas possuem programas de mentoria interna e isso pode ajudar bastante a crescer na empresa. Afinal, nada melhor do que aprender direto de quem conhece bem o negócio.

Esse tipo de programa não existe na sua empresa? Procure o RH e dê essa sugestão. Ele pode beneficiar você e outros colegas.

Gostou das dicas de como ser promovido no trabalho?

Estas são algumas das dicas mais importantes para quem quer saber como ser promovido no trabalho.

Aproveite e ouça o episódio #04 do nosso podcast Business Break que discute as ‘5 habilidades profissionais de 2021‘. Só dar o play abaixo:

Seja o seu próximo passo um cargo de trainee, coordenação, especialista ou analista pleno, todas essas informações são válidas por toda a sua carreira profissional.

O caminho de júnior à gerência pode levar alguns anos, mas é importante não perder de vista o seu cargo dos sonhos e como fazer para chegar exatamente aonde você quer.

Conheça as opções de curso online que a Frons oferece para você aperfeiçoar suas habilidades estratégicas e ser promovido no trabalho. Escolha entre áreas como:

Aproveite as opções de curso GRATUITAS e comece a estudar sem precisar investir no momento!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.