O programa de trainee ainda é um mistério para um grande número de jovens universitário. Mas basta se informar melhor sobre para descobrir porque ser trainee abre tantas portas no mercado de trabalho.

Essa modalidade de vivência profissional é muito difundida em grandes corporações. Ela traz muitas contribuições para a carreira de jovens recém formados que estão dando os primeiros passos em sua profissão.

Em um bom programa de trainee, é possível alcançar vantagens para sua formação como:

  • desenvolvimento de carreira de sucesso;
  • criar um bom networking;
  • encontrar uma área de afinidade em sua profissão;
  • chegar a uma efetivação no emprego de seus sonhos.

Quer saber porque ser trainee e as vantagens de entrar em um programa? Continue lendo este post!

O que é um programa de Trainee

Um estagiário é comumente conhecido como um participante de um programa de trainee de uma empresa, após ter se formado em uma universidade ou faculdade.

Um trainee é um funcionário oficial que está sendo treinado no trabalho para o qual ele foi originalmente contratado. Literalmente um empregado em treinamento.

Programas de trainee são organizados por empresas privadas e empregadores do setor público, onde é oferecido ao estagiário a possibilidade de participar de 6 a 20 meses de treinamento.

Durante estes programas,o trainee receba um salário. O objetivo é ser efetivado em um cargo de tempo integral quando o programa terminar – porém isso não é uma regra.

Frequentemente usada como uma medida de segurança pelas empresas, as firmas normalmente tem um período de trainee (2 a 3 meses) em que a pessoa ainda está sendo avaliada. Após esse tempo é tomada uma decisão oficial de contratar de forma permanente.

Os programas de trainee, na maioria das vezes, consistem em uma combinação de teoria e prática e visam fazer com que o estagiário aprenda e conheça a empresa do zero.

Muitos estagiários são capazes de tirar proveito de sua rede de contatos do programa de trainee, subir a escada corporativa e se tornarem indivíduos-chave em muitas empresas.

Muitas empresas ao redor do mundo organizam programas. E ter a primeira oportunidade profissional em uma grande empresa é o motivo porque ser trainee é um objetivo tão desejado.

4 vantagens de ser Trainee

#1 Auxilia no desenvolvimento de carreira

Boa parte das pessoas que ingressam em um programa de trainee alimenta grande expectativa em torno de uma possível contratação. Nada mais natural para quem se esforça, trabalha e, portanto, espera colher resultados.

No entanto, mesmo se esta expectativa não se concretizar, os ganhos dessa experiência ainda serão fantásticos.

Engenheiros em formação que participem desses processos terão contato com sua profissão da forma mais aplicada possível, com a possibilidade de assimilar práticas de excelência em suas respectivas áreas.

Estamos falando de uma experiência que pode credenciá-lo a sair na frente de seus concorrentes em muitos processos seletivos e ser reconhecido como um profissional de sucesso. Isso porque, um número reduzido de jovens apresenta em seus respectivos currículos a participação em um programa de trainee.

#2 Tem papel importante para um bom networking

Outra possibilidade muito interessante reservada para aqueles que participam de um programa de trainee é a construção de uma boa rede de contatos profissionais, o chamado networking.

Isso será de grande utilidade para você em diferentes momentos ao longo de sua atuação profissional como engenheiro. Pode acreditar!

Exemplo simbólico do quão necessário é seguir dicas de networking são os momentos de recolocação profissional em sua carreira.

A quem recorrer quando a oferta de trabalho está baixa e estamos em busca de uma oportunidade de emprego? Sim, a sua rede de contatos: colegas de profissão que ocupem ou tenham ocupado posições estratégicas nas organizações por onde você tenha passado.

Esse é um ponto ainda mais sensível quando se trata do mercado de engenharia. Várias áreas estão muito suscetíveis às crises econômicas.


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

A engenharia civil, por exemplo, tem no governo uma certa segurança em termos de investimento para aquecer o mercado. Os contratos com o setor público empregam uma parte significativa dos engenheiros civis.Em momentos como este, em que o Estado tem deixado de promover investimentos, não só a área civil tem enfrentado problemas, mas muitas outras. Por isso, priorize construir um bom networking desde cedo!

#3 Mostra áreas com as quais você tem afinidade

Muitos jovens que ingressam em um programa de trainee ainda têm muitas dúvidas em relação a qual área atuará em sua profissão.

Isso não é, necessariamente, um problema, tendo em vista o dinamismo do mercado de trabalho atualmente. Porém, quem ainda nem sequer conhece em profundidade as possibilidades em aberto terá ao longo do programa de trainee uma boa chance para conhecer.

Durante todo o programa, o jovem tem a oportunidade de participar de diferentes processos de trabalho dentro de uma empresa. Esse processo é conduzido de forma a possibilitar que o colaborador exerça algum protagonismo, mostrando que sabe otimizar resultados.

Nesse sentido, espera-se de um jovem em um programa de trainee que ele intervenha, seja propositivo e esteja inserido nos fluxos de trabalho.

Tendo em vista a rotatividade por diferentes frentes de atuação da empresa, ao final do programa o aluno terá uma boa dimensão daqueles segmentos que mais lhe interessam.

#4 Cria novas oportunidades

Outra vantagem de porque ser trainee é que o programa não é apenas mais um estágio que você fará. Trata-se de uma vivência profissional acompanhada de perto por profissionais que exercem grande protagonismo dentro das empresas.

Dessa maneira, ao longo da imersão, o trainee é colocado em constante avaliação por parte de quem conduz os processos. A partir disso, é possível medir a capacidade desses jovens de contribuírem como colaboradores das organizações.

Essas avaliações são importantes para o desenvolvimento de uma série de competências. A principal delas talvez seja trabalhar por resultados.

Hoje, em diferentes mercados, como o de engenharia, por exemplo, as corporações exigem de seus colaboradores metas cada vez mais ousadas.

Isso requer capacidade de trabalho e inteligência emocional, pontos constantemente trabalhados nos programas de trainee.

Reunir as características para se tornar um engenheiro disputado pelo mercado de trabalho não é fácil, mas é possível. Confira alguns dos requisitos mais desejados. 

Então, por que ser trainee?

A condição de estarem próximos de líderes das organizações leva o jovem a ocupar uma posição privilegiada na empresa e confere a ele grande visibilidade.

As reuniões de feedback, por exemplo, servem para uma espécie de desenvolvimento de carreira para um jovem profissional. Nesse espaço, ele poderá receber direcionamentos que muito têm a contribuir para a sua formação.

Além disso, devemos destacar o fato de que um bom desempenho ao longo do programa, podem representar o caminho para uma efetivação.

É muito comum jovens bem avaliados pelos líderes das organizações serem convidados a compor alguma das equipes de trabalho da empresa com as quais tenha tido contato.

As posições iniciais ocupadas pelos trainees após a contratação, geralmente, são superiores as ocupadas pelos profissionais de mesmo nível de experiência em processos seletivos regulares.

Os programas de trainee têm sempre a intenção de captar aqueles profissionais com potencial de tornarem-se grandes ‘players’ do mercado. Isto é, pessoas que irão se tornar líderes nas organizações.

O mercado de trabalho, atualmente, reserva muitos desafios para os mais jovens. Tendo isso em vista, é fundamental, ao longo da graduação, abraçar aquelas oportunidades que te possibilitem devolver habilidades e competências desejadas pelas grandes empresas.

O programa de trainee lida com todas essas questões e traz um grande diferencial para seu currículo em comparação com outros profissionais com pouca ou nenhuma experiência.

Por isso, agora que você já conhece as vantagens e porque ser trainee é tão estratégico, não abra mão desse importante recurso e esteja apto para ser um profissional de sucesso.

Leia mais: Como se preparar para um processo seletivo empresarial?

Achou interessante porque ser trainee ajuda no início da sua carreira? Continue acompanhando outros conteúdos exclusivos curtindo a nossa página no Facebook!

A Frons é uma empresa formada por engenheiros experientes, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Oferecemos cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade.

Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.