Se você é um jovem estudante de engenharia no Brasil ou está sempre buscando se qualificar cada vez mais, fique ligado! Neste post, você vai se inteirar sobre as principais informações relacionadas ao mercado de trabalho da engenharia na atualidade.

Uma vez que a crise econômica afetou o mercado, você já sabe que é preciso muito esforço para se estabilizar na sua área.

Aqui, vamos explorar aspectos essenciais que vão te auxiliar a enxergar o caminho ideal para se tornar um profissional apto e um candidato com verdadeiro diferencial para o mercado de engenharia no Brasil.

Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre o mercado para planejar sua vida profissional!

Os atrativos da área de engenharia no Brasil

Em vista das dificuldades geradas pela crise econômica do Brasil no mercado de trabalho, o que torna a engenharia uma área profissional atrativa é o fato de que, mesmo o ritmo de contratações tendo diminuído, seu nível de empregabilidade ainda é um dos mais altos, de acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

O Instituto realizou também uma previsão de que haverá, até mesmo, uma carência de número de engenheiros no Brasil em 2020. Mas, atenção! Essa carência se daria não por falta de profissionais formados, e sim por falta de profissionais verdadeiramente qualificados.

Ou seja, o que pode — e deve — ser encarado por você como uma oportunidade de se preparar para o mercado de trabalho engenharia.

Além disso, outro atrativo é a pluralidade de atuações que um engenheiro pode performar numa empresa.

As habilidades matemáticas, a visão estratégica e os conhecimentos sobre tecnologia tornam o engenheiro privilegiado.

Além disso, apto para atuar até mesmo nos setores:

  • financeiro,
  • de projetos,
  • de processos,
  • de gestão de pessoas.
ebook como se destacar no mercado de trabalho

E, diante desta versatilidade, pode-se dizer que ainda hoje, em comparação com as demais áreas, a engenharia no Brasil continua bem posicionada no quesito salarial, mas a competitividade, somada ao catalisador da crise, faz com que essas oportunidades sejam mais escassas, assim como discutiremos a seguir.

Leia também: Tipos de engenharia e salários: conheça as 5 áreas melhor remuneradas

Entenda melhor como está o mercado de trabalho da engenharia e esteja preparado!

Futuro da engenharia no Brasil (e fora) e suas oportunidades

Como dissemos, a engenharia é um campo amplo, certo? Quando o assunto são oportunidades,  alguns setores se mantêm promissores.

No caso, seriam setores que possuem uma maior necessidade de inovação, como o de:

  • bens de consumo,
  • energia,
  • agronegócio,
  • telecomunicação.

Por exemplo, com a alta das discussões sobre sustentabilidade, o campo de energia cria oportunidades ao avançar para alternativas inovadoras que incluam fontes renováveis, como a energia solar e eólica.

Cenários semelhantes podem ser observados nas demais áreas citadas.

Com a inovação se tornando a palavra-chave do momento, saiba que as oportunidades aparecem bem mais para candidatos não só devidamente qualificados; mas que também possuam características comportamentais específicas, que compõem o leque de importantes habilidades de um engenheiro.

Sabe aquele estereótipo do engenheiro introspectivo, de personalidade mais fechada? Pois é, caiu por água abaixo.

As empresas buscam pessoas com as seguintes características:

  • boa capacidade comunicativa,
  • que lidem de forma sensata com diferentes opiniões,
  • que possam atuar de forma positiva frente a pressão de diversas demandas.

E quanto ao mercado de trabalho para engenheiros no exterior?

Bom, para que um brasileiro atue profissionalmente como engenheiro em outros países, certamente o primeiro pré-requisito é, sem dúvidas, possuir ao menos três anos de experiência na área.

Uma boa localidade em que é possível encontrar oportunidades seria, por exemplo, o Canadá.

O país possui muitas empresas com carência de profissionais qualificados. Por isso, tem realizado eventos e divulgações que promovam cada vez mais programas de imigração.

Estes, por sua vez, incluem também programas permanentes. Mais oportunidades podem ser encontradas também em outros países como:

  • EUA,
  • Alemanha,
  • Nova Zelândia,
  • Argentina.
cursos gratuitos de software

Os grandes nomes da engenharia na atualidade

Você com certeza já se deparou nos noticiários com os escândalos de corrupção envolvendo a Petrobrás — a maior estatal do país — e a Odebrecht — maior empreiteira nacional. Ambas estruturas de corrupção vêm sendo reveladas pela operação Lava Jato nos últimos anos.

Ainda assim, a Petrobrás continua sendo a número um como empregadora ideal na opinião dos estudantes de engenharia no ranking da Universum em 2016. Logo atrás da estatal, observa-se no ranking, respectivamente:

  • o Governo Federal,
  • a própria Odebrecht,
  • a Google,
  • a Vale.

Com certeza, você se pergunta “ainda vale a pena tentar carreira em empresas como a Petrobras?”.

Segundo consultores de carreira, a resposta a essa pergunta vai depender, primeiramente, do seu objetivo.

No momento atual, não há como entrar no programa de estágio da Petrobras, por exemplo, e esperar que você tenha retorno a curto prazo. O ideal é pensar mais a frente.

Toda empresa está sujeita à crises, mas se recupera e se reestrutura.

Fazer parte do momento em que uma grande empresa se reergue, por exemplo, pode ser muito positivo profissionalmente.

Por outro lado, caso a sua preocupação seja que se interligar a uma empresa que teve seus valores éticos manchados vai prejudicar a sua carreira, pense de novo!  

O verdadeiro fato é que as atitudes negativas isoladas que provocaram a crise em uma grande empresa não se aplicam a mesma como um todo.

Possuir experiência em uma empresa de peso, independente de adversidades que ela esteja sofrendo, ainda pode ser muito vantajoso para disputar uma vaga no mercado de trabalho da engenharia.

A própria concorrência contínua e nível de dificuldade dos processos seletivos são mais uma prova desta afirmação.

Reunir as características para se tornar um engenheiro de sucesso, disputado pelo mercado de trabalho não é fácil, mas é possível. Confira alguns dos requisitos mais desejados.

A alternativa de empreender

Leandro Pinheiro, sócio responsável pela área comercial da SHW Systems, empresa de sistemas anti-incêndio, afirmou em vídeo que houve uma substituição de mão de obra por sistemas de automação nas grandes empresas de engenharia nos anos 80 e 90.

Por este motivo, como você com certeza viu nas aulas de história, esses grandes nomes diminuíram o número de profissionais contratados.

Esses engenheiros que saíram das grandes empresas se pulverizaram no mercado e abriram empresas próprias.

Estas prestam serviços tanto para seus próprios clientes, quanto para os grandes nomes que se mantiveram sólidos no mercado.

A própria SHW System é fruto e exemplo de sucesso desse cenário.

Essa pode ser uma alternativa muito promissora para profissionais de caráter mais autônomo, ou que até mesmo já possuam o desejo de criar um negócio próprio.

Segundo Leandro, é necessário apenas expandir ao máximo seu conhecimento de mercado de engenharia no Brasil e acreditar no próprio trabalho.

Capacitação para dominar a engenharia no Brasil

Diante de todos os desafios que apresentamos, sem dúvida estar preparado e ser um profissional com as principais certificações do mercado , vai ajudar você a ocupar seu espaço dentro da engenharia no Brasil.

É por isso que a Frons desenvolveu programas de treinamento e certificação 100% online que levam a credenciais do :

Todos os cursos são oferecidos por meio de uma plataforma flexível de e-learning baseada em vídeo.

Cada um prepara os alunos para os exames de certificação e com suporte da equipe Frons.

Se o seu objetivo é a liderança de projetos dentro de empresas indicamos que acesse o manual Black Belt gratuito. Um material bem completo para esclarecer duvidas e apresentar o que você passa a dominar ao chegar nesse estágio.

Ainda tem alguma duvida sobre o curso de Black Belt? Confira também o vídeo abaixo que responde a algumas questões sobre o treinamento Black Belt.

Conheça também a certificação gratuita White Belt Six Sigma que vai oferecer os conhecimentos básicos para começar a compreender o que é e como a metodologia pode influenciar resultados dentro de uma organização.

E você, como tem visto o mercado de trabalho para engenheiros atualmente? Conte-nos nos comentários se você visualiza os mesmos aspectos citados, ou compartilhe quais são as suas impressões. Vamos conversar!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.