Nos últimos tempos, a palavra crise está por toda parte. Não há um dia em que se abra um jornal ou ligue a televisão sem que ela apareça. O termo está na fala dos políticos, dos analistas econômicos e até do cidadão comum. Um dos setores em que o discurso se faz bastante presente é o das engenharias. Portanto, é importante conhecer o que é a crise na engenharia e quais seus efeitos para os profissionais da área.

Se em meio essa crise você está se perguntando se vale a pena fazer engenharia, é importante entender as vantagens dessa profissão e como se adaptar ao cenário de queda.

O engenheiro é um profissional diferenciado. Devido à formação vasta, ele tem a oportunidade de seguir um leque muito amplo de carreiras.

Se não há emprego para a função na qual se formou, o profissional busca outras opções como o concurso público ou o setor financeiro. Isso é possível devido aos conhecimentos sólidos em ciência, tecnologia e matemática.

Neste artigo, discutiremos a crise na engenharia no Brasil e as possíveis saídas encontradas para ela. Boa leitura!

Crise na engenharia no Brasil

Um estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) afirma que o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) analisou 21.337 profissionais formados em engenharia.

ebook como se destacar no mercado de trabalho

Na semana em que o levantamento foi realizado, 14% não trabalhavam e 25% trabalhavam por conta própria ou como empregadores.

Dos 2.993 profissionais que não trabalhavam, 500 estavam temporariamente afastados do trabalho, 447 procuravam emprego e os demais não buscavam emprego.

Mesmo com os números acima e com a crise na engenharia vale a pena fazer engenharia e seguir uma trajetória de engenheiro. Depois das carreiras associadas à gestão e ao o que faz um gestor, ela foi o padrão mais valorizado.

O estudo citado também procurou entender o que fazem os engenheiros sem carteira assinada. Algumas pessoas que formaram na área optaram por estudar para concursos públicos. A justificativa é que este emprego confere estabilidade e segurança. Outras atuam no setor financeiro, uma vez que a remuneração é atraente.

Cabe ressaltar que os engenheiros são importantes para uma sociedade porque são responsáveis pela convergência tecnológica. Afinal possuem a capacidade de adaptar as tecnologias que são desenvolvidas no exterior à realidade brasileira na construção civil, infraestrutura e inovação.

Todos os países desenvolvidos dão atenção especial à área da engenharia, principalmente devido ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e matemática.

O estudo concluiu que grande parte dos profissionais optam pelo empreendedorismo e pela pejotização — que é a inscrição no cadastro de pessoas jurídicas para prestar serviços sem a contrapartida dos encargos trabalhistas para o contratante.

Especialistas têm debatido e refletido sobre como está o mercado de trabalho para os engenheiros no Brasil. Entenda melhor esse caso no nosso vídeo:


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

Dessa forma, a taxa de desemprego entre os engenheiros é relativamente baixa, pois existem várias forma de como conseguir um emprego de engenheiro.

Isso não significa, entretanto, que todos os engenheiros estejam atuando nas áreas estritas para as quais receberam formação.

Houve uma diminuição pela demanda de serviços de engenharia no Brasil após o fim dos empreendimentos para Jogos Panamericanos, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. Outro fator que contribuiu foi a corrupção nas empreiteiras. Isso aconteceu porque a área é dependente de ações governamentais.

O setor de infraestrutura e construção — principalmente — depende do desenvolvimento da economia. Assim, há insegurança por parte do empresariado em investir nessa área.

Então, se você está se perguntando como o está o mercado de engenharia e como ele passa pela crise, a resposta é: ele se retrai e espera um pouco para ver se a situação melhora e se vale mesmo a pena investir, esse é o cenário geral da crise na engenharia no Brasil.

Investimento em qualificação em tempos de crise

Durante uma crise na engenharia, ou mesmo em outros setores, muitos profissionais buscam cursos e qualificações como uma forma de agregar conhecimento ao currículo. Alguns fazem até estágio no exterior com tal intuito.

cursos gratuitos de software

No processo de como conseguir um emprego como engenheiro, estudar é muito importante, afinal é  uma forma de capacitação. Por meio dos treinamentos o profissional tem acesso a conhecimentos especializados que na graduação não viu ou apenas conheceu superficialmente.

Para te auxiliar nesta busca pela capacitação, sugerimos a leitura do artigo, Cursos para engenheiros: como funcionam e valorizam o profissional.

Desde 2013, está em vigor a NBR 15575 – Edificações Habitacionais – Desempenho, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece requisitos para desempenho na área da engenharia.

Tal norma teve um impacto direto na engenharia civil, que fez com que uma área pouco conhecida no Brasil — a manutenção de construções — tivesse proeminência. Vários profissionais que não encontravam emprego nas áreas específicas para as quais se formaram, investiram em manutenção e hoje possuem empresas bem-sucedidas no setor.

Parece que a resposta para o problema da crise na engenharia no Brasil é mesmo a sua superação. Porém, para superar algo é necessário que seja conhecida a sua base histórica, bem como a sua sustentação. Talvez uma palavra tão sintetizada esteja nomeando algo mais complexo, com contornos imprecisos, por isso mais difícil de compreender.

5 opções para o profissional driblar a crise na engenharia

Mas, será que só podemos observar na crise aspectos negativos? Os orientais expressam o conceito de crise ou mudança com dois ideogramas combinados. Um que significa perigo e outro para indicar oportunidade.

Nós, ocidentais pós-modernos, tendemos a ver as mudanças como algo perigoso. Somos herdeiros do mito da segurança e do sólido. Mas como já dizia o filósofo Marshall Berman: “tudo que é sólido desmancha no ar.”

Se as mudanças são fatores constantes, engenheiros e engenheiras precisam preparar-se para enfrentar tal realidade. Nem sempre as previsões de economistas e cientistas políticos vão se concretizar.

Por outro lado, a vida continua e aquela formação obtida precisa ser ressignificada para o novo ambiente vivenciado. Assim, buscar saídas a partir do que se tem é sinal de inteligência. Você pode mudar de emprego em tempo de crise, se capacitar para atuar em uma nova área ou manter-se inerte a realidade.

Para sair da crise o sujeito pode mudar o ambiente ou adaptar-se a ele. A mudança pode vir a partir de quando se enxerga novos nichos de atuação onde antes só havia situação-problema.

O Brasil é carente de infraestruturas que resolvam problemas como saneamento e transporte. O engenheiro que souber investir nesse ramo poderá obter êxito, por exemplo.

Você pode está se perguntando: “como investir se não há nem mesmo mercado de trabalho?” ou “como conseguir emprego de engenheiro durante a crise?”. Separamos 5 ideias para te ajudar a atravessar a crise na engenharia no Brasil:

  1. Inicie uma startup ou pequeno negócio em tempo de crise prestando serviços para áreas que necessitam do trabalho do engenheiro. Aí a saída é mesmo o empreendedorismo ou a pejotização.
  2. Muitas empresas pequenas estão explorando recursos brasileiros subutilizados como a produção de energia eólica, solar e de biocombustíveis.
  3. O concurso público tem sido uma saída segura.
  4. O engenheiro pode, ainda, migrar para o setor financeiro que é uma aposta que tem tido resultados positivos há muitas décadas.
  5. Porém, se o profissional não pode se adaptar ao mercado uma saída plausível e mudar de emprego em tempo de crise pode ser uma solução. Sabe-se que o mercado de trabalho comporta-se em ciclos: ora uma profissão está em alta, ora em baixa

Entretanto, atenção, apostar na manutenção do emprego no setor, mesmo com uma remuneração menor, pode ser uma forma de atravessar a crise na engenharia e garantir um lugar quando a economia voltar a crescer.

Nessa adaptação ao ambiente, o profissional melhor capacitado, por meio de treinamentos, cursos para engenheiros e especializações, se sobressai.

Reunir as características para se tornar um engenheiro disputado pelo mercado de trabalho não é fácil, mas é possível. Confira alguns dos requisitos mais desejados. 

Muitas são as possibilidades de formação na área. Vale investir, no momento, em uma formação sólida para colher os louros após o fim da crise na engenharia com o reaquecimento da economia.

Se você está buscando uma maneira de superar a crise na engenharia, sugerimos que também leia nosso artigo exclusivo; 4 dicas para engenheiros se destacarem no mercado de trabalho.

Por fim, a crise é um momento de reflexão sobre a atuação profissional. Ela serve para que pensemos o nosso lugar na sociedade em meio às mudanças impostas por diversos fatores. A reação à crise pode abrir novas possibilidades profissionais, bem como extinguir algumas profissões.

O momento é de adaptação e mudança para que o setor de engenharia sobreviva sem maiores danos.

Cabe lembrar que uma sociedade sempre precisará da tecnologia para existir e não há ninguém melhor que os engenheiros para oferecer soluções nessa área.

Depois de conhecer os diversos aspectos da crise na engenharia e as formas de enfrentá-los, convidamos você a assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de inovações na formação profissional do engenheiro.

Se você deseja se posicionar melhor no mercado de trabalho atendendo às demandas das empresas por maior produtividade e redução de custos, sugerimos que conheça os cursos oferecidos pela Frons.

Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade. Conheça nossos cursos e opções de qualificações gratuitas e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque mesmo em meio à crise na engenharia no Brasil.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.