Ter uma educação formal ainda é uma das principais habilidades de um engenheiro na hora de procurar por um emprego. Com um diploma ou comprovação de estar cursando a faculdade de engenharia em mãos, os profissionais passam a estar aptos para se candidatar em vagas e atuar na área.

Mas, apesar de ser obrigatória a passagem pela faculdade, muitos profissionais ainda sentem que não aprenderam tudo e que não estão preparados para o mercado.

O que acontece é que a academia não está conseguindo acompanhar a agilidade do mercado de trabalho. E, assim, não consegue incluir em sua grade curricular novas tendências e aprendizados.

Então, mesmo tendo adquirido uma base de conhecimento para desenvolver a profissão, os engenheiros sentem que ainda há muito para aprender.

Se esse é o seu caso ou se você está estudando para se tornar um engenheiro, é importante saber e dominar alguns pré-requisitos que vão muito além do que a faculdade ensina.

habilidades-engenheiros-areas

Percursos de carreira profissional para engenheiros. Fonte: Crawley et al. (2007, p. 60).

Veja abaixo algumas das habilidades de um engenheiro esperadas pelos recrutadores das empresas.

Leia também: 7 dicas de como se destacar na faculdade a aproveitar ao máximo seus anos de estudo.

5 habilidades de um engenheiro

#1 Ser interdisciplinar na prática

Normalmente, uma faculdade de engenharia segue um cronograma de temas a serem ensinados que são divididos por semestre e por matérias.

Provas e trabalhos são aplicados em cada etapa para garantir que o conhecimento foi absorvido pelo aluno. Mas, quando falamos do dia a dia profissional, dificilmente as habilidades de um engenheiro são testadas de forma tão fragmentada.

O engenheiro é cobrado por sua capacidade interdisciplinar que envolve o conhecimento de diferentes partes das matérias vistas na faculdade e a aplicação na prática.

Por isso,  para conseguir entregar suas demandas ou resolver problemas, o profissional de engenharia precisa tentar construir uma visão 360º da área — o que pode começar a ser desenvolvido já na faculdade — e trabalhar de forma interdisciplinar.

Dica: ler blogs com foco na sua área podem te ajudar a construir uma visão geral sobre o mercado de engenharia.

Atividades extracurriculares

Conhecimento nunca é demais. Aproveite o tempo durante a graduação para se especializar nas áreas da Engenharia que você mais se identifica e quer atuar no futuro.

Alguns cursos interessantes para se capacitar são:

Estar em contato com pessoas atuantes no mercado de trabalho que irão passar não só a teoria, mas sua vivência de mercado ajudará no seu desenvolvimento profissional.

#2 Saber se comunicar e se comportar no ambiente corporativo

Algumas habilidades de um engenheiro essenciais para o sucesso dentro do mercado de trabalho são:

  • saber como e quando se posicionar;
  • qual a melhor forma de expor suas opiniões;
  • sentir o ambiente antes de se manifestar.

Mesmo esse sendo um aprendizado válido para todas as áreas, em alguns casos, os engenheiros sentem mais o impacto negativo de não conseguir se expressar bem.


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

Isso acontece porque a área de engenharia é muito técnica e possui muitas terminologias específicas da área. Conhecimento difícil de ser passado para profissionais de outras áreas durante uma reunião, por exemplo. Desta forma, outros times podem se sentir confusos ao trabalhar em parceria com engenheiros.

Para minimizar essa sensação, tente observar como outros engenheiros com mais tempo de carreira se portam nessas situações e aprenda com eles.

Outra opção boa é sempre checar com a pessoa de outra área se há alguma dúvida ou ressalva em relação ao que você falou.

#3 Exercer liderança

Por seu perfil analítico e pelo tipo de trabalho exercido, os engenheiros ocupam boa parte dos cargos de liderança ou coordenação nas empresas.

Com essa vantagem ao seu lado, cabe aos profissionais da área conseguirem desenvolver e mostrar características necessárias para posições desse tipo.

Nesse quesito, uma das habilidades de um engenheiro é saber delegar e dividir tarefas de acordo com o perfil e expertise de cada profissional da área. Por isso, é preciso conhecer bem os colaboradores que trabalham com você e seus pontos fortes.

Outro fator importante é conseguir manter a equipe motivada e sem perder a produtividade. Aqui vale entender quais tipos de iniciativas deixam o time em sintonia e interessado.

Para alguém que acabou de entrar no mercado de trabalho e ainda não consegue colocar em prática essas dicas, vale a pena pensar em cursos de gerenciamento ou trabalhos com coaching para desenvolver o perfil líder necessário para um engenheiro.

#4 Saber selecionar e contratar profissionais

Outro ensinamento não visto dentro da faculdade e exigido no mercado de trabalho de engenharia é o recrutamento e seleção de profissionais para o seu time.

Mesmo que a maioria das empresas conte com uma área de RH para ajudar no momento de contratar um profissional, contratar outros engenheiros ou colaboradores de áreas correlatas requer um conhecimento técnico.

Por isso, outra das habilidades de um engenheiro é desenvolver seu lado recrutador e avaliar quem mais se encaixa no seu time.

Um dos erros comuns que acontecem nessas horas é tentar selecionar pessoas com perfis parecidos com os seus, quando na verdade, é preciso avaliar qual tipo de perfil é o mais indicado para cada vaga.

Se você se encontrar numa situação como essa, tente definir primeiro:

  • quais são as habilidades necessárias;
  • depois, características que melhor se encaixam na posição aberta.

Com esse modelo de perfil ideal em mãos, você conseguirá avaliar melhor os candidatos e contratar alguém que se encaixe na vaga.

#5 Trabalhar em equipe

Muitas faculdades de engenharia usam os trabalhos em grupo como forma de avaliar os alunos e tentam desenvolver essa habilidade tão exigida pelo mercado. Mas a experiência não é tão parecida com o que acontece na prática no ambiente corporativo.

Na faculdade, os alunos tendem a escolher seus amigos mais próximos para trabalhar em conjunto e todos têm a mesma influência. Já no trabalho, os engenheiros são expostos a situação em equipe com diferentes tipos de profissionais e com níveis hierárquicos desiguais.

Por isso, outras habilidades de um engenheiro que devem ser adquiridas são:

  • aprender como fazer um bom trabalho com todos os tipos de perfis;
  • saber argumentar;
  • expor seu ponto de vista de forma não agressiva;
  • ouvir a opinião dos colegas;
  • negociar prazos e ideias;
  • manter um bom relacionamento com todos do grupo.

Reunir as características para se tornar um engenheiro disputado pelo mercado de trabalho não é fácil, mas é possível. Confira alguns dos requisitos mais desejados.

Uma boa forma de testar essas habilidades, caso você ainda esteja na faculdade, é tentando fazer trabalhos em equipe com diferentes pessoas. Desta forma, você já conseguirá ter uma perspectiva mais próxima do mercado de trabalho e saberá como agir na vida profissional quando tiver que trabalhar em grupo.

Mesmo preparando tecnicamente o profissional, a realidade é que o estudante que sai da faculdade de engenharia ainda não está 100% preparado para o mercado de trabalho.

Essas dicas acima são apenas algumas das habilidades de um engenheiro que serão necessárias para o sucesso no mercado de trabalho.

Se você está começando ou cursando uma faculdade de engenharia, participar de uma empresa júnior ou dar início a um estágio são boas oportunidades para colocar essas dicas em prática.

E aí, o que achou deste post? Não deixe de assinar a nossa newsletter para acompanhar mais conteúdos interessantes sobre o mercado de trabalho!

A Frons é uma empresa formada por engenheiros experientes, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Oferecemos cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade. Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.