Não é tarefa fácil se destacar em um mercado tão competitivo quanto o dos dias atuais. Transmitir propriedade, saber se portar diante das pessoas, demonstrar confiança. O perfil do engenheiro profissional precisa demonstrar uma série de habilidades que não têm ligação direta com a sua formação acadêmica.

Todo trabalhador deve contar com uma instrução multidisciplinar e estar em dia com as novidades do mercado. Com o engenheiro profissional não é diferente. Mais do que fazer cálculos precisos e saber se expressar, ele deve agir com segurança e disseminar conhecimento.

Preparamos este artigo para que você entenda o que o mercado espera do perfil do engenheiro profissional e como se preparar para conquistar uma posição de prestígio na área!

O perfil do engenheiro profissional moderno

Nenhum profissional está a salvo com apenas qualificações obtidas no ensino médio e cursos superiores. O mercado moderno exige que ele seja empreendedor e aprenda com a vivência em seu setor, demonstrando competências e habilidades que comprovem que está acima da média.

Imagine que você quer construir a sua própria casa e para isso contrata um engenheiro para supervisionar a obra. No papel, o perfil do engenheiro é ótimo. Realiza todos os projetos de forma corretíssima e demonstra ter uma excelente ideia de que tarefas desempenhar.

Assinado o contrato, porém, você descobre que não consegue se comunicar com ele. Com isso, não há como transmitir suas vontades. Ele toca o serviço como entende e você acaba completamente insatisfeito.

Você não o indicaria para seus amigos e teria duras críticas para falar sobre seu trabalho, certo?

Engenheiros como este não conquistam seu lugar no mercado de trabalho e não desenvolvem o feeling de como ser um profissional de sucesso.

Mercado de trabalho da Engenharia Civil

Muitas vezes, o engenheiro sai “cru” das salas de aula da sua graduação, sem saber o que o mercado de trabalho exige para os profissionais da área. Por este motivo, tem dificuldades para se sobressair e encontrar boas oportunidades de emprego.

Uma boa preparação exige que você desenvolva competências que estão muito além da sala de aula. Fazer estágio para conhecer o mercado de trabalho da Engenharia Civil é essencial para ter um primeiro contato com o ofício que você escolheu e conhecer os desafios do setor.

No desenvolvimento do perfil do engenheiro, ter uma veia empreendedora e liderança é essencial! Afinal, todo trabalhador deve saber conduzir sua carreira e construir uma boa reputação.

A diferença entre as exigências das faculdades e da vida real levam várias empresas a oferecerem formações complementares. Porém, é imprescindível não contar com a sorte e buscar você mesmo as melhores condições para se mostrar como competente para os empregadores.

Entenda melhor como está o mercado atual da engenharia e esteja preparado!


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

Qualidades de um engenheiro

Ter uma boa comunicação

Sim, o perfil do engenheiro profissional exige aptidão para cálculos e afeição com matemática. Porém, foi-se o tempo que apenas saber lidar com números era o suficiente.

Hoje, é esperado que o engenheiro saiba conversar com todas as áreas ao seu redor para ter mais eficiência em seu trabalho e auxiliar toda a empresa.

Afinal, dentro de uma empresa ele terá que comunicar-se abertamente com todos os outros setores que a compõem. Ao passo que, trabalhando por conta própria, deverá ser capaz de tocar o seu próprio negócio, mantendo as relações profissionais com clientes e fornecedores.

Aprender como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho te ajuda a desenvolver a capacidade de ouvir, argumentar e criar um ambiente de trabalho mais aberto e saudável.

Buscar aprendizado constantemente

O mercado da engenharia está em constante evolução. Novas ferramentas e teorias surgem com avançada rapidez. Estar a par das novas tecnologias para otimizar processos é uma das qualidades de um engenheiro profissional que quer estar à frente de seus candidatos. Ele deve saber como incorporar as novidades ao seu trabalho diariamente.

Estar disposto a aprender com profissionais mais capacitados e buscar conhecimento em diversas fontes é, sem dúvida, uma das qualidades-chave no perfil do engenheiro de diferente campos.

Ter vontade de aprender garante que você consiga desenvolver projetos mais rápidos, funcionais e baratos. Sem ela, você poderá ficar obsoleto e perderá sua relevância no setor, deixando de ser requisitado.

Reunir as características para se tornar um engenheiro disputado pelo mercado de trabalho não é fácil, mas é possível. Confira alguns dos requisitos mais desejados.

Aprender uma língua estrangeira

Para ampliar seus horizontes e não se limitar no trabalho quando surgir dificuldades é importante que o profissional domine ao menos uma língua estrangeira. Além disso, é essencial conhecer superficialmente outras línguas predominantes em sua área.

Saber falar outro idioma permite que você conheça os materiais de colegas e troque ideias com profissionais de outras partes do mundo.

Assim, você poderá conhecer novos conceitos, técnicas e acessar novas pesquisas, internalizando seu conteúdo e transportando-o para a sua realidade.

Trabalhar em equipe

Você já sabe que o engenheiro, atuando por conta própria ou trabalhando em uma organização, precisa contar com a colaboração de outras pessoas. Serão elas as responsáveis por executar seu projeto, liberar materiais, entre outras atividades.

O perfil do engenheiro profissional, por este motivo, deve ser flexível. É sua função analisar as ideias disponíveis e optar por aquelas que são mais interessantes para o projeto. E torná-lo o mais funcional e atrativo – ainda que isso o torne muito distante de sua concepção original.

Resumindo, o que precisa para ser um engenheiro e conquistar destaque neste ofício é:

  • habilidade de trabalhar bem em equipe;
  • ouvir os parceiros;
  • negociar detalhes e intervenções;
  • motivar colaboradores a fim de se alcançar um bom resultado.

Realizar planejamentos

Todo engenheiro precisa desenvolver sua capacidade de fazer bons planejamentos. Seja de materiais, de orçamentos, alocação de recursos, cronograma e tantas outras atividades comuns em seu dia a dia.

O engenheiro com habilidade para fazer um bom planejamento, sabe qual o melhor caminho para otimizar resultados. Assim como para administrar a execução de um projeto e solucionar rapidamente os problemas, é vital para se destacar no meio.

Outra característica do perfil do engenheiro profissional é ser capaz de entender que suas ideias influenciarão o resultado a ser entregue. Para isso, é importante considerar questões culturais e socioambientais.

Por isso, conseguir enxergar o quadro como um todo e planejar com antecedência como a execução de projetos deve acontecer são competências muito importantes que do perfil do engenheiro.

Conseguiu entender o que o mercado espera do perfil do engenheiro profissional? Há alguma outra que você acredita que ele deva desenvolver, além das que comentamos? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião conosco!

Está em busca de melhorar sua capacitação profissional. Conheça os cursos da Frons. São:

  • +20 cursos disponíveis;
  • Certificado reconhecido e aceito pelas maiores empresas;
  • Material didático exclusivo de alta qualidade;
  • Suporte ilimitado.
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.